Operadora dos EUA lança sistema para controlar TV com os olhos

Deficientes físicos e pessoas com algum tipo de limitação formam o público-alvo da operadora Comcast, a maior dos EUA, que acaba de lançar um serviço inédito: Xfinity X1 é o primeiro sistema que permite controlar as funções de um TV apenas com movimentos dos olhos. O recurso se baseia na tecnologia eye tracking, em que um sensor acoplado ao aparelho (no caso, um tablet ou smartphone) acompanha os movimentos do globo ocular.

“Para a maioria das pessoas, trocar os canais de TV é um ato banal”, explica o vice-presidente de Acessibilidade da Comcast, Tom Wlodkowski. “Só que, para muitos, essa é uma tarefa quase impossível. Com o X1, criamos uma experiência melhor para todo mundo, e esperamos que faça a diferença na vida de muitos usuários”.

O sistema funciona com base num amplicativo da Comcast, que abre na tela do smartphone um controle remoto virtual (foto). O usuário deve parear o telefone com sua TV smart, direcionar os olhos para os ícones do controle e assim acionar as funções que deseja: trocar de canal, fazer uma busca, regular o volume e até programar uma gravação. Os movimentos das pupilas são rastreados por um raio infravermelho, como se faz com os cursores dos computadores (veja este vídeo de demonstração).

O X1 está sendo oferecido gratuitamente aos assinantes da operadora, já incluindo apps populares como YouTube, Netflix e outros serviços de streaming. “Quando lançamos o comando de voz, pensava-se que serviria apenas para deficientes visuais”, lembra Wlodkowski. “Hoje, todo mundo quer usar. Isso é o mais interessante nas tecnologias inclusivas: gerar produtos melhores que beneficiam todo mundo”.

FONTES: Wired e DigitalTV

Temas relacionados:

Google Assistente já tem mais de 30 dispositivos no Brasil

 
 
 
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest