HT STREAMING

Confira dezenas de sugestões em séries para ver nas plataformas de streaming.

Por PAULO GUSTAVO PEREIRA *

CRUEL SUMMER
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Essa produção é assinada pela atriz Jessica Biel, responsável pelo sucesso The Sinner. A ação se passa durante três anos, na década 1990, no interior do Texas, quando desaparece Kate, uma das adolescentes mais queridas da cidade. Outra adolescente, Jeanette, torna-se popular na escola quase que fazendo todos esquecerem de Kate. Mas um fato assustador põe Jeanette como a principal responsável pelo desaparecimento da colega, com repercussão em todo o país.

 

NANCY DREW
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

A jovem e inteligente Nancy Drew (a revelação Kennedy McMann) está decidida a sair de sua cidade natal assim que se formar no colegial. Mas um misterioso assassinato a coloca na pista desse crime que tem conotações sobrenaturais. Será que ela vai conseguir resolver o mistério, mesmo sendo desprezada pela polícia? A personagem foi criada nos anos 1920 para uma série de romances policiais infanto-juvenis, na linha dos Hardy Boys, de Edward Stratemeyer, que sugeriu a sua editora uma nova linha de mistérios liderada por uma garota. Nascia Nancy Drew, escrita por Mildred Wirt, que já esteve em seis longas do cinema, como Nancy Drew e a Escada Secreta (2019) e Nancy Drew e o Mistério de Hollywood (2007), além de três séries de TV e vários videogames. Na série atual, ela é um pouco mais velha, mas tem as mesmas habilidades dedutivas de um Sherlock Holmes.

 

MONSTROS NO TRABALHO
Gênero: animação (1a Temporada)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Em 2001, Monstros S.A. venceu o Oscar de Melhor Canção e foi indicada a Melhor Animação, mas deixou um vazio para os fãs. Eles gostariam de descobrir o que aconteceu depois do final do filme. Por que não fazer uma série mostrando como os habitantes e trabalhadores de Monstrocity têm que lidar com as radicais mudanças ocorridas em relação ao filme? A série vai preencher essas lacunas, contando a história de um dos melhores alunos da Universidade Monstro, Taylos Tuskmon, que recebe uma recomendação para trabalhar na Monstros S.A. exatamente no primeiro dia após Mike e Sulley terem bagunçado a indústria de energia por sustos. Com as vozes originais de Billy Crystal (Mike) e John Goodman (Sulley), a série responde às duvidas e ainda garante muitas risadas para os novos fãs.

 

HIT & RUN
Gênero: policial (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O título é um jargão usado pela polícia americana para atropelamento e fuga, quando a vítima não é socorrida pelo motorista que provocou o acidente. Nesta série israelense, assinada pelos responsáveis por dois sucessos internacionais (The Killing e Fauda), Segev (Lior Raz) viaja a Nova York com a esposa Danielle, que vai fazer um teste para o balé da cidade. Ao voltar para Telaviv, onde moram, Daniella é atropelada e morta. Segev volta a Nova York, para onde foram os ocupantes do carro, tentar descobrir quem matou a esposa. Mas, ao pedir a ajuda de uma ex-amante (Sanaa Lathan, de The Affair), ele descobre que existe algo muito mais misterioso do que um simples acidente de carro. São nove episódios com tensão total.

 

NOVE DESCONHECIDOS
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Quem gostou de Big Little Lies, da HBO, vai adorar esta Nine Perfect Strangers: a história tem o mesmo clima de tensão e mistério, ao colocar nove pessoas dentro de um spa com o objetivo de pensarem melhor sobre suas próprias vidas. Aparentemente, nenhuma delas tem necessidade de ficar ali para cuidar da saúde, física ou mental. O que teria levado a diretora do spa (Nicole Kidman) a reunir esse seleto grupo num lugar afastado da civilização e sem conexão por celular? A cada capítulo, surge uma surpreendente revelação.

 

THE NEVERS
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: HBO Max (trailer)

Numa bela tarde sobre a Londres vitoriana, uma estranha nuvem paira sobre a cidade, lançando flocos de luz sobre os habitantes. Três anos depois desse evento, várias dessas pessoas adquiriram estranhos poderes. Elas assustam os habitantes da cidade, especialmente as que decidiram usar esses poderes para o crime. Lidando com o lado bom dessas pessoas “abençoadas”, está a senhora Amalia True (a irlandesa Laura Donnelly, de Outlander), que reuniu esse grupo para evitar que sejam perseguidas ou mortas. É uma das mais recentes produções de Joss Whedon, criador das séries Buffy – A caça-vampiros e Angel, além de dirigir os primeiros dois filmes dos Vingadores, da Marvel. Um detalhe importante da série é saber o que aconteceu em Londres com todas essas pessoas, um mistério que pode ter vindo de um lugar muito distante no tempo.

