Caixas Revel PerformaBe reforçam o avanço do tweeter de Berílio

Apresentada pela primeira vez na CES 2017, a série PerformaBe, da Revel, é baseada na premiada linha Performa3 – já testada por nossa equipe em 2013 – ainda em produção. Distribuída no Brasil pela AV Group, a PerformaBe adota o gabinete da torre Performa3 F208 e da bookshelf M106 para os novos modelos F228Be, de três vias e 118cm de altura, e M126Be, de 38cm. No entanto, o destaque está no “Be” de Berílio, a matéria-prima do tweeter de 1” que equipa ambas as caixas, e presente em outras marcas de prestígio, como a Focal.

O Berílio é um metal raro e eficiente para um transdutor de alta frequência. Comparado aos diafragmas de alumínio e titânio, oferece 4,5 vezes a rigidez e três vezes mais amortecimento, e isso com apenas metade do peso. O domo de diamante sintético possui características semelhantes de rigidez e amortecimento, porém seu peso maior limita o desempenho. Berílio é mais forte, mais leve e apresenta menos ressonância e distorção, alcançando 44kHz (-6dB), uma oitava além dos limites da audição humana.

Inspirada na série Ultima2, a quinta geração do Guia de Onda Acústica, agora numa recente geometria, propicia resposta de agudos transparente e detalhada, diz o fabricante, e integração perfeita com o midrange. Este, por sua vez, assim como os woofers, no caso da torre, trazem um novo cone composto de cerâmica durável (DCC). Muito mais rígido em relação ao peso, reduz a deformidade em sua superfície e promove o movimento ideal do pistão, resultando em pureza e recuperação de detalhes.

Crossovers com componentes selecionados para reduzir compressão dinâmica, segundo a Revel, permitem som cristalino em ampla faixa de frequência, mesmo fora de eixo. Com midrange de 5,25”, dois woofers de 8” e sensibilidade de 90dB, a F228Be aceita amplificação de 50W a 350W para responder graves de até 27Hz. Já a M126Be, de 86dB, aceita potência de 150W, para descer a 54Hz com seu woofer de 6,5”. A PerformaBe tem gabinete de painel lateral curvo disponível em acabamentos em alto brilho – preto, branco, nogueira (walnut) e prata –, e tela magnética.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Temas relacionados:

Nova caixa Focal Kanta Nº 2: materiais nobres e acabamento especial
Chega ao país a nova Série 800 de caixas high-end da B&W
Linha de luxo da JBL tem caixa torre de 82kg com woofer de 15”!
Linha de caixas Sonus Faber traz homenagem ao violino italiano

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest