O FILHO PRÓDIGO
(Prodigal Son, 2019-2021)
Gênero: suspense (2 temporadas, 33 episódios)
Onde assistir: Prime Video e Globoplay (trailer)
Imagine que, depois de escapar da perseguição mundial liderada pela agente Clarice do FBI, o psiquiatra Hannibal Lecter, de Silêncio dos Inocentes, decidisse sair dos holofotes e viver num lugar onde pudesse até criar uma família. É assim que vamos conhecer um dos melhores psicólogos criminais de Nova York, Malcolm Bright, contratado pela polícia para ajudar nos casos de homicídio mais complexos. A surpresa é que Malcolm é filho do renomado Martin Whitly, psicopata que assassinou diversas pessoas e acabou preso. Quando surge um caso mais complicado, ele vai até a prisão conversar com o pai, assim como Clarice fazia com o Dr. Lecter no clássico filme de 1991. O roteiro mostra que os traumas de Malcolm, especialmente quando são revelados os crimes de seu pai, formaram uma personalidade forte que não se deixa intimidar. Mais que um jogo de gato e rato, a série mostra que os traumas sofridos por Malcolm, especialmente quando seu pai é preso e seus crimes revelados, acabaram por formar uma personalidade forte que não se deixa intimidar. Uma abordagem diferente para a velha trama do canibal. No papel do psicopata, destaca-se Michael Sheen, que fez sucesso em Masters of Sex e como o Príncipe Andrew, da Inglaterra, em A Very Royal Scandal (2024), ambas disponíveis no Prime Video.
A DESCOBERTA DAS BRUXAS
(A Discovery of Witches, 2018-2022)
Gênero: terror (3 temporadas, 25 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Comentada durante anos nas redes sociais, estão disponíveis agora as temporadas completas desta série baseada numa obra já clássica do gênero: a “Trilogia das Almas”, escrita pela especialista Deborah Harkness a partir de 2011, que desenvolve a ideia de união de bruxas e vampiros para evitar o final dos tempos! De um lado, temos a professora e pesquisadora Diana (Teresa Palmer, de O Culto Secreto, disponível no Disney+). Ela é descendente de uma linha de bruxas modernas, mas se recusa a abraçar seus poderes sobrenaturais. Do outro lado, está o professor Clairmont (Matthew Doode, de O Jogo da Imitação, no Max), que lidera um grupo de vampiros em busca de suas próprias origens. Entre os dois, há um lendário livro mágico que pode levar à salvação dos vampiros ou à destruição da humanidade. Os dois têm que deixar de lado suas diferenças místicas para encontrar uma solução sobre o futuro do planeta. A série é bem criativa e passa longe de Harry Potter ou Crepúsculo, com uma trama mais adulta, reforçada por bons efeitos visuais.
MARIA E O CANGAÇO (2025)
Gênero: drama histórico (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Em 1982, a Globo produzia uma das primeiras grandes minisséries sobre eventos históricos do Brasil, com Lampião e Maria Bonita. Mostrava a ascensão e derrota do casal de cangaceiros Virgulino Ferreira da Silva e Maria Gomes de Oliveira, conhecidos historicamente como Lampião (Nelson Xavier) e Maria Bonita (Tania Alves). Essa nova versão, baseada no livro de Adriana Negreiros, tem como destaque a estrela Isis Valverde num papel totalmente oposto ao que sempre desempenhou na TV. Para garantir o realismo visual da história, a produção foi feita na região de Bagaceiras, no interior da Paraíba, locais por onde o grupo de Lampião e Maria Bonita passou (a fotografia é de Adrian Teijido, o mesmo de Narcos (Netflix) e Dom (Prime Video). O roteiro explora um lado pouco conhecido da cangaceira, como mãe, graças à pesquisa de Adriana, dando um olhar mais feminino ao relato. Ao mesmo tempo, a violência gráfica ilustra os dramas vividos pelo grupo de Lampião e Maria Bonita, além dos inocentes e culpados que caíam nos tiroteios entre a polícia e os bandoleiros. Uma produção visualmente rica, sobre uma história que poucos conhecem.
QUANDO NINGUÉM NOS VÊ
(Cuando Nadie Nos Ve, 2025)
Gênero: policial (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Após a 2ª Guerra Mundial, os EUA consolidaram várias bases militares na Europa, especialmente em países aliados do pós-guerra, como a Espanha. A cidade de Morón de la Frontera, na região da Andaluzia, é o cenário de uma investigação conjunta da polícia local e do exército americano. Durante as comemorações da Semana Santa, um suposto suicídio leva a sargento Lúcia Gutiérrez, da Guarda Civil, para a região. Ao mesmo tempo, chega na cidade a agente especial do Exército Magaly Castillo, para investigar o desaparecimento de um soldado e uma possível atividade ilegal do comandante da base. Os caminhos das duas investigadoras acabarão se cruzando quando mais corpos são descobertos, colocando-as numa perigosa busca por uma verdade que alguns não querem seja revelada. Excelente produção original espanhola, adaptada de um romance policial escrito por Sergio Sarria em 2019. Destaque para o tour de force entre as duas protagonistas, que sabem defender seus pontos de vista, mesmo sofrendo pressões externas para não chegar à verdade. Nos papéis principais, Maribel Verdú, que já esteve em O Labirinto do Fauno (2006, Claro TV) e The Flash (2023, Prime Video); e Mariela Garriga, de Missão Impossível: Acerto de Contas (2023, Paramount+).
HAPPY FACE: UM SERIAL KILLER
(Happy Face, 2023)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Dennis Quaid (foto), um dos astros mais produtivos de Hollywood (nos últimos dez anos, esteve numa média de três filmes ou séries por ano), é um dos destaques desta série que explora a violência por vários ângulos. Seu papel é do psicopata Jesperson, um motorista de caminhão preso por deixar mensagens nos corpos de suas vítimas com um rosto alegre desenhado. Quem não quer esquecer desse passado é sua filha Melissa (Anneleigh Ashford, de American Crime Story, no Disney+). Aos 15 anos, ela descobriu o que o pai fazia em suas viagens. Agora, retoma o contato com ele na prisão e constata que há outras vítimas. São 8 episódios intensos, baseados na história real de Melissa G. Moore, que em 2009 escreveu sobre sobre os crimes do pai. Com seu olhar penetrante e o sorriso malignamente debochado, Quaid faz o personagem lembrar Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes (Apple TV+).
O DOMO DE VIDRO
(Glaskupan, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Não é de hoje que os policiais feitos nos países nórdicos, como a Suécia, atraem a atenção do público brasileiro. São histórias que revelam o lado sombrio do ser humano que vive no lado mais frio do planeta. E que viram de ponta-cabeça as tramas, de tal forma que surpreende até quem acha que sabe o final. É o caso desta série baseada num romance escrito por Camila Läckberg. Leila é uma pesquisadora sobre sequestros de crianças. Ela, que foi vítima quando criança, volta dos EUA a sua pequena cidade do interior na Suécia, para o enterro da mãe adotiva. Prestes a voltar para a América, ela é surpreendida com a morte de uma amiga de infância e o desaparecimento da filha dela. Leila se junta às buscas da garota, sofrendo das mórbidas lembranças de seu próprio cativeiro. A morte da amiga desperta seus sentidos de algo estar errado em toda a história. É um quebra-cabeça cuja revelação poderá mudar radicalmente a vida de Leila. A tensão constante faz você acompanhar passo a passo o que está por trás do rapto da criança. E prepare-se: nada é o que parece.