 

RAISED BY WOLVES
Gênero: Ficção científica (1a Temporada)
Onde assistir: HBO Max (trailer)

Uma das mais densas produções dos últimos tempos, com assinatura de Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador, Êxodo: Deuses e Reis). Num futuro distante, a Terra está à beira de ser destruída pela insanidade de uma guerra santa entre religiosos que adoram o Sol e a população agnóstica. Antes do apocalipse, uma nave parte em direção a um planeta habitável, sob o comando de um casal de androides muito especiais. Eles serão os responsáveis por gerar uma nova raça humana, longe dos conflitos. Mas, alguns anos após desembarcarem no planeta, Pai e Mãe descobrem a chegada de uma nave com os tais religiosos. Será uma repetição do conflito que destruiu a Terra, ou existem meios para impedir uma nova catástrofe. São dez episódios intensos, com personagens à beira da loucura tentando sobreviver a um mundo ainda muito desconhecido e que tem, nas sombras, um segredo milenar. A série foi escrita e coproduzida por Aaron Guzikowski, criador de Estrada de Sangue e Papillon.

 

BLACK SUMMER
Gênero: terror (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Esta é uma das melhores séries sobre zumbis, baseada numa outra série conhecida como Z Nation, criada por John Hyams e Karl Schaefer. Mostra como um grupo de pessoas desconhecidas tem que se unir para sobreviver aos primeiros dias do apocalipse zumbi em território americano. Diferente de The Walking Dead, os mortos-vivos são muito ágeis e atacam como se fossem uma nuvem de gafanhotos. A luta para encontrar um lugar seguro faz o grupo enfrentar qualquer tipo de desafio, mesmo quando não acreditam que vão viver para contar o que aconteceu. No elenco, o destaque é a americana Jaime King, de Oito Mulheres e um Segredo.

 

NURSE JACKIE
Gênero: drama (7 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

A atriz Edie Falco mostra que tem talento de sobra depois de seu impecável e premiado trabalho em Família Soprano. Nesta série, ela é Jackie Peyton, uma das mais eficientes enfermeiras de um grande hospital em Nova York. Atenciosa, sabe como lidar com os casos mais complicados. O que ninguém sabe é que Jackie é viciada em analgésicos, com base em opioides, por causa de um problema físico do passado. Ao mesmo tempo, ela mantém um caso com o responsável pela farmácia do hospital, sem revelar que é casada e tem dois filhos. Esse trabalho deu a Edie seu quarto Emmy de Melhor Atriz, após ganhar três vezes por Família Soprano.

 

SESSÃO DE TERAPIA
Gênero: drama (5a temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

A série israelense BeTipul fez um sucesso internacional que a levou a ser adaptada em diversos países, como aqui no Brasil. Num formato diferente, mostra o trabalho diário do terapeuta com seus pacientes, nos primeiros quatro episódios da semana, finalizando com ele trocando ideias com seu supervisor. As três primeiras temporadas foram exibidas pelo canal GNT, e o Globoplay tem as duas temporadas inéditas. No quinto ano de produção, vemos o psicólogo Caio Barone (Selton Mello) sendo supervisionado por Davi Greco (Rodrigo Santoro), um terapeuta especializado em crianças, mas que também sabe como lidar com adultos. Selton, que também é diretor geral da série, começou a atuar no lugar de Zecarlos Machado, que fazia Theo.

 

MARE OF EASTTOWN
Gênero: drama policial (1a Temporada)
Onde assistir: HBO Max (trailer)

A pequena cidade de Easttown, no interior da Pensilvânia, vive um momento tenso. O assassinato de uma jovem mãe solteira, encontrada nua e morta num riacho, levanta a competência da detetive Mare Sheehan (Kate Winstlet, de Titanic e Beleza Oculta). Há mais de um ano, Mare tenta solucionar o desaparecimento de outra garota, sem sucesso. Tudo isso, num momento em que sua vida não poderia estar mais complicada. Sem superar o suicídio do filho e a briga pela guarda do neto, Mare ainda tem que lidar com o casamento do ex-marido e a ordem de trabalhar com um detetive (Evan Peters) de outra cidade. A questão principal é se, com tudo isso, Mare consegue fazer seu trabalho e descobrir os culpados desses crimes. Um dos melhores dramas policiais do ano, com um trabalho soberbo da britânica Kate Winslet, indicado ao Emmy.

 

NAS MONTANHAS DA CORUJA
Gênero: suspense (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Série produzida na Polônia, onde a misteriosa morte de uma jovem tem o mesmo padrão de outro crime ocorrido muitos anos antes e nunca foi resolvido. Tudo acontece na região montanhosa conhecida como “Montanhas da Coruja”, onde um novo chefe de polícia chega de Cracóvia com sua filha para tentar um estilo diferente de vida. O problema é que ele está obcecado com o caso e faz de tudo para resolvê-lo, mesmo esbarrando num mistério que todos na cidade parecem querer esconder.

