Toca-discos Yamaha faz streaming multiroom de músicas em vinil

É de se imaginar que pouquíssimas pessoas pensam ter em casa um sistema de som ambiente, utilizando como fonte de sinal um toca-discos de vinil. Pelo menos, até conhecer a novidade que a Yamaha traz ao mercado. Projetada para uma nova geração de audiófilos, a nova linha de turntables Hi-Fi chega com funcionalidades digitais em contraponto a uma categoria icônica de produto essencialmente analógica. O MusicCast Vinyl 500 é o primeiro no mundo capaz de extrair toda a pureza musical do vinil para compartilhar em múltiplos ambientes, via streaming e wireless!

A “mágica” é possível graças à tecnologia MusicCast, que permite a transmissão pela rede, cabeada (LAN) ou Wi-Fi (2,4 ou 5GHz), de sinal de áudio de alta definição, inclusive sem compressão, como é o caso de reprodução analógica de vinil. Mas é necessário usar receiver, amplificador ou caixa acústica da Yamaha com o mesmo ecossistema. Com o aplicativo MusicCast, o usuário configura o Vinyl 500 na rede e sincroniza a distribuição de áudio para o sistema de home theater e o multiroom, de acordo com o número de caixas compatíveis espalhadas pela residência.

O sistema permite ainda acessar músicas nos formatos Hi-Res – FLAC, WAV, AIFF (192kHz/24 bits) e DSD (11,2MHz) – armazenadas num servidor. Pelo assistente de voz Alexa, o usuário pode comandar playlists em serviços na internet, como Spotify, Deezer e Tidal. Neste caso, o toca-discos pode ser usado como um hub de streaming, já que também aceita áudio por conectividade AirPlay e Bluetooth. Com peso de 5,7kg, a estrutura inclui cápsula MM (Moving Magnet) suspensa por braço reto, segundo o fabricante, para maior transparência e abertura sonora.

O prato em alumínio fundido é tracionado por motor com sistema de correia (Belt Drive), que confere mais estabilidade às rotações (33/45 rpm) e reduz ruído causado pela vibração. Outra particularidade deste toca-discos “all-in-one” é o seu pré-amplificador de estágio PHONO integrado: pode ser conectado até a um amplificador ou receiver sem entrada PHONO, por terminais RCA LINE OUT. Pela conexão Bluetooth no MusicCast Vinyl 500, pode-se transmitir sinal a fones de ouvido wireless. Um modelo de visual semelhante, porém sem a tecnologia MusicCast, é oferecido pela Yamaha no Brasil.

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Temas relacionados:

Toca-discos Music Hall converte vinil em formato de alta definição

Toca-discos Rega com homenagem ao Queen chega em edição limitada

Chega ao país primeiro amplificador integrado (híbrido) da McIntosh

Amplificador high-end Devialet combina circuitos digital e analógico

Veja também:

[Teste] Amplificador Hi-Fi da AAT: boa relação “custo-performance

[Artigo] Bento Araújo: um arqueólogo musical e colecionador de vinil

[Artigo] Uma viagem pelos 100 anos de história do áudio

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest