Ao mesmo tempo em que continua caindo o número de assinantes de TV paga, vai aumentando a quantidade de residências com acesso aos serviços de streaming no Brasil.
Essa é uma das conclusões da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada na semana passada pelo IBGE. Clique aqui para ver o documento na íntegra.
O levantamento anual mostra que, dos 80,1 milhões de domicílios existentes no país, 93,9% (75,2 milhões) possuem pelo menos um aparelho de televisão.
Acesso a tecnologias
Como vem fazendo desde 2022, o IBGE agora detalha melhor o acesso dos brasileiros a tecnologias de comunicação. Pelos novos dados, verifica-se que subiu de 68,5 para 71,3 milhões o número de lares com TVs de tela fina, enquanto os que ainda utilizam TVs de tubo diminuíram de 6,8 para 5 milhões.
A nova PNAD destaca também a evolução do acesso à TV por assinatura e aos serviços de streaming. No primeiro caso, houve queda de 0,9 ponto percentual entre 2023 e 2024, com 18,3 milhões de domicílios tendo acesso à TV paga.
No entanto, a pesquisa registra que nada menos do que 5 milhões de lares (6,7%) hoje não têm acesso à TV – nem aberta nem fechada; na Região Centro-Oeste, esse percentual é o mais alto do país: 8,6%.
Streaming vs TV
Já no streaming, os números continuam crescendo. Em 2024, eram 32,7 milhões de domicílios acessando pelo menos uma das plataformas, o que representa aumento de 1,5 milhão sobre 2023.
Cresce também o número daqueles que só acessam streaming (8,2% do total – eram 4,7% em 2022). No entanto, a maioria dos que utilizam serviços de streaming (91,8%) também continuam com acesso a TV aberta ou fechada.
FONTE: Tela Viva
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