Nova TV Samsung QLED 8K vem com áudio surround

Numa evolução dos modelos lançados em 2019, a Samsung está apresentando na CES, em Las Vegas, sua nova linha de TVs QLED 8K, que deverão chegar ao mercado internacional ao longo de 2020. O destaque é o modelo Q950TS (foto), o primeiro dessa categoria que vem com áudio surround integrado, que segundo o fabricante proporcional muito melhor sensação de imersão.

Praticamente sem bordas (“tela infinita”, com 99% de aproveitamento, informa a Samsung), esse TV será comercializado em tamanhos de 65, 75 e 85 polegadas. A espessura é de apenas 15mm, e o fato de não ter bordas faz parecer que a imagem é parte da decoração. O TV é equipado com a nova geração do processador Samsung Quantum 8K, que gerencia os recursos de machine learning do aparelho: todo sinal que entra no TV é analisado em tempo real e, caso necessário, restaurado conforme um banco de imagens de referência.

Na apresentação do produto, a Samsung destacou ainda a capacidade de upscaling dos novos TVs 8K. A empresa informou que está trabalhando junto a parceiros como YouTube para ampliar a oferta de conteúdos nativos em 8K, mas não há previsão de quando isso acontecerá. O TV Q950TS já inclui o codec AV1 para isso. Enquanto não há programas em 8K para assistir, o usuário pode assistir com upscaling material transmitido em resoluções inferiores, com a máxima qualidade possível no momento.

Outra característica ressaltada pela Samsung é a Inteligência Artificial presente em todos os seus TVs premium. No Q950TS, por exemplo, existem sensores que adaptam a imagem às condições de iluminação da sala; já o AI ScaleNet é um recurso para otimizar a velocidade da conexão à internet. Tap View é um aprimoramento da função mirar: basta encostar o smartphone na TV para visualizar a imagem na tela grande. E Digital Butler facilita o controle de outros dispositivos da casa, via infravermelho.

FONTE: Samsung

Temas relacionados:

Samsung anuncia os primeiros TVs da “próxima geração”

MicroLED: TVs ao infinito e além

8K Association anuncia certificação de TVs top de linha

Samsung Q900 65”: como foi o teste da primeira TV 8K