8K Association anuncia especificações técnicas para TVs

Fundada no final do ano passado, a 8K Association (8KA), formada por fabricantes de equipamentos e produtores de conteúdo, oficializou na última quinta-feira o pacote de especificações que servirá de base para a produção de novos TVs com essa resolução. Os modelos lançados até agora já adotam a maioria dessas normas, mas de modo informal. Agora, elas passam a ser obrigatórias para que o fabricante possa utilizar o selo de identificação oficial 8K.

“Definir os atributos essenciais para a especificação de TVs 8K demonstra que a Association quis definir rapidamente esse passo crucial para a próxima geração de TVs”, comentou o diretor executivo da 8KA, Chris Chinnock. A nova especificação inclui recomendações de performance na reprodução de conteúdos HDR (High Dynamic Range) e no processamento de cores.

Os key attributes, como chama a entidade, se referem a parâmetros como profundidade de cor (bit depth), taxa de quadros (frame rate), sub-amostragem de cores (chroma sub-sampling), resolução, luminosidade máxima (peak brightness), nível de preto (black level) e gama de cores (color gamut). As especificações oficiais são estas:

– Resolução: 7.680 x 4.320 pixels
– Taxa de quadros para sinal de entrada: 24p, 30p e 60p (quadros por segundo)
– Luminosidade: mínimo de 600 nits
– Codec HEVC
– Interface: HDMI 2.1

Assim como acontece hoje com os TVs 4K, a entidade pretende definir padrões de teste para certificar os aparelhos que de fato respeitam essas normas do padrão 8K.

FONTE: 8K Association

Temas relacionados:

Vídeo: veja os resultados do nosso teste com o TV 8K

TCL apresenta em SP seu primeiro TV QLED 8K

Samsung promove evento em SP para explicar avanços da tecnologia 8K

Audiogene traz ao mercado o projetor 8K da Dreamvision

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest