8K Association publica novas especificações para TVs

A 8K Association, consórcio internacional de fabricantes que coordena a implantação da tecnologia 8K no mundo, divulgou esta semana atualizações de seu programa de certificação para TVs com essa resolução. As novas especificações, que complementam as exigências de um ano atrás, serão obrigatórias para as marcas que quiserem usar o selo “8K ASSOCIATION CERTIFIED”, garantia de que um produto cumpre todas as normas desse padrão.

Além das especificações anteriores para resolução, luminância, conectividade, processamento e reprodução de cores, a atualização determina novos formatos de decodificação de sinal. Segundo a entidade, aparelhos dotados dessas características poderão reproduzir sinal 8K de qualquer serviço de streaming. O grupo está apresentando a novidade às principais plataformas de vídeo e pretende usar a CES 2021 na próxima semana, para oficializar esses acordos.

“Com a pandemia, a experiência coletiva da sala de cinema não está sendo possível”, comentou Dan Schinasi, diretor da Samsung America. “Portanto, a disponibilidade de TVs de tela grande com resolução 8K torna-se a melhor alternativa para reproduzir aquela experiência em casa” (clique aqui para ver uma lista atualizada de TVs 8K à venda no Brasil).

Além das especificações de vídeo, a atualização da 8K Association inclui requisitos para reprodução dos melhores formatos de áudio surround em filmes, séries e demais conteúdos via streaming.

Durante a edição virtual da CES, praticamente todos os grandes fabricantes de TVs irão demonstrar novos modelos 8K. Até o momento, a única que ainda não aderiu à 8K Association é a LG.

Temas relacionados:

Para entender melhor as vantagens da tecnologia 8K

Pesquisa projeta expansão da tecnologia 8K nos próximos anos

LG renova linha NanoCell com TVs 8K

Vídeo: primeiro teste da TV 8K TCL QLED de 75”