Uma rede de sensores espalhada pela casa, e comandada por Inteligência Artificial, controlando as luzes e a temperatura nos vários ambientes. Assim pode ser descrito o sistema Embrace, da Scenario, empresa paulista especializada em soluções de automação.
Lançada em 2017, a plataforma acaba de ganhar uma importante atualização: “O usuário pode responder uma rápida pesquisa que serve de base para o sistema conhecer bem seus hábitos antes de definir as programações”, explica João Fernando Oliveira, cofundador e diretor da Scenario. É uma evolução da “Automação Baseada em Contexto”, desenvolvida pela empresa nas versões anteriores desse sistema.
“O sistema quer saber, por exemplo, a partir de que temperatura o ar-condicionado deve ser ligado ou desligado, ou qual a intensidade das luzes o morador deseja na sala quando escurece”, explica Oliveira. A partir dessas informações, um sistema de algoritmos faz os ajustes solicitados.
A plataforma Embrace, que pode ser adotada tanto em ambientes residenciais quanto profissionais, permite integrar sensores, painéis de parede (keypads) e módulos inteligentes que acionam os dispositivos da casa.
Na versão atual, é possível gerenciar somente as luzes e o ar-condicionado, mas a Scenario já trabalha no desenvolvimento de versões mais avançadas. “É o primeiro passo para a configuração automática de todos os ambientes da casa”, diz Oliveira.
Para conferir mais novidades em automação, visite o hot site Smart Home.
FONTE: Scenario
Temas relacionados:
Scenario Embrace pode automatizar luzes e cortinas via Wi-Fi
Crestron traz termostato inteligente que não precisa de bateria