Como funciona um verdadeiro sistema multiroom?

Acredite: nem todo mundo conhece as diferenças entre som ambiente e som alto!

Num verdadeiro sistema de som ambiente (ou multiroom), o áudio pode ser distribuído a vários cômodos da residência, de acordo com os hábitos da família: salas, cozinha, quartos, varanda, terraço, banheiros, lavabos e até sauna podem receber música acionada a partir de uma central multiroom, com controle independente em cada espaço. Claro, costuma-se incluir também as áreas abertas (churrasqueira, jardim, piscina) e todos os espaços de convivência.

Para entender os benefícios, basta fazer o teste: ligue o som na sala e tente ouvir no terraço, por exemplo. Será preciso elevar o volume a um nível insuportável na sala para identificar o que está tocando. Esse problema não ocorre num sistema de som ambiente. As caixas acústicas, que podem ser embutidas no teto ou na parede, são instaladas de maneira a ter seu volume controlado a partir do espaço onde atuam.

O áudio pode vir de duas ou mais fontes ao mesmo tempo, como player (BD, DVD, CD), media player (internet streaming), rádio FM ou um pen-drive. O amplificador multiroom (ou multizona) é o equipamento mais completo para sonorizar uma casa ou apartamento. Há no Brasil modelos nacionais e importados de dois a 16 canais, que podem até ser usados também num ambiente de trabalho (pequenos escritórios, consultórios, salas de espera).

Funciona como uma central, recebendo, amplificando e transmitindo sinais de áudio distintos às caixas instaladas em cada ambiente. Tão importante quanto a capacidade do multiroom atender ao número de ambientes é o modo de acionamento. Os mais avançados oferecem conexões destinadas a keypads e rede IP. Neste caso, a opção de comandar o sistema através de smartphones, tablets ou smart speakers (via assistente de voz), e a partir de qualquer lugar, é a tendência atual.

Para saber mais detalhes sobre som ambiente, do básico ao avançado, e como funcionam os amplificadores multiroom com comandos via IP – como os modelos da GR Savage, AAT Áudio, AMCP-xtend e Frahm –, baixe agora o aplicativo de HOME THEATER & CASA DIGITAL e veja a matéria completa na edição  272.

Textos relacionados:

Testando amplificador multiroom controlado por smartphone

Sala de testes: amplificador de som para 6 ambientes

Vídeo: Testando amplificador compacto para streaming

Teste: amplificador de 480W para quatro ambientes

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: