União Europeia pede e Netflix vai reduzir qualidade da imagem

Atendendo a uma solicitação da União Europeia (UE) em meio à crise do coronavírus, a Netflix anunciou nesta quinta-feira que irá reduxir a taxa de dados (bit-rate) de todos os seus conteúdos. A intenção é evitar uma pane na rede de comunicações do continente que atualmente é o epicentro da doença. A princípio, a medida tem duração de 30 dias.

Segundo autoridades européias, com mais pessoas ficando em casa o consumo de banda larga explodiu nas últimas semanas, colocando em risco o sistema de comunicações. A UE chegou a emitir comunicado em todos os países da região solicitando que as pessoas abram mão de assistir a conteúdos em alta resolução, para não sobrecarregar as redes. Existe o receio de que essa sobrecarga prejudique os esforços de combate à epidemia, que já matou cerca de 5 mil pessoas na Europa.

Segundo um portavoz da Netflix, a redução será de 25% na taxa de dados de todos os assinantes europeus, “sem prejudicar a qualidade do sinal”. A mesma fonte informou que apenas uma parte dos usuários perceberão a mudança. Os países da UE têm uma população somada em torno de 450 milhões de pessoas, e as transmissões por vídeo representam 60% do volume de dados trafegando nas redes; a Netflix é responsável por 12% desse total, mesmo percentual do YouTube.

O problema também pode prejudicar as comunicações nos EUA, maior mercado do mundo. Em entrevista recente, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu que sua rede está “perto do limite” diante do aumento no tráfego de vídeo entre os usuários. Segundo ele, chamadas de voz e de vídeo nos aplicativos WhatsApp e Messenger dobraram nos últimos 30 dias, em comparação com a época do Natal de 2019, que normalmente é o período mais carregado do ano.

FONTE: CNN Tech

Temas relacionados:

Operadoras ampliam oferta de banda larga sem custo extra

Gigantes da internet estão na mira de vários governos

Apple, Google, Netflix e a “guerra dos aplicativos

Emissoras e operadoras se unem para acelerar 5G no Brasil

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: