Caixas sem fio são o produto de áudio mais vendido no mundo

Apesar das previsões pessimistas, o mercado de áudio teve crescimento de 4% no mundo em 2020. E o que mais puxou as vendas foram as caixas acústicas. Segundo a mais recente pesquisa da consultoria britânica Futuresource, soundbars e smart speakers foram os destaques do segmento, com crescimento de 9% e 7%, respectivamente, sobre 2019.

Enquanto as caixas acústicas inteligentes já vinham tendo maior demanda nos últimos três anos, o sucesso das soundbars é explicado pelos pesquisadores como um dos efeitos da pandemia. Antes tidas apenas como uma forma de melhorar o som da TV, essas caixas ganharam novo status com a popularização dos serviços de streaming entre usuários que passam mais tempo em casa, diz o estudo.

A pesquisa Audio Tech Lifestyles ouviu mais de 10 mil consumidores em cinco países: EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e China. E 60% dos que possuem soundbars revelaram que as utilizam também para ouvir música, quando a TV está desligada.

Outro fator apontado pelos entrevistados foi o lançamento de soundbars mais avançadas, incluindo processamento de áudio 3D com os sistemas Dolby Atmos e DTS:X. Com as plataformas de vídeo oferecendo mais filmes, séries e shows com esse tipo de sinal, aumentaram os atrativos para os consumidores adotarem soundbars.

Segundo a Futuresource, em 2020 somente 10% das soundbars à venda tinham esses sistemas, ou seja, para 2021 a previsão é de que a oferta  irá crescer mais ainda. A estimativa é que, até 2024, esse nicho de mercado cresça para 50% do total de caixas acústicas.

FONTE: Futuresource

Temas relacionados:

7 soundbars de alto padrão para melhorar o som da sua TV

Soundbar JBL tem Dolby Atmos e caixas surround sem fio

Samsung lança soundbars para acompanhar TVs 8K

Pandemia faz crescer demanda por áudio premium