Testamos soundbar Harman Kardon SB20: compacta e envolvente

A soundbar tem como função suprir a deficiência na qualidade sonora apresentada pela maioria das TVs. Mas a Harman Kardon SB20 mostra que pode superar expectativas de desempenho e servir como opção de áudio surround para um quarto, sala de jogos ou outro espaço apertado que restrinja a instalação de um home theater completo. O elegante conjunto de 2.1 canais trabalha com quatro pequenos midwoofers e dois tweeters numa barra de 1m de comprimento.

Sub sem fio

Os graves ficam a cargo de um compacto subwoofer bass-reflex, com falante de 6,5” voltado para o piso e recepção de áudio sem fio, permitindo ser posicionado em qualquer ponto da sala próximo a uma tomada de energia.

Segundo a Harman, soundbar e sub juntos são capazes de gerar pressão sonora de 100dB (a 1m de distância) e resposta de graves até 45Hz. Números interessantes, se considerarmos que se trata de uma solução de custo acessível para ambiente pequeno. 

Bluetooth

Além das teclas básicas de operação, a barra concentra processamento Dolby Digital e conexões HDMI ARC, digital óptica, estéreo analógica (P2) e Bluetooth – de boa qualidade e rápido pareamento, conforme constatamos ao transmitir músicas de um smartphone. Cabos HDMI (Ethernet High Speed) e óptico vêm na embalagem, assim como suporte de metal para a instalação da caixa na parede. Um minúsculo controle remoto também acompanha os acessórios. 

Conexão HDMI ARC 

Quando se conecta uma soundbar a uma TV por HDMI ARC, é preciso entrar no menu da tela e selecionar a opção de “caixas externas” ou “Receptor HDMI”. Feito isso, comandos de liga-desliga e volume da caixa são realizados com o controle da TV, como se ambos fossem um só aparelho. Os sinais estéreo ou surround de fontes como decoder de TV paga, player de streaming ou mesmo de aplicativos, são reproduzidos na soundbar através de uma única conexão praticamente plug and play. Maior facilidade de uso, impossível. 

Avaliação

Quem vê a soundbar SB20 pelo seu porte slim, acompanhada de um sub tão compacto, não imagina sua capacidade de preencher espaços como uma sala de 15m2. Foi assim com filmes como O Espetacular Homem-Aranha 2 e O Homem de Aço (Netflix), após a caixa decodificar a trilha nativa Dolby Digital e usar seu processamento virtual de dois canais Harman Display Surround.

Embora inferior a soundbars de 5.1 canais como a JBL BAR 5.1 (veja aqui o teste), a simulação surround deste conjunto conseguiu realçar os efeitos especiais nos confrontos dos dois super-heróis, ao mesmo tempo em que trazia a trilha musical dinâmica de Hans Zimmer. Como quase todas as caixas desse tipo, os efeitos apresentam certa estridência em volume alto, causando rápida fadiga auditiva com filmes de muitas cenas de ação. Esse problema poderia ser minimizado se houvesse ajustes básicos de equalização.

Por outro lado, as teclas BASS no controle remoto nos possibilitaram ajustar as trilhas que exageravam nos efeitos de baixa frequência; pena a caixa não ter um pequeno visor para acompanhar esses ajustes. Vimos ainda a programação da TV digital para testar o Harman Volume. Esse recurso, ativado no controle, reduziu significativamente o volume da soundbar, mas mantendo constante o áudio das emissoras durante os intervalos comerciais (entre os canais abertos, a Record é a pior nesse quesito).

Já nas séries Sherlock (Netflix) e Jack Ryan (Amazon Prime), chamou atenção a boa inteligibilidade nos diálogos. Como uma caixa central, ouvíamos com clareza até sussurros em meio a cenas de ação. Engana-se quem pensa que num conjunto como este o subwoofer serve somente às explosões e demais efeitos de subgraves. Ao complementar a barra, o sub down-firing da Harman foi fundamental para garantir pressão sonora e sensação de envolvimento surround por toda a sala.

Ficha Técnica

MODELO:  Soundbar com subwoofer sem fio Harman Kardon SB20
POTÊNCIA:26W RMS (soundbar) + 70W RMS (subwoofer)
FALANTES:4 midrange de 2,25”, 2 tweeters de 1,25” (soundbar) + 1 woofer de 6,5” (sub)
CONEXÕES:HDMI (ARC), digital óptica, estéreo analógica, USB (serviço), Bluetooth 4.2 A2DP
DIMENSÕES (L x A x P):100 x 9,7 x 5,4cm (soundbar), 24 x 31 x 24cm (sub)
FABRICANTE:Harman do Brasil 
GARANTIA1 ano
PREÇO MÉDIO:R$ 1.999

* Teste realizado pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL – sob coordenação de Alex dos Santos – e originalmente publicado na edição nº 279; para ver a versão digital em seu Android ou iOS, inclusive da edição atual, clique aqui.

Temas relacionados:

Soundbar: saiba como escolher a melhor companheira para sua TV

Soundbar Yamaha traz assistente Alexa embutido

Sala de testes: soundbar LG com Dolby Atmos

Vídeo exclusivo: soundbar 5.1 com caixas surround sem fio

 

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest