Apresentada no início do mês e começando a chegar às lojas nesta semana, a nova linha de TVs NeoQLED, da Samsung, é a primeira com o recurso de remasterização HDR. Segundo a empresa, as TVs fazem automaticamente a conversão de qualquer imagem SDR (maioria dos conteúdos disponíveis hoje) para alta gama dinâmica (High Dynamic Range), com ganhos de brilho, contraste e precisão nas cores.
O padrão SDR (Standard Dynamic Range) é usado pela indústria desde o advento da TV em cores. Herdado da fotografia, é como as câmeras de vídeo captam os sinais em filmes, programas de TV, esportes etc. Câmeras HDR surgiram há cerca de 15 anos, trazendo maior sensibilidade para detectar nuances dos objetos filmados, incluindo o efeito das variações de luz sobre pessoas, objetos e paisagens.
TVs com o recurso HDR têm capacidade para reproduzir essas nuances, que se tornam ainda mais perceptíveis em imagens de altíssima resolução (4K). Para saber se o conteúdo que está assistindo foi gravado em HDR, o usuário deve observar se há essa identificação na ficha técnica do filme.
Além de sua primeira TV OLED (veja o vídeo), a Samsung está lançando cinco séries de TVs com painel NeoQLED, que combina película de pontos quânticos com backlight de minileds. São três séries com resolução 8K, em tamanhos de 55”, 65”, 75” e 85”; e três 4K, que além desses tamanhos oferece o modelo Q65C em 70”.
Para mais detalhes sobre a linha Samsung 2023, clique aqui. Confira também a nova atualização do Guia de TVs 4K e 8K.
FONTE: Samsung
Temas relacionados:
Vídeo: testando a super TV NeoQLED 8K de 65″
Como fica o mercado de TVs OLED com a entrada da Samsung