Por Paulo Gustavo Pereira*
THE LAST OF US (2023-2025)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Assistindo à 2ª Temporada, é possível entender que o sucesso da 1ª não foi por acaso. O drama desse futuro apocalíptico, onde um fungo transformou os seres humanos em bestas violentas, vai muito além da ficção científica. A série foca na relação entre Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey). Joel é contratado para levar Ellie até uma unidade que sobrou do exército americano, para que possam estudar o sangue da garota, que é imune ao fungo. Depois de conseguirem escapar de vários pesadelos ao vivo, a dupla começa a viver numa das últimas cidades da resistência. Um plano de vingança contra o passado de Joel está em andamento, ao mesmo tempo em que a cidade sofre um assustador ataque dos infectados. É uma temporada tensa e, para muitos dos fãs do game, chocante. Não apenas pelo confronto com os infectados, mas por decisões que transformarão Ellie em muito mais do que a possível salvadora da Humanidade.
AGENTE BUTTERFLY
(Butterfly, 2025)
Gênero: aventura (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Se você está procurando uma série de ação, que lembra os melhores filmes de Jason Bourne, aqui está. É uma adaptação dos quadrinhos que mostra Rebecca (Reina Hardesty), uma das mais eficientes assassinas da Caddis, uma agência privada de espionagem. Durante uma de suas missões, Rebecca descobre que seu pai, David (Daniel Daer Kin), dado como morto há quase dez anos, está vivo e quer que ela saia da Caddis. Em conflito e assustada com a descoberta, ela aceita fugir com o pai, que vai revelar o motivo de ter simulado a própria morte. Assim como numa criação de Robert Lundlun, como as aventuras de Jason Bourne, a série mantém a tensão constante. A trilha sonora composta por Min He e Curtis Green ajuda a criar a tensão necessária, assim como John Powell fez para o filme Identidade Bourne.
CHEFE DE GUERRA
(Chief of War, 2025)
Gênero: aventura épica (1 temporada, 9 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
A história da formação do Havaí vem antes daquele arquipélago paradisíaco no Oceano Pacífico que virou estado norte-americano em 1959. O arquipélago estava dividido há séculos, com os moradores cada um defendendo seu território. Até que uma antiga profecia se confirmou: das violentas guerras entre as tribos, nasceria um guerreiro que unificaria o povo criando uma Nação. Assim é a saga do jovem guerreiro Ka’iana (Jason Momoa), que descobre os planos do rei Kahekili: conquistar cada uma das ilhas para se tornar o supremo rei do Havaí. Além da fotografia realçando o que já conhecemos das belezas naturais da região, os produtores fizeram questão de utilizar o idioma local. Para Momoa, que já teve de aprender uma língua estranha em Game of Thrones, falar havaiano foi muito mais tranquilo… Enfim, a série é uma belíssima aula de história, sobre um lugar que já foi palco para grandes momentos da TV como Lost e Hawaii 5-0.
O CONTO DA AIA
(The Handmaid’s Tale, 2017-2025)
Gênero: drama (6 temporadas, 66 episódios)
Onde assistir: Paramount+, Disney+, Globoplay ou Prime Video (trailer)
Quando escreveu a saga de Ofred, uma jovem vivendo numa parte dos EUA que se transformou numa ditadura fundamentalista, Margareth Atwood talvez não imaginasse tamanho impacto na adaptação para a TV. Disponível em várias plataformas, a história chega ao fim ainda com muitos atrativos. Na ditadura de Gilead, Ofred é obrigada a ser uma espécie de concubina do Estado, por ser jovem e fértil. Nesta última temporada, ela volta a usar seu verdadeiro nome (June) e foge para o Alasca junto com Serena, que foi sua “dona” enquanto estava presa. É uma temporada repleta de tensão, pois o golpe que derrotou o governo pode causar uma reviravolta na história do país, e na própria história de June. Emoção e cenas fortes, muito além do que se poderia esperar de um final de série. Muito justas as dezenas de prêmios que conquistou, incluindo Globo de Ouro e o Emmy de Melhor Drama, além de Melhor Atriz para Elizabeth Moss.
FORÇA POLICIAL INDIANA
(Indian Police Force, 2024)
Gênero: policial (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
O cinema indiano já é um dos mais festivos e criativos. Mas o que hoje chama a atenção são suas séries, que fogem do padrão convencional de temática e de desenvolvimento dramático. Eles não escondem que são um país de 3º Mundo, com a pobreza nas ruas já exibida na série Jogos Sagrados (2018, Netflix). Ou a luta de um policial para conseguir moradia melhor no meio de uma crise de violência, no drama Homem de Família (2019, Prime Video). Essa nova produção aborda o heroísmo sem limites da polícia de Nova Delhi, capital do país. Os agentes Kabir e Vikram investigam uma série de explosões provocadas por Zarar, um terrorista da etnia Mujahidin. Com muita adrenalina, a série mostra que essa força policial não admite fracasso.