Player Digital Sony NW-ZX2

A Sony criou o “Walkman” nos anos 1970, mas com o tempo perdeu a liderança no mercado de áudio portátil. Isso pode mudar com o lançamento do NW-ZX2, o primeiro player Android capaz de reproduzir música em alta resolução (Hi-Res), inclusive em formato DSD128 – pode também tocar vídeos do YouTube, Facebook e de outros sites.

Com Wi-Fi e Bluetooth, o NW-ZX2 pode virtualmente reproduzir qualquer tipo de arquivo, e em nossa avaliação concluímos que faz isso melhor do que todos os smartphones, embora se pareça com um. Esse lançamento marca a entrada da Sony no segmento de áudio de alto padrão, com design e performance notáveis. Com apenas 12,5cm, tem acabamento em metal anodizado, com couro na parte traseira, detalhe que dificulta “escorregar” da mão, como é comum na maioria desses aparelhos.

Para esse produto, a Sony incorporou algumas novas tecnologias, sendo a mais importante o uso de supercapacitores. Esse componente, diz a empresa, aumenta em três vezes a potência de saída em amplificação classe D, sem puxar muito da bateria nas demandas de pico. Com dois processadores do tipo crystal clock, o NW-ZX2 é compatível com taxas de amostragem de 44,1, 48, 88,2, 96, 176,4 e 192kHz, além de DSD64 e DSD128 (com exceção das duas primeiras, essas categorias são padrão em gravações Hi-Res).

Também é novidade o chassi construído em alumínio sólido, com uma camada de cobre banhado em ouro para reduzir os ruídos e melhorar o isolamento entre as seções eletrônicas. As soldas dos capacitores nos estágios de saída analógica são de alta pureza, como em equipamentos high-end.

A interface da tela segue o que se conhece dos aparelhos Android, com a função “Play” em destaque e o aplicativo SenseMe para playlistas, seleção de canais de áudio e modos de visualização. Outros apps podem ser baixados da loja Google, mas o navegador Chrome já vem integrado ao aparelho, que portanto pode ser usado para navegar na internet como qualquer smartphone (só não faz nem recebe ligações). Numa rede Wi-Fi, é possível inclusive acessar sua conta do Gmail.

Durante nossos testes, o player da Sony foi usado para transferir músicas a partir de um computador de mesa MacPro (pelo já tradicional drag-and-drop) e também para downloads. Tanto num caso quanto em outro, tudo funcionou perfeitamente. Os comandos podem ser touch ou através de botões laterais. Para quem gosta de guardar no player grande quantidade de canções, com níveis de volume diferentes, o aparelho oferece ajuste automático. Sua memória interna é pequena (128GB), mas há a opção de cartão micro-SD para mais 128GB. Segundo o manual de instruções, a bateria do NW-ZX2 comporta até 60 horas de reprodução contínua em MP3 (33 horas em hi-res).

Para ouvir trilhas em surround, o player Sony traz cinco opções (preferimos manter todas em off durante os testes). Mais útil foi o ajuste DSEE HX, que atua na reprodução de arquivos com perda – incluindo MP3 – para melhorar a extensão dos agudos.

Para avaliar o desempenho do aparelho, utilizamos diversos modelos de fones, tanto de nível high-end (como o cultuado RS-1, da Grado) como o próprio fone fornecido pela Sony, do tipo in-ear. Sabemos que todo player portátil depende de uma combinação correta entre seu amplificador e o fone que está sendo usado. Nas audições, notamos variações de acordo com a sensibilidade e a impedância do fone, mas o “Walkman Hi-Res” provou ser um dos players mais fáceis de obter essa combinação.

Fizemos também testes comparativos com outros players na mesma faixa de preço, ou até mais caros, e o que concluímos foi que as diferenças são muito sutis, principalmente usando fones menos “exigentes”. De modo geral, o ZX2 se saiu bem em termos de palco sonoro, separação de instrumentos e tridimensionalidade. E muito melhor, por exemplo, do que o iPhone 5. Em tempo: a Sony também possui um player Hi-Res de baixo custo, modelo A17.

FICHA TÉCNICA

Modelo: player digital Sony NW-ZX2
Display: 4″
Memória: 128GB (pode ser o dobro, com cartão Micro-SD)
Formatos compatíveis: MP3, WMA, FLAC (192kHz/24bit), PCM linear (192kHz/24bit), WAV (192kHz/24bit), AAC-LC, HE-AAC, Apple Lossless (192kHz/24bit), AIFF (192kHz/24bit), DSD (2,8MHz, 5.6MHz)
Recursos: reprodução em alta resolução (Hi-Res), amplificador digital S-Master HX, equalizador, comunicação sem fio (Wi-Fi, Bluetooth e NFC).
Sistema operacional: Android 4.2
Bateria: 60 horas em MP3 (tempo de recarga: 4h30)
Dimensões (L x A x P): 3,8 x 12,5 x 1,2cm
Peso: 235g
Preço médio: US$ 1.199 (não está à venda oficialmente no Brasil)

(c) THE ABSOLUTE SOUND

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest

%d blogueiros gostam disto: