JBL desenvolve primeira linha de fones específicos para gamers

Três segmentos marcam a participação da Harman na CES 2020: automotivo, áudio profissional e soluções para gamers. Adquirido em 2016 pela Samsung, o grupo que é um dos mais tradicionais da indústria eletrônica (foi fundado em 1953) é, por exemplo, um dos principais fabricantes de fones de ouvido. No estande da empresa em Las Vegas, um dos destaques é a nova linha de fones JBL Quantum, desenvolvidos especificamente para o segmento de videogame.

Segundo Alfredo Franco, diretor da divisão de Áudio Imersivo da Harman, o produto surgiu de pesquisas indicando que o áudio é fundamental na experiência dos jogadores. “Se você está num jogo de guerra, é essencial perceber de onde estão vindo os tiros; se é futebol, precisa ouvir com precisão os passos do jogador. A acuidade na reprodução sonora, portanto, passou a ser questão de sobrevivência”.

Segundo Franco, os fones da série Quantum ampliam muito o palco sonoro e a sensação de imersão, aproximando o jogador da experiência do cinema. A empresa desenvolveu algoritmos que manipulam os sinais de áudio não apenas no plano horizontal, mas em 360 graus.

O principal modelo da série (Quantum ONE) inclui processador QuantumSPHERE 360, patenteado pela JBL, com sensores que permitem ao jogador detectar mais rapidamente detalhes do som em toda a área ao redor da cabeça. De acordo com Franco, esse projeto consumiu três anos de estudos, com equipes nos EUA, Europa e Ásia, para atingir 90% de acuidade sonora, mais que o dobro dos sistemas convencionais.

FONTE: Harman USA

Temas relacionados:

Soundbar ou home theater? Teste JBL BAR 5.1 com surrounds sem fio

Samsung, Harman e o futuro dos carros

Veja como será o Starlett, nova geração de games Microsoft

Sony e Microsoft se juntam para desenvolver games na nuvem