Reduzir a conta de luz no final de cada mês: quem não quer? O recente anúncio do governo, de que irá aumentar em 13,94% as tarifas de energia elétrica (veja aqui), torna ainda mais urgente para o consumidor tomar medidas práticas para controlar o uso de energia em casa.
Há várias maneiras de fazer isso, e a tecnologia pode ajudar muito. Quem já possui um sistema de automação completo – de marcas como Savant, Scenario, Crestron, Control4 e Piero, entre outras – sabe como vale a pena contar com sensores e controles que gerenciam o consumo de energia por toda a casa.
Esses sistemas ativam automaticamente comandos de liga-desliga para luzes, cortinas, ar-condicionado e aparelhos de áudio/vídeo, nos momentos programados. E podem monitorar o consumo de cada dispositivo, inclusive enviando alertas ao usuário quando um deles está consumindo demais.
Mesmo que você não tenha em casa um sistema de automação, há recursos para reduzir em pelo menos 20% a 30% sua conta de eletricidade.
Para isso, preparamos um guia básico que leva em conta os hábitos de uma família nos dias de hoje, seja numa casa ou apartamento, e aproveitando os benefícios das tecnologias existentes:
1.Troque aparelhos antigos
Geladeira, chuveiro, ferro elétrico, aspirador, lavadora, secadora, aspirador: segundo o Inmetro, a diferença de consumo entre um aparelho lançado em 2024 e outro de cinco anos atrás pode chegar a 40%. Para TVs, a estimativa é de 30%, embora o consumo dependa do tipo de painel (LED, OLED ou MiniLED). Portanto, para quem utiliza muito esses aparelhos, a troca por um novo é mais do que recomendada. Importante: deve ter o selo Procel A (veja aqui).
2.Somente lâmpadas LED
Vale mais do que a pena trocar as luzes de sua casa por leds. O consumo chega a ser 80% menor do que as lâmpadas incandescentes. Prefira leds dimerizáveis, para aumentar ou diminuir a intensidade luminosa conforme a necessidade.
3.Utilize luz natural, sem moderação
Se sua casa permite, aproveite ao máximo esse presente da natureza. Janelas e vidraças devem ser amplas, se possível com telhas transparentes e/ou divisórias vazadas. Deixe o sol entrar, acionando as lâmpadas somente quando a luz externa for insuficiente.
4.Instale cortinas ou persianas elétricas
Esse é um investimento cada vez mais necessário para economizar energia. Há modelos que podem ser programados para abrir/fechar somente quando necessário. Além de regular a entrada de luz, cortinas e persianas podem ajudar no controle da temperatura nos ambientes.
5.Prefira cores claras na casa
Paredes, teto e piso em tons claros também ajudam a conter o gasto de energia, diminuindo a necessidade de luz nos ambientes. Idem para móveis e revestimentos. Cores escuras absorvem a luz, exigindo mais iluminação artificial.
6.Desconectar da tomada
Parece bobagem, mas as pessoas têm o péssimo hábito de esquecer aparelhos ligados às tomadas. Exemplos mais comuns: carregador, secador de cabelo, torradeira, máquina de café e até airfryer. Quando isso acontece, é inevitável o desperdício da corrente elétrica que continua trafegando pelos cabos. Mesmo aparelhos com a função standby devem ser desconectados da energia.
7.Use tomadas inteligentes
São tomadas que podem se conectar à rede Wi-Fi da casa e, portanto, ser acionadas até remotamente. Se você, por exemplo, estiver no quarto e esqueceu algum aparelho ligado na sala, pode desligar a tomada pelo celular.
8.Adote medidores smart
Esses pequenos acessórios podem ser acoplados aos eletroeletrônicos da casa para monitorar o consumo em tempo real. Também funcionam por Wi-Fi, ou seja, você consegue acompanhar o consumo de cada aparelho pelo seu smartphone.
9.As vantagens dos sensores
Sensores de presença e de luminosidade são acessórios cada vez mais usados para auxiliar no controle do consumo de energia. São minúsculos, quase invisíveis dispositivos que podem ser instalados em pontos estratégicos dos ambientes para acionar luzes somente quando há alguém no ambiente; ou regular a intensidade da luz seguindo uma programação prévia.
10.Controles de temperatura
Quando se trata de economizar energia, saber regular o ar-condicionado é fundamental. Sensores de temperatura medem o ambiente e ajustam conforme os parâmetros definidos pelo morador. E desligam tudo na sua ausência.
SERVIÇO:
Solicite o acesso às edições digitais da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL que tratam do tema “consumo inteligente de energia”. Veja quais são:
Ed. 345 – Sistemas de iluminação inteligente
Ed. 343 – Como contratar um instalador profissional
Ed. 339 – Escolha e instalação de cortinas elétricas
Ed. 335 – Gerenciando o consumo de energia
Ed. 329 – Eletrodomésticos inteligentes
Ed. 320 – Controle inteligente de temperatura
Para baixar essas e outras edições, clique aqui.
© HT&CASA DIGITAL Todos os direitos reservados.