Dicas: como instalar corretamente (e sem sustos) sua TV

Por Alex dos Santos

Se você tem planos de adquirir um televisor maior, reunimos recomendações importantes para uma melhor escolha e instalação. São orientações extraídas de constantes avaliações de nossa equipe, e que vão ajudar a garantir maior qualidade e durabilidade do seu aparelho, além de conforto para toda a família. Diferente do último artigo no qual o assunto foi o tamanho de TV ideal para a sua sala, esta semana as dicas serão sobre os cuidados que se devem ter com o manuseio e instalação de uma tela grande.

TVs de até 55” podem ser simples de manusear e instalar até por uma só pessoa. Mas e quando falamos de um modelo de 65” ou 75”? Imagine então de 82” (Samsung), 85” (TCL), 86” (LG) e, finalmente, 100” (Sony)? É preciso ter conhecimento prévio do volume da embalagem e no mínimo duas pessoas (fortes) para segurar cuidadosamente a tela.

Uma TV de 100” como a da Sony, por exemplo, pesa 118,6kg, porém com a embalagem sobe para 220kg! Afora o tamanho: só a tela tem 226cm de largura por 130cm de altura e 9,8cm de profundidade, mas a caixa vai para 245 x 165 x 76cm. O próprio fabricante recomenda a atuação de uma revenda especializada para uma instalação mais bem-sucedida, por meio do seu programa Be Sony, uma parceria com algumas empresas de áudio, vídeo e automação, como a Tripé Studio, de São Paulo.

Analisar previamente no site as dimensões totais e peso bruto é essencial, inclusive a quem se dispõe a instalar sozinho. Apesar de TVs modernos serem bastante leves, displays finíssimos, como OLED e alguns LED-LCDs especiais, são os mais delicados e precisam de melhor apoio para não quebrar. Colocar corretamente as mãos no aparelho enquanto desembala é muito importante para evitar danos. É comum aparecerem pontos de vazamento de luz na tela após uma pressão exagerada na moldura em volta da TV; assim como o surgimento de pixel morto ao bater algum objeto acidentalmente na tela.

Lembre-se: danos acidentais durante a instalação não são cobertos pela garantia do fabricante. Esteja ao lado de uma superfície (cama ou mesa) acolchoada, para apoiar o painel no momento da montagem da base. Tenha perto uma chave Philips de uso geral para fixar os parafusos, sem excesso de força. Via de regra, é bem mais fácil de montar a TV em sua base (de mesa) do que no suporte de parede. Portanto, se não estiver confiante, não hesite: contrate um instalador (profissional) de áudio e vídeo.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Mais:

Dica: saiba o tamanho de TV ideal para a sua sala

Recebemos a TV OLED Panasonic 55”: o que você quer saber?

TV espelho da Dual Screen valoriza o design em projetos especiais

Mantenha o home theater seguro durante as tempestades

 

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest