Samsung apresenta nos EUA TV de 110” com painel MicroLED

Antecipando sua participação na CES 2021, que acontece em janeiro, a Samsung apresentou ontem um de seus lançamentos previstos para o ano: uma TV de 110 polegadas que utiliza painel MicroLED. Esses painéis possuem leds com pixels que se autoiluminam, de modo similar aos leds orgânicos (OLED), só que feitos de material inorgânico.

Essa tecnologia é a mesma utilizada na série The Wall, lançada na CES 2019 e já comercializada em alguns países (veja este vídeo). Mas, ao contrário delas, o TV não é formado por módulos de leds que podem ser montados em diversos formatos, e sim um bloco único, equivalente a 4 TVs de 55” empilhadas em duas fileiras.

Segundo a Samsung, a principal vantagem dos TVs MicroLED sobre os OLED é a capacidade de gerar altíssimo brilho sem desgastar os leds. Por serem autoemissivos, os diodos também apresentam resposta mais rápida aos impulsos elétricos e, com isso, atingem níveis de preto semelhantes ao das TVs OLED, resultando em melhores níveis de contraste.

A empresa não forneceu detalhes como espessura do painel, tipos de entradas, data e preço de lançamento. Foi informado apenas que é compatível com imagens 4K HDR e HDR10+ (não com Dolby Vision) e que traz o recurso OTS (Object Tracking Sound), ou “som em movimento”, em que os sons acompanham os movimentos dos objetos nas cenas.

FONTE: Digital Trends

Temas relacionados:

Painéis MicroLED: TVs ao infinito e além

Comparando displays OLED, QLED e MicroLED

Vídeo: testando TV TCL QLED 8K de 75” com soundbar 

Webinar apresenta vantagens dos painéis Samsung Home LED