HearAngel – o seu anjo da guarda auditivo

Por Alexandre Algranti*

Em 2015 um estudo da Organização Mundial de Saúde apontou que 1,1 bilhão (!) de adolescentes e jovens adultos na faixa entre 12 e 35 anos corriam o risco de perdas auditivas devido ao uso não seguro de dispositivos de áudio móveis (50%) e a *exposição a níveis perigosos de pressão sonora em locais públicos (40%).

Em resumo, o estudo recomendou:

  • limitar a exposição a 85 dB SPL a 8 horas por dia
  • manter o volume baixo, fazer pausas periódicas e restringir o uso de dispositivos pessoais de áudio por uma hora
  • utilizar protetores e fones com cancelamento de ruídos em locais públicos
  • realizar exames auditivos regularmente
  • utilizar aplicativos para monitorar os níveis e os tempos de exposição

Eis que surge o aplicativo HearAngel (www.hearangel.com),  um anjo da guarda auditivo que monitora a audição e avisa do perigo iminente de sobre exposição sonora e que permite monitorar e controlar os hábitos auditivos dos mais jovens. Pense em um aplicativo de dieta e disciplina sonora.

O aplicativo disponível para Android segue a recomendação 85/8  – oito horas de exposição diária a 85 dB SPL – denominada “Daily Sound Allowance” (DSA), uma “dose sonora diária”, e pode controlar a exposição automaticamente.

A idéia por trás do DAS é que quanto maior a pressão sonora,  menor  a janela de tempo de exposição segura.

Para enfatizar a urgência da adoção de práticas de boa saúde auditiva, um simulador de tinnitus e perda auditiva de altas frequências disponível no site da empresa dá uma ideia do horror que são esses males para os amantes da música. Vale a pena acessar.

1,2,3 testando

Com uma interface bem intuitiva, o aplicativo permite especificar os níveis “Warning”, “Danger” e “DSA” em dB SPL, notificando o usuário quando forem excedidos, e oferece três opções de controle automático de volume “Level”, “DSA” e “Time”.

O ponto forte deste aplicativo está no modo “Parental Control” que permite definir os parâmetros acima em um dispositivo móvel de uma criança e protege-los através de uma senha.

Uma vez ajustado, o aplicativo exibe um gráfico similar a de um tacógrafo exibindo em tempo real o nível instantâneo em dB SPL, podendo filtrar os dados no modo “Last Minute”, “Last Hour”, “Today”, “This Week”.

Usei o HearAngel por duas  semanas no celular Samsung S9+ com um fone Audio-Technica ATH-M50x que consta na biblioteca de fones calibrados.  Sua operação é transparente e não afeta a qualidade sonora dos fones.

Para minha surpresa esgotei a minha dose diária em apenas 18 minutos na primeira utilização… Então aos poucos fui me adequando como no início de uma dieta, onde consegui um máximo de uma hora e meia antes de voltar aos meus hábitos auditivos pouco ortodoxos.

Veredito

O HearAngel é uma ferramenta excelente para proteger a audição dos mais jovens, dando aos pais maior controle sobre um aspecto importante da saúde geral.

Quanto aos adultos, o aplicativo dá uma ideia do estrago sonoro já causado pela exposição aos altos níveis de pressão sonora, uma vez que os níveis de operação recomendados podem soar um pouco baixos.

Talvez  a notificação pudesse ter um componente sonoro, tipo o Ozzy Osbourne falando algo como “abaixa, querido” ou “abaixa filho da &%[email protected] !”.

Tecnologias como a do HearAngel deveriam ser mandatórias antes que criemos uma geração de jovens adultos surdos.

Jogo rápido com Stephen Wheatley

Conversei com Stephen Wheatley, co-fundador da HearAngel sobre prevenção da saúde auditiva e o que fazer com os pais que levam os seus filhos pequenos a eventos com altos níveis de pressão sonora.

Alexandre Algranti – O que levou ao desenvolvimento do Hear Angel ?

Stephen Wheatley – Sofro de perda auditiva e tinnitus causados pelo Led Zeppelin, o The Who e outras bandas de rock, motociclismo e tiro ao alvo com espingardas.

