Lançado novo padrão de qualidade para videogames

O HDR10+ Technologies LLC, consórcio formado por 128 empresas, está lançando na CES 2022 um novo padrão para reprodução de games em HDR (High Dynamic Range). Denominada HDR10+ GAMING, a nova norma especifica uma série de aprimoramentos a serem implantados por fabricantes de consoles e desenvolvedores de jogos.

Entre essas especificações, destacam-se sugestões que, segundo o Consórcio, partiram dos próprios desenvolvedores e de alguns jogadores. O novo padrão enumera normas técnicas relativas a luminosidade e processamento de cores nos games, estimulando as empresas a serem mais rígidas em sua aplicação. Inclui ainda o ajuste denominado SSTM (Source Side Tone Mapping), obrigatório nos consoles para entregar aos TVs e monitores um sinal HDR com calibragem refinada de brilho e cores.

A entidade diz que as mudanças significarão uma experiência mais envolvente para os usuários. Embora não cobre royalties pelo uso do padrão, que é de código aberto, o HDR10+ Licensing anunciou a criação de um grupo técnico encarregado de testar e certificar todos os produtos antes do lançamento comercial.

O padrão HDR10+ foi desenvolvido por um grupo liderado pela Samsung, que não concordaram em pagar os royalties cobrados pela Dolby para o uso do padrão Dolby Vision em filmes e séries distribuídos via Blu-ray ou streaming.

FONTE: CE Pro

Temas relacionados:

Padrão HDMI 2.1a é apresentado na CES 2022

Grandes marcas desistem de participar da CES

Samsung cria linha de TVs 4K HDR10+ mais baratos

Receiver Yamaha vem preparado para vídeo 8K e games 4K

if ( is_singular( 'product' ) ) { wc_get_template_part( 'content', 'single-product' ); } else { wc_get_template_part( 'content', 'single-product' ); }