Skip to content
04/02/2026
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
HT & Casa Digital

HT & Casa Digital

O mundo digital em sua casa

  • CES
    2026
  • GUIA TVs 4K
  • NOTÍCIAS
  • SUA CASA
  • STREAMING
  • TENDÊNCIAS
  • TESTES
  • VÍDEOS
  • BLOG DO EDITOR
  • HOTSITES
    • HT WORKSHOP
    • SMART HOME
    • DÚVIDAS
    • GUIA DE TVs
    • HT PREMIUM
      • ÁREA DO ASSINANTE
    • GUIA DE EMPRESAS
    • TELAS GIGANTES
    • CES DE LAS VEGAS
      • CES 2025
      • CES 2024
      • CES 2023
      • CES 2022
      • CES2021
      • CES2020
      • CES2019
      • CES 2018
      • CES 2016
      • CES 2015
    • HOME THEATER 25 ANOS
    • HOME THEATER BEST
    • TVs OLED
    • FONES DE OUVIDO
  • REVISTA
  • SOBRE
    • ANUNCIE
      • ANUNCIE NA HT


  • CES 2024
  • TENDÊNCIAS

10 previsões para o mercado de displays em 2024

04/01/2024

05

Por Bob O’Brien*

Como temos feito todos os anos desde 2019, apresentamos aqui algumas perspectivas para o segmento de displays tanto de uso profissional quanto residencial.

O indicador de preços DSCC fornece dados importantes sobre a “saúde” do mercado de TVs e monitores de tela plana, com base nos números de produção e estoque dos fabricantes. Verificamos que a queda nos preços no segmento LCD (que inclui QLED, QNED, NanoCell e MiniLED) está diretamente relacionada às margens de lucro da indústria.

Com a saída de Samsung e LG desse segmento, no final de 2022, o domínio agora é dos fabricantes chineses e taiwaneses. Os preços caíram a seus níveis mais baixos na época da pandemia, obrigando as empresas até a vender abaixo do custo para manter seus fluxos de caixa. Já entre 2022 e 2023 os preços voltaram a subir, mas vimos uma nova queda no final do ano passado, com a indústria super estocada e registrando prejuízos, o que deve continuar em 2024.

 

Painéis OLED devem crescer 25%

2023 foi um ano ruim para os fabricantes de painéis orgânicos, devido ao excesso de estoques e à retração do varejo, especialmente nos mercados ocidentais (28% de queda). Acreditamos que, este ano, as vendas de painéis para fabricantes de TVs e outros dispositivos OLED irá reagir, para absorver o excesso de produção da indústria. Provavelmente haverá uma recuperação puxada pelo segmento de TVs premium, principalmente na Europa, já que este ano teremos das Olimpíadas de Paris.

Em 2023, a divisão de displays da Samsung (SVD) começou a oferecer painéis do tipo WOLED, e acreditamos que o grupo irá aumentar suas linhas de TVs OLED. A crescente competição com a LG ajudará a tornar os preços mais atraentes para os consumidores. Nossa estimativa é que as vendas somarão 6,9 milhões de unidades em 2024, ainda abaixo do pico de 2021, mas com um aumento de 28% sobre 2023, atingindo novos recordes em 2025.

 

Vem aí o “Azul Fosforescente”

A introdução de uma nova categoria de painel OLED (Phosphorescent Blue) deverá dar grande impulso a esse segmento em sua batalha contra o LCD. Isso, porém, só deverá acontecer em 2025. Este ano, os principais fabricantes – como Samsung, LG e BOE – estão investindo em novas fábricas para aumentar sua capacidade de produção.

A produção de OLED também receberá impulso dos segmentos de smartphones e tablets este ano. Decidimos antecipar nossa previsão sobre quando essa tecnologia irá superar o LCD nas telas de celulares: inicialmente, estimávamos que isso aconteceria em 2025, mas agora afirmamos que será antes.

Não é uma notícia de todo positiva para a indústria de displays. Acontece que as vendas globais de smartphones, que atingiram seu pico em 2017, vêm caindo a cada ano desde então. Com isso, o percentual de OLED nesse segmento tende a subir para 51% em 2024.