Conheci os co-fundadores da HearAngel ha nove anos atrás quando fiquei muito interessado nas idéias deles sobre a proteção de usuários de fones de ouvido. Então formamos a empresa LimitEar para desenvolver tecnologias de proteção a audição para usuários profissionais de fones de ouvido.

No segmento profissional vendemos nossos produtos diretamente para os usuários finais e somos um fornecedor OEM para a Sennheiser.  Já a BBC é um dos nossos maiores clientes.

Depois de cinco anos no segmento profissional nós percebemos que as pessoas que utilizam fones de ouvido para diversão corriam um risco significativo de danos auditivos então decidimos explorar a ideia de desenvolver um aplicativo simples para habilitá-las a proteger a sua audição. Esta ideia se tornou o HearAngel, um aplicativo grátis para o sistema Android disponível para download na Play Store.

AA – Existem planos de licenciar esta tecnologia para fabricantes de fones de ouvido ?

SW – Com o crescimento do segmento de smart headphones sem fio os fabricantes podem incorporar  as características de proteção do HearAngel  em seus produtos. A recém publicada norma de segurança de produtos IEC 62368-1:2018 recomenda  que todo aparelho de telefonia móvel contenha um software de proteção baseado em dosagens o mais rápido possível. Estamos negociando o licenciamento do HearAngel com vários fabricantes de fones e aparelhos então devemos ver sua adoção durante o ano que vem.

AA – O que a indústria do áudio deve fazer para ajudar na divulgação da questão da saúde auditiva ?

SW – Não posso falar pela indústria mais imagino que ela tem que decidir se ela quer permanecer como parte do problema ou se tornar parte da solução. Atualmente a maioria não está tratando das preocupações dos seus clientes. Dentre as raras exceções estão a Beyerdynamic  com o seu aplicativo de monitoração de uso MIY e a Puro com seus fones com limitação de nível. Uma pesquisa conduzida para nossa empresa com estudantes da University College em Londres com mais de 600 entrevistados demonstrou que cerca de 70% dos usuários de fones de ouvido estão cientes dos riscos a sua audição mais não tem quaisquer ferramentas para protegê-la. Então se a indústria quiser fazer parte da solução ela deve considerar como prover dispositivos de proteção.

AA – Qual a idade recomendada para que as crianças começarem a utilizar dispositivos de áudio portáteis ?

SW – Esta é uma pergunta muito interessante para ser respondida pelos profissionais de saúde. Em uma pesquisa que conduzimos com pais de crianças nós ficamos surpresos em constatar que alguns deles estavam dando dispositivos e fones para crianças com três anos de idade sem qualquer controle ou supervisão.

AA – Os pais que levam os seus filhos pequenos a shows e feiras muito ruidosos deveriam ser fuzilados ou enforcados ?

SW – Não sou fã da pena capital. Creio que existe a responsabilidade dos promotores destes eventos em alertar aos pais dos riscos a audição das crianças antes da admissão e talvez fornecer protetores para crianças abaixo de uma certa idade.

AA – Qual o limite para ouvir música de forma segura ? Eu ouço música todo dia e tento maneirar no volume…

SW – As recomendações de audição segura sugerem que dependendo do programa que você esteja ouvindo, você pode ouvir a um nível de 94dB SPL por uma hora por dia. Lembrando que um podcast por exemplo tem pouca energia e pode ser ouvido por mais tempo, enquanto que a música eletrônica tem mais energia então o tempo deve ser menor.

Em uma situação doméstica normal 94dB SPL é muito alto, o problema ocorre quando você está em uma área com alto nível de ruído ambiente como um vagão de trem ou metrô. O alto nível de ruído torna difícil ouvir a música então você reage aumentando o volume.

A melhor forma de lidar com isto é usar fones com cancelamento de ruído. Você pode ouvir em um volume bem mais baixo e assim prolongar o tempo de audição de duas a três vezes.

AA – O que está rolando na sua playlist ?

SW – Ouço mais a podcasts. Minha seleção musical depende do meu estado de ânimo e está dividida entre rock e música clássica europeia.

Obrigado Stephen e sucesso com o HearAngel. Prometo começar a usar…

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest