Caixa Polk Audio tem tecnologia que amplia efeito estéreo

Ao desenvolver a série Legend, o time de engenharia da Sound United, proprietária da Polk Audio, tinha em mente criar a melhor caixa acústica produzida pela marca desde 1972. Foram anos até retornar a suas raízes para aprimorar a tecnologia SDA (Stereo Dimensional Array) inventada por Matthew Polk há 35 anos. Com 123cm, a L800 traz o circuito SDA-PRO, capaz de manter a separação estéreo total da fonte de sinal até o ouvinte.

Esse projeto isola acusticamente os dois canais e permite que cada ouvido ouça apenas o canal estéreo correto. Em outras palavras, seria como ouvir música em headphones, mas com amplo campo sonoro, diz a Polk. A SDA-PRO emprega filtros especiais, duplos painéis de falantes projetados em ângulo de 15º e um cabo de sinal (4m) para conectar as L800 entre si, de modo que os falantes voltados para fora cancelem ondas indesejáveis da caixa oposta.

Polk Audio L800 com tecnologia SDA-PRO

A L800 é uma torre de três vias com dois tweeters de 1” desenhados com guia de ondas afinado, para melhor dispersão de agudos, enquanto uma câmara traseira com amortecimento ajuda a eliminar ressonâncias. A Polk desenvolveu um novo cone para os dois midrange de 5,25”, que combina núcleo de espuma com geometria de turbina, a fim de aumentar rigidez e amortecimento (mantendo o peso).

Já os graves profundos e sem distorção, segundo o fabricante, são produzidos por duplos woofers de 10” em gabinete com o duto Power Port (detalhes sobre essa patente da Polk em nosso teste), minimizando as turbulências. A L800 tem impedância nominal de 4 ohms e requer amplificação de 25 a 300W, para respostas de 32Hz a 38kHz (-3dB). Com 53,5kg, o gabinete é projetado para minimizar ondas estacionárias internas.

Série Legend com modelo L900 para Dolby Atmos

Distribuída no Brasil pela Disac, a série Legend é composta por mais uma torre (L600), duas bookshelf (L200 e L100), uma central (L400) e o módulo Atmos (L900) de duas vias – com capacidade para 100W –, que pode ser instalado facilmente no topo das torres. As caixas estão disponíveis nos acabamentos Brown Walnut e Black Ash. A garantia é de 5 anos.

FONTE: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL

Textos relacionados:

Caixas acústicas B&W Série 600: um teste com música e filmes

TESTE: Caixas Polk Audio Signature: bookshelves com som de gente grande

TESTE: Conjunto de caixas Dolby Atmos da Focal

TESTE: Caixas Revel Concerta2: high-end mais acessível?

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: