5G pode exigir troca de receptor para usuários de TV por satélite

Assinantes de TV paga via satélite poderão ser forçados a trocar de equipamento após a implantação das redes de telefonia 5G. Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações, esse tipo de sinal causa interferências nas transmissões de TV pela chamada Banda C (satélite), e o problema não pode ser resolvido nem mesmo com o uso de filtros.

“Uma ideia que se discute é migrar usuários para outra banda, e obviamente teria que trocar equipamentos também”, explica o secretário de Telecomunicações do Ministério, Vitor Elisio Menezes. Segundo ele, a opção seria a Banda Ku, que hoje atende usuários de antenas parabólicas para recepção de canais abertos.

O leilão da telefonia celular 5G está previsto para meados de 2020, com as transmissões tendo início no ano seguinte. Esse procedimento é considerado o mais importante dos próximos anos no setor de telecomunicações, movimentando grandes grupos internacionais e bilhões de reais em investimentos. Ainda não foi definido pela Anatel como será realizado o leilão nem quantas empresas poderão participar.

Nos testes prévios realizados por técnicos da Agência, confirmaram-se as dificuldades na convivência entre redes DTH (TV por satélite) e celular 5G, embora ainda não se saiba quantas residências seriam afetadas pelas interferências. Outro problema levantado pelo Ministério é que não há capacidade na Banda Ku atual para acomodar todos os canais de TV paga (mais detalhes aqui).

São várias formas de se resolver: ou manter todo mundo na banda C e trocar os equipamentos, mesmo que se gaste muito dinheiro, ou mudá-los de lugar”, diz Menezes. “Mas temos que aguardar o resultado oficial dos testes que a Anatel vai divulgar”.

FONTE: Teletime

Temas relacionados:

Fórum de TV paga discute integração de canais com aplicativos

Streaming puxa receitas da indústria de entretenimento

Claro absorve NET, e agora ambas são uma única operadora

Receita Federal apreende e destrói 12 mil decoders piratas de TV paga

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest