Netflix anuncia novo sistema de áudio para Android

Um novo codec de áudio específico para dispositivos Android (versão 9.0 e posteriores) está sendo preparado pela Netflix. A empresa de streaming anunciou que em breve seus conteúdos terão “qualidade de estúdio” na reprodução de áudio em aparelhos móveis, melhorando a inteligibilidade em ambientes com excesso de ruído.

Num post em seu blog oficial (veja aqui), a Netflix deu detalhes sobre o codec (codificador/decodificador), identificado como xHE-AAC, que seria um aprimoramento do atual MPEG-D DRC. A inovação permite melhor gerenciamento da função Loudness: assistindo a conteúdos em locais barulhentos, o usuário perceberá aumento automático do nível de áudio, com ganhos expressivos na experiência sonora.

Isso é possível, segundo a empresa, pela elevação automática da taxa de dados (bit-rate). O codec xHE-AAC faz a alocação de banda (bandwidth) sempre que necessário para garantir a melhor inteligibilidade. No entanto, o post da Netflix ressalva que o resultado final depende muito da qualidade da conexão de banda larga no local onde esteja o usuário, além da necessidade de utilizar um bom fone de ouvido.

Não foi informado se o codec funcionará também para conteúdos reproduzidos off-line, nem quando a novidade estará disponível para os assinantes do serviço.

FONTE: 9to5google

Temas relacionados:

Netflix testa na França seu primeiro canal de TV

Teste completo: TV Panasonic OLED 4K com calibragens THX e Netflix

Novos serviços competem com Netflix, Globoplay e Amazon

Brasileiro que baixou filme pirata leva multa de R$ 3.000

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: