Vendas mundiais de TVs 8K triplicam em um ano

Lançada no mercado internacional em 2018 (no Brasil em 2019), a tecnologia 8K – que oferece resolução de imagem quatro vezes mais alta que a 4K – está em forte expansão. É o que diz estudo da consultoria americana Strategy Analytics, que após ouvir fabricantes e entidades de vários países estima as vendas para este ano em 1 milhão de aparelhos – quase o triplo de 2020.

Segundo a empresa, mesmo com a falta de conteúdos em 8K, boa parte dos consumidores está sendo atraída para essa tecnologia devido às telas gigantes (acima de 65”) e aos outros recursos embarcados nos aparelhos. No Brasil, Samsung e LG são por enquanto as duas marcas de TVs 8K disponíveis.

A pesquisa indicou que o crescimento nas vendas mundiais deve ser ainda maior nos próximos anos, atingindo a marca de 4 milhões de aparelhos em 2022 e nada menos do que 72 milhões em 2025. China e EUA deverão responder por 60% desse total. “Já era para ter acontecido em 2020, não fosse a pandemia”, diz Edouard Bouffenie, analista da Strategy Analytics. “O único fator que ainda impede um crescimento maior é o preço dos TVs, mas já notamos uma tendência de queda”.

Atualmente, o mercado mundial de TVs é estimado em 220 milhões de aparelhos, dos quais aproximadamente 55% é composto por modelos 4K. Os analistas acreditam que até 2026 a indústria não estará mais produzindo TVs Full-HD e que metade das vendas será de modelos 8K.

Para saber quais TVs 8K estão à venda no Brasil, acesse nosso Guia de TVs 4K e 8K.

FONTE: Strategy Analytics

Temas relacionados:

Vídeo: como foram os testes da TV NanoCell 8K de 65”

Varejo brasileiro já faz promoção de TVs 8K

8K Association publica novas especificações para TVs

Samsung lança soundbars para combinar com TVs 4K e 8K