O GUIA DE TVs 4K E 8K (veja aqui), publicado na semana passada, deixou claro: nunca o consumidor brasileiro teve acesso a tantos modelos de TV com qualidade superior.
Seja qual for a faixa de preço ou o tamanho de tela desejado, as opções disponíveis atendem a todos os perfis de usuários.
Enfim, acabou aquela história de as melhores TVs serem lançadas primeiro nos EUA, Ásia e Europa e só bem depois desembarcarem no Brasil.
E, quando se fala em qualidade de imagem, um critério muito comum entre os profissionais da área é que, se uma TV é boa para games, será ótima para se assistir a todos os outros tipos de conteúdo.
Quais são os critérios para escolher
Isso porque somente os melhores processadores conseguem reproduzir fielmente toda a variedade de cores, velocidade de resposta e de movimentos exigidos pelos gamers. E, hoje, o que faz realmente a diferença entre as TVs é o desempenho do processador.
Levando isso em conta, preparamos um roteiro com base nas TVs já lançadas neste ano e em algumas de 2024 que continuam em linha. Em tempo: a Samsung, líder de mercado, ainda não lançou suas linhas premium para 2025.
Antes de listar os modelos mais recomendados, vale a pena rememorar os critérios mais importantes que se deve analisar ao escolher uma TV para jogos. Anote:
Conexão HDMI 2.1 – Para melhor fluidez e estabilidade do sinal, esse é um requisito fundamental, principalmente para quem gosta de games em alta resolução (4K a 120Hz). Se você possui um Xbox Series X, PlayStation 5 ou um PC padrão gamer, HDMI 2.1 é obrigatório. No GUIA DE TVs 4K E 8K, indicamos quais modelos possuem essa entrada.
Frequência (também chamada Refresh Rate, “taxa de renovação” ou “taxa de atualização de tela”) – Indicada em Hertz, é a especificação que define quantas vezes a TV faz a leitura de cada quadro da imagem. A maioria trabalha na frequência de 60Hz, mas para games 4K exige-se 120Hz (ou seja, o dobro). Significa que cada quadro é lido pelo processador 120 vezes por segundo! Confira no GUIA DE TVs 4K E 8K quais são os modelos de 120Hz.
VRR (Variable Refresh Rate) – TVs com esse recurso são preparadas para lidar com taxas variáveis da fonte de sinal (console, PC etc). Há modelos que sobem a frequência para 144Hz ou até 165Hz com essa finalidade. Isso elimina problemas como imagens cortadas ou “engasgadas”.
Latência (Input lag) – Indica o tempo de atraso na resposta aos comandos do jogador. Claro, quanto mais baixo esse índice, melhor a performance durante o jogo, pois a demora “trava” os movimentos e a concentração, além de prejudicar a fluidez das imagens. A latência é indicada em milissegundos (ms) e, de modo geral, considera-se aceitável um índice de 10ms; mais alto do que isso, melhor evitar.
ALLM (Auto Low Latency Mode) – Serve para facilitar o ajuste de latência. A TV identifica o jogo automaticamente para adequar as respostas aos comandos.
Recursos adicionais
Estes são recursos de algumas TVs que otimizam o desempenho durante os jogos. Não são essenciais, mas oferecem comodidades que alguns jogadores valorizam:
G-Sync – Processamento desenvolvido pela Nvidia, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, que sincroniza a TV com a frequência em que o jogo foi criado.
FreeSync – Similar ao G-Sync, foi desenvolvido pela AMD, outra importante fabricante de chips.
Dolby Vision – Esse padrão já existe em muitas TVs para reprodução de filmes e séries codificados pelas normas da Dolby. Algumas TVs estendem o recurso para games que trazem na ficha técnica o logotipo “Dolby Vision”. Indica que o jogo apresenta melhor tratamento de brilho e contraste. Detalhe: PlayStation não é compatível com Dolby Vision.
Lista das melhores TVs
Evidentemente, TVs mais avançadas realizam todas essas operações com maior eficiência. São também as mais caras e, portanto, é preciso analisar o custo-benefício. Se você é um jogador inveterado e gosta dos games mais sofisticados, deve optar por uma TV que traga todos os recursos acima.
De modo geral, pode-se afirmar que as TVs OLED são as que mais se aproximam desse ideal. Mas a escolha depende do que pretende cada usuário. Veja:
LG OLED evo C5 e G5 – Nova linha da marca coreana, em tamanhos de 55” a 83”, traz entradas HDMI 2.1, Dolby Vision para jogos a 120Hz e ajustes de imagens em movimento por IA.
LG OLED evo C4 – Linha 2024 ainda disponível no mercado, tem basicamente os mesmos recursos, mas seu processador não é tão avançado. E o preço, claro, é bem mais baixo (veja o teste).
Samsung QD-OLED S90D – Esse tipo de TV (de 48” a 83”), tem maior luminosidade que as OLED, o que é uma vantagem para quem gosta de jogar em sala iluminada. Além disso, traz Motion Xcelerator 144Hz, para melhorar o desempenho em jogos com muito movimento; tela anti-reflexo (Glare-free); e Ultrawide, que amplia a proporção da tela para até 32:9. A Samsung tem ainda a linha S95D, um pouco mais sofisticada (veja o teste).
LG OLED B5 – Versão de entrada da LG, em 55”, 65” e 77”, destaca-se pelo preço mais acessível. Traz a maioria dos recursos da linha C5.
Samsung Neo QLED QN85D – Lançada em 2024, esta série (55”, 65”, 75” e 85”) está entre as mais vendidas da marca. Seu processador ainda dá conta da maior parte dos recursos das OLED (com exceção do contraste). Veja aqui o vídeo do teste realizado por nossa equipe.
Samsung QLED Q70D – Também 2024, está disponível em 55”, 65” e 75”, com quase todos os recursos da Neo QLED e preço bem atraente.
Samsung QLED QEF1 – As duas principais vantagens dessa série 2025 (43”, 50”, 55”, 65” e 75”) estão no uso mais intensivo da IA nos ajustes e processamentos; e na maior oferta de jogos na nuvem, como GeForce Now e Xbox Game Pass.
TCL QD-MiniLED C755 – Por enquanto a top de linha da marca chinesa (sem contar o modelo de 115”, que só é vendido por encomenda), essa ótima TV pode ser encontrada em tamanhos de 65”, 75” e 85”. Entre seus recursos gamers, destacam-se Dolby Vision IQ (que ajusta a imagem conforme o ambiente), acelerador de 120Hz, VRR 144Hz, captura da tela (para compartilhar com amigos online), áudio Dolby Atmos 6.2.2 canais e DLG (Dual-line Gate 240Hz), que amplia artificialmente a frequência, mas reduzindo a resolução de 4K para 1080p. Confira aqui o nosso teste.
Hisense MiniLED U8N – Para quem se dá bem com imagens de altíssimo brilho, eis aí uma das TVs de maior capacidade atualmente. Seus picos são especificados em 2.000 nits, o que é enganoso porque leva em conta o brilho somente em alguns pontos da tela e por frações de segundo. De qualquer forma, seu impacto visual (tem 85”) com a luminosidade do backlight de minileds, é maior num ambiente iluminado. Outra vantagem é a latência, que pode baixar até 6 milissegundos. A Hisense oferece ainda o modelo U6N, de 55”, com desempenho razoável.
© HT & CASA DIGITAL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS