
Chegaram oficialmente ao mercado brasileiro no final de 2025 os novos subwoofers da marca canadense Paradigm, modelos S10 e S12 (foto acima), da linha Defiant. Distribuídos pela Audiogene, são opções de custo mais acessível para quem busca ampliar o impacto sonoro tanto em filmes quanto música e games.
Um dos diferenciais dessa nova linha de subs é a compatibilidade com o sistema de correção acústica da Anthem, fabricante de receivers e amplificadores que pertence ao mesmo grupo da Paradigm. Instalando num computador o software ARC (Anthem Room Correction), o usuário pode conectar um microfone de calibragem Anthem – vendido separadamente – para analisar o ambiente e encontrar a melhor configuração de graves (veja aqui como funciona).
Alta potência e pés anti-vibração

Os dois subs Defiant possuem amplificadores da série Ultra Class-D, exclusivos da Paradigm, com alta potência e saída: 800W contínuos (1.200W de pico) no modelo S12; e 500W (1.000W peak) no S10 (foto). Ambos contam ainda com pés anti-vibração exclusivos da marca, desenhados para melhor controle das baixas frequências.
Os falantes da série S são construídos a partir de outra patente da Paradigm, chamada S-PAL (Satin-Anodized Pure Aluminum), que, segundo o fabricante, amplia a excursão do woofer sem comprometer a velocidade e a clareza da reprodução.
Os gabinetes são feitos de MDF com espessura de 1” e estrutura interna ultra-rígida para eliminar ressonâncias. O gabinete selado pode ser instalado em qualquer ponto da sala, caso o usuário queira usar a conexão sem fio – um transmissor wireless acompanha o aparelho, operando numa frequência específica da faixa 2.4GHz.
Inclui ainda entrada balanceada XLR e modos DSP de ajuste fino, inclusive a partir do app Subwoofer Control, da Paradigm. A resposta de graves é especificada em 18Hz para o S10 e 16Hz para o S12.
Para mais detalhes sobre esse lançamento, visite o site oficial.
FONTE: Paradigm
Veja também:
Novo subwoofer Paradigm foi pensado para embutir na parede
Saiba como ajustar os graves para mais impacto, e sem distorção
Novos receivers JBL podem sonorizar ambientes sem fio
Subwoofers slim da AAT são feitos para caber em pouco espaço
