Projetor SIM2 Crystal Cube

projDentre as marcas de projetores de vídeo ao redor do mundo, poucas levam tão a sério a combinação “design e desempenho” como a italiana SIM2. O cuidado com o acabamento e a construção de modelos high-end, especialmente os tecnologia DLP de três chips, ainda quebram paradigmas e continuam a ser referência no segmento. Embora faça parte da linha Domino (entrada), o Crystal Cube é um compacto, porém, sofisticado projetor Full-HD de um chip com desenho cúbico e coberto, inclusive a lente, por uma estrutura em vidro de alta densidade.

Design em vidro

Seu visual elegante e “clean” foi pensado para harmonizar com qualquer estilo de decoração; estando disponível nos tons branco e preto. De acordo com a empresa, a opção pelo cristal se deve tecnicamente a sua boa resistência às altas temperaturas e arranhões, se mantendo novo por muito mais tempo.

Apenas três leds superiores mostram status de funcionamento, enquanto na traseira uma porta oculta as conexões do aparelho.

Dentre as quais: duas HDMI – com adaptadores 90 graus para não danificar cabo e conector –, USB (atualização) e variadas entradas analógicas, incluindo S-Video praticamente extinta em tempos atuais. Na parte inferior, botões giratórios de difícil acesso para ZOOM e FOCO, além de pezinhos rosqueáveis de borracha siliconada que ajudam no melhor posicionamento frente à tela.

Dois controles iluminados

Todas as configurações de imagem devem ser feitas somente pelo controle remoto. Isso explica a presença de dois ótimos controles na embalagem, um de cor branca e outro preta, com teclas grandes e iluminadas para chamar as principais regulagens e funções, como 3D e FREEZE (congelamento de imagem).

Instalação

O Cube pode ser instalado no teto, sobre rack ou atrás de uma tela translúcida (retroprojeção). Uma vez posicionado o projetor na altura correta com o centro da tela, não foi preciso recorrer aos ajustes KEYSTONES HORIZONTAL/VERTICAL. Conseguimos abertura de 92”, em distâncias entre 4m2 e 2m8 – com o zoom óptico variando em até 1.49x. Na primeira vez, o usuário não vai achar muito prático e rápido esse enquadramento, vez que o giro de ZOOM fica exatamente sob o projetor.
Assim como em outros modelos, o ZOOM DIGITAL e o SHIFT H/V acessados pelo controle remoto aproximam e deslocam a imagem respectivamente, mas sem resultar em efeitos físicos no enquadramento. Para não perder informações nas laterais, melhor é não utilizá-los.

Ajustes

Os bons modos de imagem retribuem o tempo gasto na etapa inicial. São oito presets, sendo que tanto USER como MOVIE apresentaram regulagens parecidas com a nossa calibragem THX e foram perfeitos para filmes com a sala totalmente escura. Já o modo TV se diferencia pela temperatura de cor NORMAL e pode ser usado para ver programas durante o dia, desde que haja um controle mínimo de luz no ambiente.

Os ajustes fixos de GAMMA permitem comandar só a iluminação das cenas escuras, sem a necessidade de alterar manualmente valores de brilho e contraste. Mas se você busca a perfeição ao seu modo, as configurações avançadas de BALANÇO DE BRANCO e GERENCIAMENTO DE COR, em sete segmentos, deste aparelho serão indispensáveis. Preferimos manter a potência da lâmpada sempre em modo NORMAL.

3D ativo

Dentre os acessórios, não há óculos 3D. Uma falha. Por outro lado, o Cube possibilita visualizar conteúdos 3D de qualquer origem (lado/lado, cima/baixo, quadros sequenciais…), através de óculos ativos de duas tecnologias: DLP-Link e infravermelho.

Óculos DLP-Link pode ser interessante para games, mas para filmes o do tipo IR é mais recomendado, já que não afeta a qualidade de preto e pode ser encontrado a preços acessíveis de vários fabricantes.

Avaliação

Se ao olhar as características do Cube lhe passa a impressão de ser mais um projetor DLP compacto como qualquer outro, esqueça. Apesar do tamanho, o Cube se mostrou especial logo na calibragem. As gradações de cinza são amplas e variáveis entre níveis baixos de cinza e altos de branco. O resultado disso nos filmes se traduziu em maior nitidez nas cenas escuras, onde era possível perceber com exatidão o contorno de objetos, vestuários e fios de cabelo.

Foi a primeira vez que vimos o seriado House of Cards(Netflix/1080i) através de um projetor de vídeo. Diferente de um TV LED-LCD, onde o “efeito halo” da maioria dos paineis prejudica o contraste, no Cube os tons negros foram bem mais intensos, com detalhes sutis exibidos de maneira precisa em meio às imagens escuras.

Caso semelhante ocorreu com Sin City (BD/1080p), cuja fotografia sem cores intencionalmente contrastada revelou minucias em cenários noturnos carregados de preto (clique aqui para ver um trecho). Filmes como O Espetacular Homem Aranha 2 (BD/1080p) nos ajudaram a conhecer a boa definição em imagens rápidas, sem interferências de cor, como as que ainda existem em alguns projetores DLP de um chip.

Já na animação Como Treinar o Seu Dragão 2(BD/1080p/3D), o Cube apresentou imagens brilhantes, mesmo durante o dia, combinando uma reprodução de cores vivas e bastante atraentes.

FICHA TÉCNICA

MODELO: projetor SIM2 Crystal Cube
TECNOLOGIA: DLP
RESOLUÇÃO: 1.920 x 1.080p
BRILHO: 2.300 ANSI Lumens
ABERTURA DE TELA: 50” a 180”
CONEXÕES: HDMI (2), componente, RGB, S-Video, composto, RS-232, USB (2), Trigger 12V
DIMENSÕES (L x A x P): 31 x 19 x 31cm
PESO: 9kg
LÂMPADA: 200W UHP 2.000 horas (modo Normal) a 3.000 (modo Eco)
RUÍDO: NF
CONSUMO: 260W (máximo)
GARANTIA: 1 ano
PREÇO SUGERIDO: R$ 25.900
FABRICANTE: www.sim2.com
DISTRIBUIDOR: www.sommaior.com.br

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest

%d blogueiros gostam disto: