Google Assistente já tem mais de 30 dispositivos no Brasil

Em evento na manhã desta segunda-feira em São Paulo, a Google Brasil apresentou boa parte das 10 marcas de eletrônicos que já aderiram ao Google Assistente. Segundo a empresa, já são mais de 30 produtos comercializados no Brasil que trazem esse recurso integrado, entre TVs, caixas acústicas, smartphones e até uma lâmpada de led.

Com o lançamento oficial da versão em português do assistente virtual, a Google prevê que dezenas de outros dispositivos irão se incorporar a esse ecossistema ao longo do ano. O assistente, que pode vir embutido em TVs, receivers de home theater e eletrodomésticos, permite que o usuário dê comandos de voz para acionar seus equipamentos, sem sequer levantar do sofá.

No caso dos TVs, a chinesa TCL (veja aqui) e a japonesa Sony foram as primeiras a anunciar sua adesão. Ambas já comercializam no Brasil TVs com o sistema operacional Android, que dão acesso automático aos serviços Google. Até agora, porém, o assistente virtual só estava disponível em inglês. No evento de ontem, a Sony apresentou dez séries de TVs com Google Assistente, inclusive seu modelo mais avançado (OLED A8F).

Além disso, a empresa decidiu incorporar o recurso também em quatro modelos de fones de ouvido sem fio. Para quem já possui um desses aparelhos, a Sony orienta a atualizar o sistema operacional para passar a usar o assistente em português.

Samsung e LG também confirmaram adesão ao Google Assistente, mas não de imediato. A primeira lançou recurso similar (Bixby), enquanto a LG adotou a plataforma ThinQ de automação residencial, que já inclui assistente virtual próprio. Ambas também prometem adotar o Alexa, assistente da Amazon que é o maior rival do Google no mundo.

Outro produto exibido no evento da Google foram as novas caixas acústicas portáteis da JBL, modelos Link 10 e Link 20 (foto). À semelhança da Google Home, por enquanto ainda não vendida oficialmente no Brasil, as caixas JBL são à prova d’água e alimentadas por bateria, com comunicação por Bluetooth 4.1. Também podem se conectar via WiFi e trazem microfones embutidos para aceitar os comandos do usuário.

Também foram apresentados no evento a lâmpada inteligente Hue, da Philips; o aspirador de pó Roomba 890, da marca iRobot, e a câmera de segurança DCS-8000LH, da D-Link – todos podem ser acionados via Google Assistente.

FONTE: Google Brasil

Temas relacionados:

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest