Sony e Microsoft se juntam para desenvolver games na nuvem

Num acordo inédito, as duas maiores empresas de games do mundo anunciaram um acordo operacional para desenvolvimento de produtos visando o segmento de cloud games. No final de maio, os dois CEOs Kenichiro Yoshida (Sony) e Satya Nadella (Microsoft) fizeram o anúncio oficial, prometendo que nos próximos anos as duas rivais lançarão em conjunto jogos e aparelhos permitindo o compartilhamento de jogos online.

“Apesar de concorrentes (PlayStation x Xbox), sempre tivemos parcerias com a Microsoft em vários projetos”, comentou Yoshida, que assumiu no ano passado o comando da Sony depois de anos atuando na divisão de jogos do grupo. Já Nadella comentou que a ideia é trabalhar sobre as plataformas de hardware das duas empresas. “A Sony sempre foi líder em entretenimento e tecnologia, e nossa nova cooperação pretende aproveitar toda essa história de inovação”.

Embora não tenham sido anunciados detalhes do acordo,  recebido com surpresa por usuários e até desenvolvedores, fontes ligadas às duas empresas têm comentado tratar-se de uma estratégia para enfrentar os gigantes da internet, especialmente Google e Amazon. Ambos já revelaram planos de investir pesado no segmento cloud. A Google acaba de lançar nos EUA o Stadia, seu serviço de games online que pode ser acessado a partir de dispositivos como Chromecast, smartphones Pixel ou qualquer aparelho que tenha o navegador Chrome.

Por sua vez, a Amazon vem aumentando a oferta de games em seu serviço Prime Video, e já colocou no ar o serviço Game Tech, baseado em sua rede de servidores Amazon Web Services (AWS). Para analistas de mercado, a entrada das duas gigantes pode revolucionar o setor de games, virtualmente eliminando a necessidade dos atuais consoles.

Esse é um dos assuntos mais discutidos na E3 2019, maior evento mundial de games, que acontece esta semana em Los Angeles (clique aqui para acompanhar ao vivo).

FONTE: The Verge

Temas relacionados:

Por que Sony e Microsoft decidiram se unir nos games
Netflix dos games está mais perto do que nunca
TVs 4K mais acessíveis vêm com funções para automação e games
Projetor de curta distância é indicado para games

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest