A linha Authentics, da JBL, é uma revelação para quem está acostumado com smart speakers. Em geral, essas caixas compactas são pobres em recursos e apresentam limitações inerentes ao tamanho dos falantes. Funcionam apenas para quem deseja um som ambiente sem compromisso, compatível com o streaming via smartphone.
O modelo que testamos (Authentics 500) é o mais avançado da linha, que mantém a proposta da JBL de unir praticidade com design vintage e áudio de alta resolução. O design em estilo clássico, que remete às caixas acústicas dos anos 70, começou a ser revitalizado com novas tecnologias em 2022, com o lançamento da L100 (veja aqui). A série Authentics dá continuidade a esse projeto.
O primeiro detalhe que se nota é a icônica grade Quadrex, de tecido quadriculado, sobre uma proteção de plástico rígido para os drivers, com moldura em alumínio dourado. O gabinete é quase todo revestido em couro sintético. Os botões de volume, graves e agudos (foto abaixo) são circundados por uma bela iluminação branca quando girados, assim como as pequenas teclas para Bluetooth e playlist favorita (que pode ser definida no aplicativo JBL One).
Tweeters laterais ampliam o palco sonoro
Além do visual retrô, os modelos Authentics 500 e 300 chamam atenção por já trazerem embutidos os assistentes virtuais Alexa e Google – e funcionando simultaneamente, o que não é comum. A 500 é mais pesada e não vem com alça de transporte como a 300, mas traz o dobro de falantes e de potência, permitindo o uso até em salas grandes.
Segundo a Harman, dona da marca JBL e que desde 2016 pertence ao grupo Samsung, a potência da Authentics 500 é de 270W RMS, bem acima da maioria das smart speakers do mercado. Seu amplificador Classe D distribui os sons em 3.1 canais, com um total de sete falantes.
É possível vê-los removendo a grade frontal: são três mid-range de 2,75” e três tweeters domo em alumínio de 1”; dois desses tweeters são voltados para as laterais, visando ampliar o envolvimento sonoro. Na parte de baixo está o woofer de 6,5”, que espalha as baixas frequências pelo piso (down-firing), hoje uma tendência que visa otimizar o aproveitamento dos graves.
Na traseira, a Authentics 500 possui dois dutos de ar com desenho interno exclusivo da JBL, patenteado como Slipstream. Sua função é tornar os graves mais profundos e minimizar ruídos de turbulência. Ainda na traseira, há um botão liga-desliga de microfones (um para cada assistente) e as entradas de rede e de áudio analógico.
Como funciona o app JBL ONE
Esse é o app criado pela empresa americana para simplificar a operação de suas caixas acústicas. Permite, por exemplo, usar uma Authentics em conjunto com outras caixas JBL, inclusive para compor um sistema de áudio multiroom (veja este vídeo).
Pelo app, pareamos nosso smartphone Android via Bluetooth e seguimos as instruções (simples) para conectá-la a nossa rede Wi-Fi de 5 GHz. O aplicativo JBL One é bem responsivo e estável; o controle remoto só fez falta quando o celular era carregado em uma tomada.
Também oferece acesso direto às principais plataformas de música e a um equalizador de três bandas. O app permite ainda nomear a caixa com o nome do ambiente onde está, o que é útil em multiroom.
Dentro do app, é possível escolher uma música da playlist favorita; na caixa, aciona-se o botão PLAYLIST para começar a ouvir a faixa em menos de três segundos. A Authentics se reconecta ao Wi-Fi em até 15 segundos, caso haja uma interrupção da rede, característica importante em regiões com quedas frequentes de energia.
Usando Alexa e Google juntos
Com uma Authentics, é possível “chamar” os assistentes Alexa ou Google quase que ao mesmo tempo, para os comandos básicos de reprodução e pesquisa de temas variados. É também a forma mais prática de acionar as luzes e outros dispositivos da casa compatíveis.
Além de smartphones e tablets Android, a caixa JBL funciona com dispositivos Apple através da conexão sem fio AirPlay. Pode ainda ser integrada a um sistema de caixas compatíveis com os padrões Alexa Multi-Room Music ou Chromecast, dentro da mesma rede.
Durante o período de testes, ouvimos nossas playlists (em formato FLAC) através do protocolo Tidal Connect, que permite a transmissão de música em alta resolução: de 48kHz por 24 bits até 192kHz/24 bits. Via Chromecast, ouvimos música com qualidade de CD (44/16), além de faixas mixadas em Atmos Music a 96kHz/24 bits, porém, com as perdas de compressão do formato AAC.
Avaliação: calibragem automática e Atmos Music
Um dos ótimos diferenciais da Authentics 500 é o recurso de calibragem automática, que otimiza o áudio em qualquer ambiente, segundo o fabricante. Por isso, não vimos necessidade de ajustar a equalização no app.
Aliás, mesmo utilizando a caixa em outro cômodo da casa, a resposta de frequências foi quase sempre equilibrada e sem distorções até o limite de volume. Isso só não acontece em áreas abertas, como uma cobertura, onde não há reflexões sonoras imediatas.
O melhor da Authentics 500 está na praticidade da comunicação via Wi-Fi e Bluetooth. Ouvindo música de variados estilos em Dolby Atmos, foi perceptível a maior sensação de envolvimento sonoro com seu processador Atmos Virtual, que decodificou as gravações no Tidal.
Subwoofer da caixa é voltado para o piso
Em estéreo, a potência superou as expectativas em nosso ambiente. Com Jazz Variants, do grupo americano O-Zone Percussion, o woofer alimentado de modo independente operou como subwoofer down-firing (foto abaixo), produzindo graves profundos e dinâmicos para uma caixa compacta. Já em Don´t Speak, na voz da cantora argentina Sarah Menescal (da compilação Vintage Café – Lounge & Jazz Blends), os três mid-ranges centrais combinados com tweeters na frente e nas laterais maximizaram o efeito estéreo. Apreciamos vocais claros e agudos com amplo alcance, inclusive quando não estávamos à frente da caixa.
É importante lembrar que a Authentics 500 não é indicada para uso em festas ou espaços ao ar livre; para isso, a JBL oferece a linha PartyBox. A caixa que testamos foi uma das melhores em sua categoria, exibindo som rico e volumoso como poucas à venda no mercado.
A.S.
FICHA TÉCNICAMODELO: caixa acústica ativa JBL Authentics 500 POTÊNCIA: 270W RMS (máxima); 135W RMS contínuos em 3.1 canais RESPOSTA DE FREQUÊNCIA: 40Hz-20kHz (-6dB) FALANTES: 3 tweeters 1”, 3 mid-range 2,5” e woofer 6,5” CONEXÕES/STREAMING: LAN, AUX (3,5mm P2), USB-C (serviço), Bluetooth 5.3, Wi-Fi (2,4/5GHz), Chromecast, Alexa Multi-Room Music, AirPlay, Spotify Connect, Tidal Connect DIMENSÕES (L x A x P): 44,7 x 24 x 25,5cm PESO: 7,8kg FABRICANTE: Harman do Brasil (www.jbl.com.br) GARANTIA: 1 ano PREÇO SUGERIDO: R$ 3.549 |
(c) HT & CASA DIGITAL. Todos os direitos reservados