Por Paulo Gustavo Pereira*
INDOMÁVEL
(Untamed, 2025)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
As primeiras cenas são tão eletrizantes quanto a abertura do filme Risco Total (1994), com Sylvester Stallone (Apple TV+). Dois alpinistas estão escalando o famoso desafio vertical El Captain, no Parque Yosemite, Califórnia, quando o corpo de uma jovem cai sobre eles. O corpo fica dependurado ali até a chegada de Kyle (Eric Bana), agente do Serviço de Parques Nacionais. O que aparentemente parecia suicídio transforma-se num caso de assassinato, quando o agente descobre que a garota foi atingida por tiro. A série, contudo, não é apenas sobre a investigação de assassinato, mas um raio X da própria vida de Kyle e os eventos do passado que mudaram seu destino. Tudo graças à parceria entre Mark L. Smith e sua filha Elle, roteiristas de peso em Hollywood. Mark é o responsável pelo texto de O Regresso (2015, Disney+), filme que deu o Oscar de Melhor Ator a Leonardo DiCaprio. Indomável foi produzida como minissérie, mas o sucesso foi tão grande que a Netflix deu sinal verde para mais uma temporada. O australiano Eric Bana já fez filmes de certo sucesso, como Munique (2005, Apple TV+) e Tróia (2004, Prime Video). Papel importante também é o de outro australiano, o veterano Sam Neill, das sagas Jurassic Park e Jurassic World.
O INSTITUTO
(The Institute, 2025)
Gênero: suspense (1 temporadas, 8 episódios)
Onde assistir: MGM+ (trailer)
Existe um lugar para onde vão todas as crianças e adolescentes que demostram certo tipo de poder mental. Ele é o “Instituto”, comandado pela Sra. Sigsby, aonde essas crianças chegam para ser orientadas. Luke (Joe Freeman), por exemplo, foi raptado de sua casa durante a madrugada e nem sabe se seus pais estão vivos. No Instituto, o garoto é submetido a sessões de tortura para revelar seu tipo de poder mental. O que não contavam é com a determinação de Luke e outros jovens residentes, de não se submeter aos maus-tratos e organizar uma fuga. Essa é uma das mais recentes obras do mestre do suspense e terror, Stephen King, baseada no livro homônimo publicado em 2019. Tem o conhecido clima de medo e tensão criado pelo autor, e até cenas que lembram Carrie – a Estranha (1976, Prime Video), um de seus maiores sucessos. A veterana Mary-Louise Parker, que faz Mrs. Sigsby, já brilhou em filmes como Tomates Verdes Fritos (1991, Looke), O Cliente (1994, Disney+) e mais recentemente Operação Red Sparrow (2018, Disney+).
SANDMAN (2022-2025)
Gênero: super herói (2 temporadas, 23 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Mesmo você não conhecendo a origem de Morpheus, o “Sonho”, a 2ª Temporada do personagem icônico – criado por Neil Gaiman para os quadrinhos da DC Comics – aborda um momento importante da série. “Sonho” é uma das sete entidades cósmicas conhecidas como Perpétuos (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desespero, Desejo e Delírio). No passado, ele se apaixonou por “Nada”, só que a paixão se transformou em tragédia e a moça foi para o inferno. Decidido a corrigir esse erro, Sonho decide ir ao inferno para pedir que Lúcifer a liberte. Mas Lúcifer já disse que faria de tudo para acabar com Sonho. Numa mistura de fantasia e mistério, essa nova temporada coloca em xeque os próprios sentimentos de Sonho em relação a sua antiga paixão. Será que seu sacrifício valerá a pena? O inglês Tom Sturridge, já visto em Irma Vep (2022, HBO Max) e Longe Deste Insensato Mundo (2015, Disney+), é quem faz o “Sonho”. No elenco, o veterano Mark Hammill, de Star Wars.
QUINTA DIMENSÃO
(The Outer Limits, 1963-65)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 49 episódios)
Onde assistir: Darkflix (trailer)
Agora uma dica para quem é fã de séries antigas. Esta é um clássico da ficção científica dos anos 1960, quando as antologias dramáticas eram muito populares e, na prática, fáceis de produzir. Com o sucesso de Além da Imaginação (Twilight Zone, 1958), de Rod Serling, o produtor e roteirista Leslie Stevens criou uma série bem avançada para a época. Os episódios abordavam desde invasões alienígenas, avanços tecnológicos e futuros alternativos. Na primeira parte, são 16 episódios que colocam o espectador como testemunha ocular de extraordinários eventos que causavam temor sobre o desconhecido. Na inigualável abertura, o locutor diz: “Não existe nada de errado com seu televisor. Nós estamos controlando a transmissão”. Entre os episódios, destaque para Arquitetos do Medo: cientistas desenvolvem um plano para unificar as nações durante a Guerra Fria, criando um inimigo único da Humanidade. O episódio serviu de inspiração para Alan Moore criar a minissérie em quadrinhos Watchmen, adaptado para o cinema em 2009 (Apple TV+).