Fibra óptica já representa mais de 30% das conexões no país

O Brasil possui quase 33 milhões de conexões de banda larga; destas, 11,3 milhões utilizam rede de fibra óptica fornecida pelas operadoras. Os dados fazem parte do último levantamento divulgado pela Anatel, referente ao mês de abril. Naquele mês, houve pequena queda no número de novos acessos devido à COVID-19, mas mesmo assim a quantidade de conexões por fibra continua crescendo.

Até o ano passado, a maior parte das conexões no país ainda era de cabo coaxial (xDSL) ou híbrida (HFC), que utiliza partes de cobre e de fibra. Em abril último, os números da Anatel revelaram que as redes de fibra somam 11,329 milhões, vindo a seguir HFC com 10,058 milhões e xDSL com 8,202 milhões. Nos últimos anos, a maioria das operadoras aumentou os investimentos em fibra óptica, tecnologia que amplia as velocidades de acesso e proporciona maior estabilidade de sinal.

Entre as operadoras, a Claro lidera o segmento de banda larga fixa com 29,3% dos acessos, seguida por Vivo (20,8%) e Oi (15,3%). No entanto, vem aumentando desde o ano passado a participação das pequenas e médias prestadoras licenciadas pela Anatel, que somam 34,6% das conexões.

Segundo a Anatel, 91,5% da população já é servida por redes de fibra óptica, embora apenas 69,7% dos municípios estejam cobertos. Isso porque os investimentos das operadoras vêm se concentrando nas grandes cidades. Na região Nordeste, somente 45% dos municípios contam com esse serviço.

Em relatório divulgado na semana passada, a Agência informou que as cinco maiores operadoras (Claro, Vivo, Oi, Tim e Sky) respondem por 59,9% dos acessos. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, essas empresas fecharam 676,5 mil novos contratos de banda larga por fibra, o que representa quase metade de todas as vendas realizadas em 2019.<

FONTE: Anatel

Temas relacionados:

Claro cria plataforma de games dentro dos pacotes de banda larga

Netflix confirma redução na qualidade do sinal também no Brasil

Matrizes gerenciam sinais 4K HDR em redes de fibra óptica

Especialistas discutem eficiência da comunicação online

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: