Rotel lança equipamentos com correção acústica de sala

A marca japonesa Rotel decidiu relançar dois de seus principais produtos dos últimos anos em versões aprimoradas, com o recurso Dirac Live LE. Essa é considerada hoje uma das mais eficientes soluções para calibragem acústica, utilizando algoritmos que ajustam o equipamento às características de cada sala.

Estão sendo lançados no Brasil – através da distribuidora Som Maior – o amplificador integrado RAP-1580 (foto) e o processador surround RSP-1576, ambos em versões MKII, código que identifica o recurso Dirac Live LE. Utilizando microfone USB exclusivo (que acompanha os produtos), esse software analisa a propagação do som na sala verificando aspectos como amplitude e tempo de resposta.

O software, que pode ser instalado em qualquer computador, informa então os ajustes recomendados. Segundo a Rotel, isso garante reprodução estéreo ou multicanal com melhor clareza em todas as frequências, incluindo graves mais profundos e controlados, para diversas posições de audição (detalhes sobre o assunto na edição 291).

Tanto o amplificador RAP-1580 MKII quanto o processador RSP-1576 MKII utilizam decodificadores Dolby Atmos e DTS:X de até 7.1.4 canais, via saídas PRE OUT, além de seis conversores DAC de grau audiófilo (Wolfson) de 192kHz por 24 bits, para maior detalhamento sonoro.

Possuem entradas analógicas balanceadas (XLR) e de toca-discos (PHONO); entradas digitais HDMI (4K HDR), Bluetooth aptX HD e PC-USB; esta tem a função de conectar um notebook para receber sinal de alta resolução (192/24).

Com visor gráfico para todos os ajustes, o RAP-1580 MKII é um amplificador multicanal Classe AB com potência de 100Wx7 a 8 ohms, medidos com todos os canais ativos (ou 140Wx7 a 4 ohms). Veja neste vídeo o teste completo do RAP-1580 original.

FONTE: Som Maior

Temas relacionados:

Rotel traz de volta série Michi com novos integrados de alta potência

Onkyo não tem mais distribuição no Brasil; Integra continua

Calibragem automática: como isso funciona na sua sala

Dolby Atmos: o segredo do som que enche a sala inteira