Automação da Fibaro permite instalação modular e sem fio

Um sistema de automação com instalação sem fio e “modular”, no qual pequenos módulos podem ser encaixados atrás de interruptores já existentes, sem a necessidade de reformas e a obrigatoriedade de realizar a automatização de toda a casa de uma só vez. Para quem achava isso impossível, precisa conhecer as soluções da Fibaro, representada no Brasil pela WDC Networks, que tem sede em São Paulo e desde 2003 distribui equipamentos de TI, segurança, controle de acesso e gerenciamento de energia.

A marca polonesa também é conhecida pelos produtos de design compacto, arrojado e de identidade visual única entre os sistemas de automação oferecidos no mercado. A linha da Fibaro contempla centrais, controles remotos, sensores e módulos acionadores compatíveis com Apple HomeKit. Todos são interligados através de tecnologia wireless (Z-Wave), criando uma rede dedicada (MESH) onde os dispositivos atuam como repetidores de sinal.

Segundo o fabricante, isso torna o sistema mais robusto, eficiente e ágil nos comandos, inclusive via smartphone, tablet e assistentes de voz, pois mesmo que a rede Wi-Fi e a internet da residência parem de funcionar, a automação continuará operando ativamente. Para maior controle do proprietário, o sistema permite monitorar a energia consumida pelos aparelhos e gerar relatórios no aplicativo.

A Fibaro produz sensores de movimento, temperatura, fumaça, abertura de portas, luminosidade e inundação; além de controles com teclas programáveis em formatos de chaveiro (Keyfob), botão retrô (Button) e porta retrato digital (Swipe) com sensor de movimentos. E ainda, módulos de acionamento de motores (cortinas) e eletrônicos, como o Dimmer e RGBW Controller, que cria cenas por meio da mistura de cores em fitas de LED.

Responsáveis pela convergência do sistema com a Inteligência Artificial dos assistentes Google e Alexa, as centrais Home Center 2 (para projetos maiores e avançados) e Home Center Lite funcionam como um computador dedicado na automação, pois recebem os dados transmitidos por sensores e controles espalhados pela casa, coordenando as ações via módulos acionadores.

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / WDC Networks

Temas relacionados:

Distribuidora lança sistema de franquias para lojas de automação

Scenario Embrace pode automatizar luzes e cortinas via Wi-Fi

Absolute tem novas soluções em automação com e sem fio

Som Maior lança marca própria de automação residencial

 

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: