Samsung anuncia os primeiros TVs da “próxima geração”

A linha de TVs QLED 8K da Samsung para 2020 já virá preparada para o padrão NextGen, também conhecido como ATSC 3.0. Neste sábado, a empresa coreana anunciou em Las Vegas que irá demonstrar na CES – que abre oficialmente na terça-feira – seus primeiros modelos compatíveis com o novo padrão de transmissão adotado nos EUA, Coreia e alguns outros países.

NextGen foi a marca escolhida pela indústria para identificar as transmissões totalmente digitais, que podem ser captadas em qualquer tipo de dispositivo. O nome vem de “next generation”, indicando que esse tipo de sinal irá substituir o atual padrão ATSC. A partir deste ano, as emissoras americanas têm a opção de oferecer suas programações nesse padrão, que só pode ser captado em TVs compatíveis. Por enquanto, a mudança é opcional.

Além da compatibilidade com conteúdos 4K e 8K, o padrão ATSC 3.0 permite áudio imersivo (Dolby Atmos ou equivalente), acesso automático à internet (com ou sem fio) e aplicações interativas (compras, home banking, serviços públicos etc). A ideia é que as próprias emissoras e seus parceiros possam oferecer esses e outros serviços, que o telespectador poderá utilizar não apenas em seu televisor, mas também em dispositivos móveis, no carro etc.

“Estamos apenas arranhando a superfície dessa revolução”, comentou o vice-presidente da divisão Visual Display da Samsung, Hyogun Lee. “Estamos empolgados com esse novo padrão e as possibilidades que abre para nossos parceiros desenvolverem conteúdos e experiências dentro do ecossistema 8K”.

FONTE: Samsung

Temas relacionados:

 NextGen, a nova geração da televisão mundial

SET Expo terá demonstrações do padrão de TV ATSC 3.0

Áudio imersivo: nova experiência em áudio para ambientes domésticos

Na IFA 2019, TV OLED 8K chegou em meio a polêmica

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: