Design de caixa dinamarquesa é inspirado no lendário piano Steinway

De pianistas clássicos como Lang Lang, a estrelas do jazz como Diana Krall, a ícones pop como Billy Joel, a “imortais” como Cole Porter… todos têm em comum a admiração pela centenária Steinway & Sons, reconhecida por alguns dos melhores pianos de cauda do mundo. Mas, como nem todos podem tocar como esses artistas, em 2005 a Steinway iniciou parceria com a Lyngdorf, pequena fábrica dinamarquesa de amplificadores e processadores, com uma promessa ambiciosa: reproduzir o som de um piano Steinway de modo que nem pianistas de concertos conseguissem discernir a diferença.

Já em 2007, o projetista Peter Lyngdorf lançou a caixa acústica Model D, de construção artesanal e acabamento impecável, produzido na Dinamarca. Essa floor-standing de três vias possui estrutura dipolar, emitindo tanto na parte frontal quanto na traseira. Isso visa ampliar a profundidade de palco, para criar uma ilusão mais envolvente dos músicos ali posicionados.

Segundo o fabricante, sem as restrições vibracionais de um gabinete convencional, os falantes interagem com a sala como um piano de cauda, resultando em musicalidade extremamente aberta e realista, sem ressonâncias nem colorações.

Para manipular a alta carga de energia, a construção da Model D é delicada. São mais de 170 horas de usinagem de precisão para cada alto-falante. O baffle é forjado a partir de blocos sólidos de alumínio, visando maior estabilidade e sincronia entre sinal e som. A Model D é uma caixa de concepção digital imune à degradação do som analógico. Cada unidade requer alimentação estéreo de pelo menos 400Wx2, a 4 ohms, com conexão Digital Link baseada em cabo de rede (CAT-5e). É o caso dos amplificadores A1 (400Wx2) e A2 (400Wx4) de circuitos digitais, também produzidos pela Steinway Lyngdorf.

A fabricante dinamarquesa especifica pressão sonora de 117dB a 1 metro e resposta de frequência de 20Hz a 22kHz. Sua tecnologia de calibragem inteligente RoomPerfect identifica o posicionamento das caixas e o trabalho dos falantes para aplicar correções ao sinal de acordo com a acústica da sala. Com impressionantes 2m de altura e peso de 174kg, a Model D está disponível no icônico acabamento de laca preta, mas pode ser encomendada em outras opções de madeira e cores personalizadas com vernizes de alto brilho. Distribuição no Brasil: AV Group.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Temas relacionados:

Caixas Revel PerformaBe reforçam o avanço do tweeter de Berílio

Chega ao país a nova Série 800 de caixas high-end da B&W

Chega ao Brasil nova linha de caixas high-end da Focal

Yamaha traz processador high-end Dolby Atmos de 13 canais

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest