Com AI, IoT e 5G, Samsung vê a Era da Experiência

Ballie, robô em miniatura exibido pela Samsung

Por H.S.Kim*

O início de um novo ano é sempre época de refletir sobre o passado e olhar para o futuro. É um momento em que analisamos nossos desafios e oportunidades e começamos a trilhar nossos passos adiante.

E não há lugar melhor para olhar à frente do que a maior feira de tecnologia de consumo do mundo – a CES 2020, realizada em Las Vegas. É um evento que me deixa ansioso todos os anos, onde se reúnem as empresas mais inovadoras de nosso mercado para mostrar o futuro às pessoas e direcionar a evolução da tecnologia.

Fico empolgado de ter a Samsung Electronics participando mais uma vez da CES, e liderando as conversas sobre inovações tecnológicas que irão transformar o mundo. Mas, ao mesmo tempo em que isso é animador, devo dizer que este ano é especial. É o início de uma nova década, o que nos dá a chance de apreciar os últimos dez anos e desenhar o cenário que está por vir.

Olhando para trás, vejo uma década de tremendo progresso. Os dispositivos móveis conectados se tornaram quase onipresentes; a Internet das Coisas (IoT), nascente em 2010, emergiu para se tornar uma das categorias tecnológicas com maior crescimento.

Hoje, a maior parte de nossos aparelhos estão habilitados para IoT, e vamos continuar a produzi-los tão conectados e inteligentes quanto possível, de modo que façam sentido para nossos consumidores. E, claro, a Inteligência Artificial (AI) ganhou forma e está destinada a ser uma das tecnologias de maior impacto em nosso tempo, moldando a maneira como vivemos e trabalhamos.

É nesse cenário que nos reunimos em Las Vegas para mais uma década e olhamos à frente. Na Samsung, visualizamos um futuro de oportunidades. Com o surgimento de AI e IoT, agora impulsionadas pela força do 5G, o início de 2020 marca um momento em que nossa visão de um mundo conectado de forma inteligente se torna realidade.

Evidentemente, para entender o futuro precisamos saber para onde se encaminham os consumidores, já que suas mudanças de hábitos e interesses continuam impulsionando nossa empresa. O rápido processo de urbanização e as transformações demográficas estão mudando a aparência do mundo.

E com essas mudanças surgem incontáveis oportunidades de inovar e entregar mais valor aos consumidores e à sociedade. Porque, quando olhamos à frente, sabemos que as pessoas querem mais. Não apenas mais coisas, mas mais experiências que façam as tecnologias ter sentido em suas vidas.

E assim, no raiar de uma nova década, vemos uma nova era da tecnologia: a Era da Experiência. Essa será definida por tecnologias personalizadas que atendam as nossas necessidades. Significa que os aparelhos que vocês usam irão entender vocês como indivíduos, eliminando as fronteiras entre os mundos digital e físico, e alterando a maneira como vocês interagem com suas cidades e suas comunidades.

A Era da Experiência irá ajudá-los a criar uma conexão conreta com a tecnologia, de um modo personalizado que não era possível no passado. Em vez de alterar suas rotinas para incorporar mais aparelhos, seus aparelhos é que trabalharão de forma natural por vocês. Imaginem quantas coisas vocies poderão realizar com um “companheiro inteligente” que lhe dá suporte e reage instantaneamente a suas necessidades.

E o que torna este momento particularmente empolgante é que a Samsung está numa posição única para liderar a Era da Experiência. Com nossos robustos investimentos e comprovada liderança em IoT, AI e 5G, as experiências do amanhã serão construídas com as tecnologias que a Samsung está lançando hoje.

Mas talvez o mais importante para a Samsung é nosso compromisso de garantir que todos esses avanços sejam usados como uma força do bem. Sempre acreditei que a tecnologia tem a responsabilidade de ser usada para melhorar nossas experiências, para criar um mundo melhor para todos. Na Samsung, inovação significa maximizar o potencial humano e trabalhar com nossos parceiros numa colaboração aberta para desenvolver tecnologias que permitem o avanço da humanidade, e acredito que a Era da Experiência irá elevar esse padrão durante 2020 e nos próximos anos.

Afinal, inovação não é um objetivo em si, mas um ponto de partida para criarmos uma sociedade melhor, em que tudo – consumidores, inovadores e as tecnologias em suas casas – possam trabalhar juntos pelo amanhã.

* Presidente e CEO da divisão Consumer Electronics do grupo Samsung, em seu discurso de abertura da CES 2020.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest