8K Association anuncia certificação de TVs top de linha

Como já havia anunciado meses atrás, a 8K Association (8KA), entidade internacional que regula as normas para equipamentos em resolução 8K, irá aproveitar a edição 2020 da CES, na próxima semana, para oficializar as especificações desse padrão. A CES 2020 será aberta oficialmente na terça-feira 07/01, mas já neste domingo alguns fabricantes farão apresentações de seus produtos.

A partir de agora, TVs e projetores 8K deverão trazer o logotipo ao lado, indicando que são certificados pela 8KA. Para tanto, os fabricantes terão de cumprir parâmetros técnicos mínimos, não apenas de resolução, mas também de brilho, taxa de quadros, decodificação de sinal e conector utilizado (veja abaixo).

Qualquer fabricante que seja membro da 8KA pode submeter seus produtos para certificação e somente estes serão autorizados a utilizar o logotipo de identificação. A entidade conta atualmente com 22 empresas filiadas, entre as quais grande parte dos faricantes de TVs – estão de fora, por enquanto, LG e Sony.

A Samsung, uma das fundadoras da 8KA, já confirmou que seus TVs 8K a serem lançados este ano terão o selo de certificação. “Nosso objetivo é ajudar os consumidores a distinguir facilmente os displays 8K premium de outros dispositivos na hora de tomar decisões de compra”, disse Hyogun Lee, vice-presidente executivo da Samsung Displays.

Segundo ele, a empresa pretende participar ativamente dos esforços da 8KA para promoção do 8K em todo o mundo, incluindo demonstrações para o público e iniciativas junto aos produtores de conteúdo.

ESPECIFICAÇÕES PARA 

PRODUTOS CERTIFICADOS 8K
Resolução: 7.680 x 4.320 pixels
Sinal de entrada: 24p, 30p e 60p
Luminosidade: 600 nits de pico
Decoder interno: HEVC
Conector: HDMI 2.1
 
 
Temas relacionados:
 
 
 
 
COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: