Fone de Ouvido sem fio Sennheiser RS 195

Quando se trata de não perder nenhum detalhe, há sempre um fator a levar em consideração antes de apertar PLAY: é, ou não é, uma boa hora para ligar o home theater em alto volume? Para quem sempre tem essa dúvida, a Sennheiser desenvolveu o fone de ouvido RS 195, com resposta de frequência entre 17Hz e 22kHz.

A proposta é de um dispositivo para longas sessões de séries, filmes ou música, composto pelo fone HDR 195 e o transmissor TR 195. O fone, que reproduz pressão sonora de até 117dB, inclui modos especiais de reprodução, como SPEECH MODE, que elimina o sons de fundo para melhorar a inteligibilidade da fala; e MUSIC MODE, para reprodução de nuances e aumento no alcance dinâmico. Há ainda os modos NORMAL, no qual o fone exibe todo seu poder sem limitar o volume, e INDIVIDUAL, que diminui consideravelmente a incidência de som ambiente.

No lado direito do fone, botão ON/OFF, ajuste de volume e selecionador de modo de reprodução facilitam o uso. O transmissor, que tem entrada para conexão digital (óptica) ou analógica (cabo P2), envia sinal por até 100m e também serve como carregador das baterias. Traz ainda duas chaves para compensar deficiência auditiva, o que não é muito comum no mercado. Uma é usada como equalizador de graves e agudos, apresentando sete modos pré-configurados, indicada a pessoas com perda de audição nas altas ou baixas frequências.

A outra chave permite o ajuste de balanço, para equilibrar a distribuição do áudio entre os dois canais. Dessa forma, o ouvinte pode ajustar para olume idêntico em ambos os pads, o que é imprescindível para ter uma boa experiência, em música ou filmes.

AVALIAÇÃO

A fidelidade sonora do RS 195 foi marcante em várias situações, durante nosso período de testes, tanto com cabo óptico quanto P2. Não tivemos a sensação de abafamento do som, comum em alguns fones, e até esquecemos que se tratava de um modelo sem fio. Isso se deve à tecnologia de transmissão, exclusiva da Sennheiser; semelhante ao Bluetooth, também utiliza frequências de rádio em 2,4GHz, mas em nossos testes foi capaz de reproduzir músicas e trilhas de filmes sem apresentar sinais de compressão de áudio.

Em uma das baterias de teste, começamos com a versão estendida do filme Johnny & June (Walk the Line, em inglês). O detalhamento na releitura do áudio original em 5.1 canais, proveniente de um videogame PS4, foi excelente. Graças ao controle apurado de graves, o belo dueto de Johnny Cash (Joaquin Phoenix) e June Carter (Reese Witherspoon) em Ring of Fire foi tão bom quanto em estéreo.

Seguimos para duas horas de reprodução de música em formato FLAC, em que o fone manteve ótimo desempenho. NaAbertura 1812, de Tchaikovsky, pela Royal Philharmonic, a amplitude foi o destaque, permitindo fácil distinção de cada instrumento. Raras, algumas leves distorções só foram notadas no volume máximo.

Por falar em volume, os modos especiais de reprodução (SPEECH, MUSIC e Individual) reduziram em cerca de 90% os ruídos causados pelo fone no ambiente, tornando praticamente impossível incomodar alguém, independente da hora, ainda que muito próximo do ouvinte.

 O corpo do fone, que utiliza uma liga de plástico leve (340g) e suportes acolchoados na haste para maior conforto, garantiu uso por horas sem causar qualquer incômodo; cada pad utiliza uma pilha AAA, com autonomia de 18 horas.

FICHA TÉCNICA

Modelo: fone de ouvido sem fio Sennheiser RS 195 (com transmissor RF)
Resposta de frequência: 17Hz a 22kHz.
Alcance: 100m (sem barreiras).
Conexões: digital óptica e áudio analógico (P2).
Peso: 340g (fone).
Fabricante: sennheiser.com

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest

%d blogueiros gostam disto: