TCL exibe TVs 4K e 8K com novo painel MiniLED

Uma das novidades mais aguardadas da CES 2020, os TVs MiniLED da chinesa TCL (foto) fizeram sua estreia nesta terça-feira atraindo olhares curiosos dos visitantes. Lançados na Ásia e Europa no final do ano passado, na resolução 4K, esses TVs trazem como maior diferencial um novo tipo de backlight que aumentar expressivamente os níveis de contraste e luminosidade. Em Las Vegas, estão sendo mostrados os primeiros MiniLED 8K.

Com o nome comercial de Vidrian Mini-LED, os TVs foram apresentados pelo CEO do grupo TCL, Kevin Wang, como o “próximo estágio de evolução dos LCD”. Segundo a descrição fornecida pela empresa, são cerca de 20 mil leds minúsculos aplicados sobre uma camada de vidro ultra-transparente, e totalmente comandados por processador de alta precisão. A promessa é que os TVs podem ser usados até mesmo sob luz do sol sem perder a nitidez das imagens.

Em sua apresentação, Wang ironizou as tecnologias de painel emissivo como OLED (sem citá-las nominalmente), lembrando que não conseguem manter a qualidade do sinal sob luz intensa e têm degradação de imagem após algum tempo de uso. “Com os painéis Vidrian Mini-LED, podemos ter certeza da melhor imagem tanto na reprodução de filmes com a máxima nitidez quanto para gamers que gostam de imagens rápidas e coloridas por muitas horas”.

Em tamanhos de 65 e 75 polegadas, a linha Mini-LED é a grande aposta da TCL para este ano. O grupo chinês investiu US$ 8 bilhões em sua fábrica mais sofisticada, inaugurada no final do ano passado, onde produz até mesmo as lâminas de vidro dos TVs. Toda a fabricação, diz a TCL, se baseia em semicondutores aplicados sobre camadas de cristal, um processo mais moderno e eficiente que as tradicionais placas de circuito impresso.

FONTE: TCL

Temas relacionados:

Teste: TV TCL C6 65” com Inteligência Artificial e soundbar integrada

TCL apresenta em SP seu primeiro TV QLED 8K

Exclusivo: comparando displays OLED, QLED e MicroLED

NanoCell é aposta da LG contra QLED