O ETERNAUTA
(El Eternauta, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Cada vez mais as histórias em quadrinhos vêm sendo transformadas em séries e filmes. E não apenas as de super-heróis, mas conteúdos diferentes e instigantes. A dupla argentina Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López criou a saga de O Eternauta, em 1957, para a revista Hora Cero. Na história, um grupo de amigos é surpreendido numa noite quando estão jogando truco e surge uma tempestade de neve tóxica mortal. O personagem principal é Juan Salvo (Ricardo Darin, foto), que descobre uma máscara contra gás para enfrentar a toxicidade da neve. Sua saga é envolta em mistérios cujas revelações são cada vez mais assustadoras. A série é primorosa e rica em efeitos visuais, garantindo um cenário devastador nas principais ruas de Buenos Aires. O elenco mantém o clima de desespero diante do desconhecido, mesmo quando a situação parece melhorar. Pequeno alerta: não existe conclusão para essa primeira parte da série, que deve ter uma 2ª Temporada ainda este ano.
SEGUNDAS INTENÇÕES
(Cruel Intentions, 2024)
Gênero: drama (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Em 1782, Pierre Choderlos de Laclos, um ex-militar do exército de Napoleão, escreveu um livro sobre as intrigas de um grupo de aristocratas que tramavam a destruição de reputações na corte francesa. O foco da história é o casal formado pelo Visconde de Valmont e a Marquesa de Merteuil, que gostavam de manipular pessoas em seus jogos de intriga e sedução. Em 1988, o cineasta inglês Stephen Frears adaptou a obra para o filme Ligações Perigosas, estrelado por John Malkovich, Glen Close e Michelle Pfeiffer (disponível no Apple TV+), que foi inclusive indicado ao Oscar.
Em 1999, o mesmo cenário foi atualizado, colocando o mesmo jogo de intriga e sedução no filme Segundas Intenções (Prime Video). No lugar da aristocracia francesa, a trama se passa num colégio de milionários americanos. Ali, os meio-irmãos Caroline e Lucien arquitetam um plano para derrubar a filha do diretor da escola através de seus jogos de sedução e intriga. E houve ainda uma adaptação brasileira, também chamada Ligações Perigosas, uma minissérie produzida pela Globo em 2016 com Selton Mello e Patricia Pillar (está no Globoplay). Esta nova série bebeu direto dos dois filmes, mostrando a que ponto esses dois personagens estão dispostos com seu nefasto plano. Com belo visual, a série pisa forte na questão dos valores morais, especialmente quando o prêmio dos vitoriosos é a alma dos vencidos.
ANDOR (2022-2025)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Um dos grandes momentos da saga criada por George Lucas foi a produção de Rogue One: Uma História de Star Wars, em 2016. Nela, descobrimos como a Aliança Rebelde conseguiu roubar os planos de construção da Estrela da Morte, a estação espacial capaz de destruir um planeta. Um dos personagens dessa inovadora história era Cassian Andor, feito pelo mexicano Diego Luna, já visto também em Narcos: México (Netflix). Ele um jovem oportunista que acaba se transformando num líder da Aliança.
Agora, vamos conhecer a transformação de Andor num ousado líder na luta contra o Império Galáctico, arriscando a vida para ajudar os rebeldes a derrotar o Império. Com cenários recheados de excelentes efeitos visuais, a história de Cassian e sua namorada Bix Caleen (Adria Arjona) foca na complexidade de permanecerem juntos em meio a esse fogo cruzado. Junto com O Mandaloriano e Ahsoka (ambas disponíveis no Disney+), é uma das melhores produções já feitas sobre Star Wars.
SLEEPERS – O CRIME NUNCA DORME
(Sleepers, 2022-2024)
Gênero: policial (2 temporadas, 14 episódios)
Onde assistir: Looke (trailer)
Agentes disfarçados dentro de organizações criminosas vêm sendo tema de filmes e séries desde o final dos anos 50, com o filme A História do FBI (1959), estrelado por James Stewart, que entra na Ku Klux Klan para mostrar essa organização racista no interior dos EUA. Em 2001, os roteiristas Felix Chong e Alan Mak, conhecidos por filmes de ação policial feitos em Hong Kong, resolveram mostrar um outro lado desse conceito, no filme Conflitos Internos (2001).
Ali, um agente do crime organizado entra para a academia de polícia para ajudar os traficantes. É também o caso agora nesta produção holandesa, com o detetive Oudkerk, que é adotado por Henk, um dos principais traficantes da região. Ele se torna fonte de informações dentro do departamento de polícia, no qual ocupa o cargo de detetive. Tudo muda radicalmente quando Henk é morto por outra facção criminosa, numa disputa territorial. Oudkerk é encarregado de investigar o crime e já tem um gigantesco abacaxi para descascar: seu irmão adotivo William está ligado à morte do pai. Ou seja, sua família pode entrar na mira dos traficantes. E ele pode ser preso como traidor. Um drama forte e com boas sequências de ação.
MELOU (The Sticky, 2024)
Gênero: comédia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Baseada numa história acontecida no Canadá em 2012, esta é uma divertida e ácida sátira à burocracia governamental, que vale para diversos países. Ruth é uma agricultora que trabalha muito e não quer ninguém atrapalhando seus negócios. Ela produz maple syrup, tradicional melado extraído do bordo, planta típica canadense, e exportado para vários países. Só que o governo local quer taxar o negócio de Ruth a ponto de levá-la à falência. Ela então decide desviar a produção excedente com a ajuda de um mafioso.
O caso foi chamado pela mídia de “Grande Golpe do Xarope de Bordo Canadense”, quando toneladas do melado foram furtadas das reservas nacionais de Quebec, algo em torno de US$ 18 milhões. No papel de Ruth está Margo Martingale, vencedora do Emmy pela série The Americans: Rede de Espionagem (Disney+), com participação especial de Jamie Lee Curtis (Halloween, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), que também é produtora-executiva da série.
A GRANDE DESCOBERTA
(Genombrotett, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 4 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Nada como construir uma boa história, com elementos dramáticos, bem dosados com dramas pessoais e suspense que surpreende. E quando é baseada em fatos reais, prender a atenção do telespectador é uma conquista. É o caso dessa produção sueca, que narra um crime acontecido em 2004, na cidade de Linköping. Uma criança de 8 anos e uma idosa são brutalmente assassinadas em plena luz do dia, numa praça da cidade. Durante 16 anos, o investigador John Sundin (Peter Eggers) conduziu uma obsessiva investigação, mas não chegou perto do culpado.
Semanas antes de seus superiores decidirem não apoiar mais seu trabalho, John descobre o trabalho do genealogista Per Skogkvist, responsável pela inovadora técnica forense de genealogia do DNA. Essa técnica levou a polícia americana para capturar o Assassino do Golden State, criminoso dos anos 70/80, após 44 anos de investigações. Na corrida contra o arquivamento do caso sueco, John e Per trabalham intensamente para conseguir levar uma conclusão às famílias das vítimas. Muito mais do que a dramatização de um crime real, é uma história envolvente com atuações perfeitas e uma direção que conduz a trama num ritmo lento mais eficiente. Prende a sua atenção do começo ao fim.