Por Paulo Gustavo Pereira*

SPARTACUS: HOUSE OF ASHUR (2025)
Gênero: épico (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: MGM+ (trailer)
A história do escravo que se tornou gladiador, e liderou uma revolta contra o Império Romano, foi retratada no clássico Spartacus (1960, Apple TV+), dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Kirk Douglas. Em 2010, a MGM produziu a série Spartacus (disponível no Prime Video) sobre o escravo se tornando um fenômeno das arenas, e seus primeiros passos para se transformar no líder da revolta dos escravos contra os romanos. Agora, é a vez de contar a história de Ashur, um escravo que sobreviveu à erupção do Vesúvio e criou sua própria casa para a formação de gladiadores. Mesmo sabendo como sobreviver na arena, Ashur precisa enfrentar a luta política do Império para conseguir valorizar sua Casa. A série retoma o que chamou a atenção em 2010, com cenas graficamente bem elaboradas, e violentas, das lutas nas arenas, bem como as relações íntimas entre gladiadores e os políticos romanos (esposas incluídas). Tem emoções fortes, erotismo e reviravoltas a cada novo episódio.

THE NOWHERE MAN (2025)
Gênero: (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
A vida não tem sido muito boa para o ex-soldado das forças especiais sul africanas, conhecido apenas como Lukas (Bonko Khoza). Sofrendo de TEPT (Transtorno de estresse pós-traumático), ele tenta reconstruir lentamente sua vida, andando pelas ruas e favelas de Johannesburg, como catador de lixo. Apesar de tentar deixar o passado para trás, Lukas acaba cruzando o caminho do crime organizado, quando salva uma família de ser assassinada. Ele sabe que agora, é uma questão de tempo, dos criminosos voltarem para tentar acabar o serviço. O que eles não contavam é que Lukas decide entrar no jogo sem ser convidado, para deixar de lado seus próprios traumas para proteger aqueles que ama. É uma jornada violenta para lidar com sua nova vida e se reconciliar com o passado. É uma produção original, com ação e drama urbano, com um catador de lixo com habilidades especiais, com protagonista. Algo bem diferente e que vale a pena conhecer.

FILM CLUB
Gênero: (X temporada, X episódios)
Onde assistir: Filmelier+ (trailer)
Quando a vida lhe traz limões, faça uma limonada. Assim a jovem Evie (Aimee Lou Wood) estava levando sua vida, sem sair de casa há pelo menos seis meses. Seu único dia da semana em que encontra um pouco de alegria é quando organiza o clube de cinema na garagem da casa da sua mãe, junto com seu melhor amigo, Noa (Nabhaan Rizwan). Os filmes escolhidos para essas sessões, geralmente são comédias românticas que Evie e Noa curtem há muito tempo. Essa relação vai ficar mais complicada, quando Noa informa à amiga que vai se mudar de cidade, para um novo emprego. A única certeza que os dois tem com essa notícia, é que precisam deixar de lado o fato de que são muito mais do que amigos e que precisam assumir essa relação amorosa. Uma divertida comédia romântica produzida no Reino Unido, com um pouco do humor irônico britânico, e uma dupla de protagonistas que sabe muito bem conduzir essa relação aparentemente muito singela.

LUTHER (2010-2019)
Gênero: (5 temporadas, 20 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
John Luther é o inspetor-chefe da nova unidade de Crimes Graves da Polícia de Londres. Sua obsessão em resolver os crimes quase o deixa fora do trabalho, quando um de seus psicopatas acaba acidentalmente morrendo no final de uma dura investigação. Afastado das ruas, Luther esbarra em outro caso relacionado com a morte de um casal de idosos, reportado por sua filha Alice Morgan (Ruth Wilson). Ele percebe que a jovem pode ser a responsável pela morte do casal, iniciando uma disputa entre a mente de uma psicopata e um investigador obsessivo. A série, produzida e exibida pela BBC em 2010, tornando-se um sucesso nos países onde foi exibida e transformando Idris Elba num astro da telinha. São cinco temporadas explorando vários casos, a vida pessoal de Luther e um dos momentos mais interessantes da série, quando ele se une a Alice para descobrir um outro psicopata atuando em Londres. Uma boa série de detetive como nos clássicos de Sherlock Holmes e Hercule Poirot.

