Módulos de iluminação também acionam cortinas elétricas

Para quem deseja automatizar as luzes da casa, uma das soluções mais práticas – e de baixo custo – do mercado atualmente são os módulos de automação. São dispositivos que podem ser dimensionados de acordo com as necessidades de cada ambiente, e inseridos no sistema aos poucos, sem pesar tanto no orçamento.

Uma das empresas especializadas nesse tipo de solução é a 2E, que desde o ano passado comercializa módulos para controle de luzes e também de motores como os de cortinas e persianas elétricas. A série 2E Lighting 2.0 inclui módulos Relê, Dimmer (foto acima) e Gateway, que segundo o fabricante podem ser facilmente integrados a sistemas de automação.

Utilizando cabeamento comum, o integrador pode acessar circuitos e cenas de iluminação para cada ambiente através de painéis (pulsadores) de parede. O módulo Dimmer 8ES 2.0, por exemplo, pode ser alimentado por redes de 12 ou 24 volts para controlar até oito circuitos de luz dimerizáveis. O módulo é instalado em quadros de controle padrão DIN e se comunica com a rede  2E Lighting pela conexão RS-485 (A/B).

Já o módulo Relê 8ES 2.0, também em 12/24V, pode controlar até oito cargas elétricas, sejam lâmpadas ou motores. Com o módulo Gateway 2E, é possível controlar todos os recursos do sistema de iluminação (luzes e cortinas) através de um aplicativo para smartphone ou tablet.

FONTE: 2E

Temas relacionados:

2E tem caixas de som ambiente com Bluetooth

Scenario lança controladoras para automação avançada

Lutron cria nova linha de painéis de parede para automação

Nova marca da Philips traz soluções em iluminação smart