 

Smartphones já têm mercado de usados

A queda contínua na demanda por celulares tem a ver com diversos fatores: saturação da base instalada, aumento do ciclo de troca por parte do consumidor, um crescente mercado secundário para aparelhos usados e até mesmo a queda da população em importantes países desenvolvidos.

Já no caso dos tablets, prevemos uma reversão da tendência que vem se registrando nos últimos anos. O segmento é dominado pela Apple, que deverá lançar em 2024 duas novas versões do iPad Pro, com 11,1” e 12,9”. Serão provavelmente os modelos mais caros, representando apenas uma fração das vendas da empresa. Mesmo assim, será um aumento expressivo para os fabricantes de OLED.

Além disso, prevemos que Google e Microsoft entrarão no segmento de tablets com displays OLED, oferecendo alternativas aos consumidores que estão acostumados com Android. E há ainda Samsung, Huawei e Lenovo, num setor cada vez mais competitivo.

 

Demanda por MiniLED será acirrada

A tecnologia de minileds vem conquistando espaço em aplicações de tela grande, com um crescente número de fornecedores e marcas para o consumidor. De acordo com o relatório trimestral do DSCC, as vendas da indústria aumentaram 21% nos primeiros três trimestres de 2023, muito em função da agressividade de dois fabricantes chineses – TCL e Hisense.

A TCL foi a primeira a lançar esse tipo de TV no mercado, ainda em 2019, mas quando a Samsung entrou na disputa (2021) assumiu rapidamente a liderança. No entanto, em 2023 a TCL se recuperou e a chegada da Hisense abalou as estatísticas, com a marca saltando direto para o 2º lugar em vendas, registrando um aumento de 18x nos primeiros nove meses de 2023. Nossa expectativa é que a categoria MiniLED irá crescer 20% este ano, atingindo a marca de 4,4 milhões de unidades.

Falando somente em TVs, o mercado de MiniLED ainda é liderado pela Samsung, com sua linha Neo QLED, que somada às duas chinesas responde por mais de 90% das vendas. Em monitores, há muito mais competição, com mais de 18 marcas no mundo em 2023; a líder é a chinesa AOC, com 18%. Esse segmento deve crescer 17% em 2024.

Um detalhe importante é que muitas montadoras de automóveis estão preferindo displays MiniLED aos OLED, por receio do desgaste desses últimos com o uso contínuo. Em 2023, vimos grandes marcas apostarem em MiniLED, casos de Mercedes, Cadillac, Buick e BYD. Muitos fabricantes de painéis estão competindo no segmento automotivo, e nossa expectativa é que as vendas saiam de quase zero em 2023 para mais de 500 mil unidades este ano.

*O autor é editor do blog Display Supply Chain (DSCC). A íntegra do artigo, em inglês, pode ser lida aqui.




Continue Reading

Anterior: Casa “mais” inteligente: veja para onde caminha esse mercado
Próxima: Confira 15 produtos revolucionários que foram lançados na CES

LEIA TAMBÉM

Nova caixa amplificada Focal faz streaming de música sem fio

Nova caixa amplificada Focal faz streaming de música sem fio

3 tecnologias de displays que serão atração na CES 2026

3 tecnologias de displays que serão atração na CES 2026

Monitores LG: tecnologia para todas as horas

Monitores LG: tecnologia para todas as horas

Publicidade

Home Theater no YOU TUBE

MAIS VISITADOS

  • Novo sistema Dolby para home theater chega em caixas acústicas LG

  • TV sem fio, PC de bolso, chips de IA, peças de Lego smart: imagens que marcaram a CES

  • Estes foram os produtos mais premiados da CES 2026

  • TV TCL com brilho de 10.000 nits já está à venda no Exterior

  • Confira os eventos de tecnologia programados para 2026

  • Samsung mostra em Las Vegas a maior TV do mundo: 130 polegadas

HOME THEATER BEST 2025

Leitura obrigatória para os profissionais: as tendências em projetos de áudio, vídeo, casa inteligente e design de ambientes.


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
Copyright © 2025 HOME THEATER & CASA DIGITAL