Chega ao país a nova Série 800 de caixas high-end da B&W

bewUma das linhas de caixas acústicas mais prestigiadas do mundo entre entusiastas de áudio high-end, a Série 800 daBowers & Wilkins acaba de ser renovada, trazendo um design mais arrojado e materiais diferenciados resultados de mais de sete anos de desenvolvimento com o uso de modernas tecnologias, incluindo técnicas de modelagem por computador. Composta de três modelos tipo torre (802 D3, 803 D3, 804 D3), uma de estilo bookshelf (805 D3) e duas para o canal central (HTM1 D3 e HTM2 D3), a nova série 800 chega este mês ao Brasil – através da distribuidora Som Maior – em um lançamento simultâneo ao que ocorre nos principais países.

Foram centenas de itens remodelados, com exceção feita apenas ao tweeter de diamante, embora com um novo sistema de desacoplamento por gel, que o isola dos efeitos de ressonância do gabinete e contribui para uma maior nitidez dos menores detalhes acústicos. As mudanças mais significativas estão nos cones. O Continuum, de materiais compostos, substitui o tradicional kevlar nos falantes de médios; a ideia é evitar transições abruptas e produzir uma resposta mais aberta e natural. Enquanto o cone Aerofoil para o woofer é constituído por material de núcleo sintático e microbolhas, que formam uma estrutura de espessura variável com o máximo de rigidez, visando graves mais precisos.

O gabinete está mais rígido e inerte, devido à estrutura com painéis espessos de compensado sólido, mas cruzados e interligados com componentes metálicos que reforçam os principais pontos sujeitos a estresse. O conceito das “cabeças” separadas, para alojar o tweeter e/ou midrange e isolá-los das vibrações produzidas pelos falantes e transmitidas para o gabinete, acaba de ganhar uma peça única de alumínio reforçado através de nervuras radiais internas, livrando o som de colorações. Ainda de acordo com a B&W, a parte frontal e as laterais formando uma curva contínua melhora a dispersão sonora, resultando em uma reprodução com ampla largura e profundidade de palco.

Fonte: redação HT&CD / Som Maior