Caixas Revel PerformaBe reforçam o avanço do tweeter de Berílio

Apresentada pela primeira vez na CES 2017, a série PerformaBe, da Revel, é baseada na premiada linha Performa3 – já testada por nossa equipe em 2013 – ainda em produção. Distribuída no Brasil pela AV Group, a PerformaBe adota o gabinete da torre Performa3 F208 e da bookshelf M106 para os novos modelos F228Be, de três vias e 118cm de altura, e M126Be, de 38cm. No entanto, o destaque está no “Be” de Berílio, a matéria-prima do tweeter de 1” que equipa ambas as caixas, e presente em outras marcas de prestígio, como a Focal.

O Berílio é um metal raro e eficiente para um transdutor de alta frequência. Comparado aos diafragmas de alumínio e titânio, oferece 4,5 vezes a rigidez e três vezes mais amortecimento, e isso com apenas metade do peso. O domo de diamante sintético possui características semelhantes de rigidez e amortecimento, porém seu peso maior limita o desempenho. Berílio é mais forte, mais leve e apresenta menos ressonância e distorção, alcançando 44kHz (-6dB), uma oitava além dos limites da audição humana.

Inspirada na série Ultima2, a quinta geração do Guia de Onda Acústica, agora numa recente geometria, propicia resposta de agudos transparente e detalhada, diz o fabricante, e integração perfeita com o midrange. Este, por sua vez, assim como os woofers, no caso da torre, trazem um novo cone composto de cerâmica durável (DCC). Muito mais rígido em relação ao peso, reduz a deformidade em sua superfície e promove o movimento ideal do pistão, resultando em pureza e recuperação de detalhes.

Crossovers com componentes selecionados para reduzir compressão dinâmica, segundo a Revel, permitem som cristalino em ampla faixa de frequência, mesmo fora de eixo. Com midrange de 5,25”, dois woofers de 8” e sensibilidade de 90dB, a F228Be aceita amplificação de 50W a 350W para responder graves de até 27Hz. Já a M126Be, de 86dB, aceita potência de 150W, para descer a 54Hz com seu woofer de 6,5”. A PerformaBe tem gabinete de painel lateral curvo disponível em acabamentos em alto brilho – preto, branco, nogueira (walnut) e prata –, e tela magnética.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Temas relacionados:

Nova caixa Focal Kanta Nº 2: materiais nobres e acabamento especial
Chega ao país a nova Série 800 de caixas high-end da B&W
Linha de luxo da JBL tem caixa torre de 82kg com woofer de 15”!
Linha de caixas Sonus Faber traz homenagem ao violino italiano

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest