Enel também entra no segmento de automação residencial

O Grupo Enel, de origem italiana, concessionário da distribuição de energia elétrica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, decidiu diversificar seus investimentos e está atuando também no setor de automação residencial. A divisão Enel X do grupo acaba de lançar a linha Homix Smart Home, inicialmente com lâmpadas smart e controles remotos para ar-condicionado.

O plano do grupo é explorar o segmento de Casas Inteligentes, que tem potencial para crescer em torno de 20%, segundo o diretor da Enel X, Francisco Scroffa. “A linha Homix vai ajudar os consumidores a gerenciarem melhor seu consumo de energia”, diz ele, lembrando que apenas 1% das residências brasileiras hoje possuem um sistema de automação. “A proposta da Enel X é desenvolver esse mercado e desmistificar a complexidade da automação residencial”.

As lâmpadas de led Homix utilizam o protocolo de comunicação sem fio Zigbee, funcionando de forma independente do sinal Wi-Fi na residência. São bivolt e podem ser usadas como led comum ou colorido, com temporizador e até modos de cena (“cinema”, “bedtime” etc). O preço de lançamento é R$ 189.

Já o controle Homix para ar-condicionado, também em Zigbee, permite gerenciamento remoto do aparelho, informando o índice de umidade no local e regulando a temperatura. Com preço inicial de R$ 320, possui recursos de Inteligência Artificial para “aprender” os hábitos dos usuários e programar rotinas de acionamento. Um sistema de geolocalização aciona o ar-condicionado quando o morador está chegando em casa.

Tanto a lâmpada quanto o controle podem ser acionados por aplicativo ou através do Alexa. A Enel X também está oferecendo outros acessórios de automação residencial (veja aqui).

FONTE: TI Inside

Temas relacionados:

Teste exclusivo: condicionador de energia para a casa toda

Medidor de energia e água envia alertas via automação

Artigo: Brasil ainda atrasado na geração de energias limpas

Distribuidora aposta em painéis de energia solar integrados à automação