 

THE FLIGHT ATTENDANT
Gênero: comédia (1a Temporada)
Onde assistir: HBO Max (trailer)

Os fãs de Big Bang Theory vão se surpreender ao ver Kaley Cuoco deixando de ser a jovem Penny e se transformando na comissária de bordo Cassie Bowden, uma jovem que gosta de curtir a vida mesmo tendo um passado complicado. Esse passado vai ficar mais intenso após ela acordar na cama com o passageiro de um vôo, descobrindo que ele está morto! Cassie não se recorda de nada do que aconteceu, porque estava totalmente alcoolizada. Sem pensar duas vezes ela foge, sabendo que mais cedo ou mais tarde alguém vai procurá-la. A série é baseada num romance de suspense escrito por Christopher A. Bohjalian, cujos direitos foram adquiridos por Kaley antes mesmos dela terminar de lê-lo. A atriz é também produtora executiva da série, que já foi renovada para uma segunda temporada.

 

MODERN LOVE
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

O que é o amor em tempos modernos? A tentativa de mostrar algum tipo de resposta aconteceu na coluna semanal do New York Times, que acabou servindo de base a esta série. A primeira temporada contém oito episódios com várias histórias sobre relacionamentos que se transformaram em alguma forma de amor. Temos romance, sexo, relações familiares, paixões platônicas, tudo o que se relaciona à experiência do ser humano com esse sentimento profundo. Uma das atrações é o elenco cheio de estrelas: Anne Hathaway, Tina Fey, Dev Patel, Andy Garcia… Curiosidade: o último episódio faz uma reunião não intencional de todas as histórias dos episódios anteriores.

 

A DESCOBERTA DAS BRUXAS
(A Discovery of Witches)
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Diana (a australiana Teresa Palmer, já vista em Aprendiz de Feiticeiro, com Nicolas Cage) é uma historiadora e também, secretamente, uma bruxa. Não gosta de usar seus poderes, mas ao encontrar um velho manuscrito numa biblioteca, em Oxford (Inglaterra), ela percebe que para desvendá-lo terá que voltar ao mundo da magia. Para isso, recebe ajuda de um geneticista e vampiro Matthew Clairmont (Matthew Goode, de Downton Abbey). Juntos, eles tentarão descobrir os rumos de uma profecia que pode mudar o futuro da humanidade. Uma produção britânica baseada na Trilogia das Almas, escrita por Deborah Harkness em 2011. São três temporadas produzidas, sendo que as duas primeiras já estão disponíveis na Globoplay.

 

HOUSE OF LIES: CASA DE MENTIRAS
Gênero: comédia (5 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Conheça os bastidores de uma grande empresa de consultoria e como seus principais funcionários manipulam toda e qualquer situação para fechar seus contratos milionários. A série é uma sátira muito ácida às decisões corporativas, muitas vezes tomadas por pessoas que não entendem nada de como uma empresa funciona. A narração é de Don Cheadle (das séries Vingadores e Homem de Ferro), que conversa diretamente com o público, mostrando como arma seus esquemas. Criação de Matthew Carnahan, responsável pela comédia Dirt (com Courtney Cox, de Friends), que mostrava os bastidores também sórdidos de uma revista de escândalos.

 

RESIDENT EVIL – NO ESCURO ABSOLUTO
Gênero: animação (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Não é a primeira vez que esse videogame da Capcom, criado para a primeira versão do PlayStation, ganha uma versão animada. A diferença básica é que se trata de uma série, e não um longa-metragem como Condenação (2012) e Vendetta (2017). A história mostra um agente federal e uma ativista ecológica investigando uma estranha infestação de zumbis que atacam a presidência dos Estados Unidos. A fotografia e os gráficos muito realistas dão a impressão de que estamos vendo um filme com atores e atrizes ao vivo. Mas trata-se de uma das computações gráficas mais avançadas dos últimos tempos.

 

TAL MÃE TAL FILHA – GILMORE GIRLS
Gênero: comédia (7 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Um inesperado sucesso de público e crítica nos anos 2000, a série apresenta dois personagens importantes: Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Rory (Alexis Bledel). Por sete temporadas, as duas mostraram enorme força para tocar a vida, mas de uma forma bem-humorada, como concebeu a produtora e roteirista Amy Sherman-Palladino. Tem drama, mas nada pesado e que não possa ser resolvido com um bom papo aberto e franco entre as duas. Após o fim da série, a Netflix reuniu todo o elenco em quatro telefilmes – cada um numa estação do ano – para dar continuidade à história. Brilhante. Há ainda na Netflix uma minissérie feita em 2016 (portanto, quase uma década após o fim da série), com o título Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, reunindo o mesmo elenco.

 

DOM
Gênero: drama policial (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

No começo do século, o Rio de Janeiro conheceu um dos criminosos e traficantes que mais estiveram nas páginas dos jornais. Pedro Dom era um jovem de classe média que caiu no mundo das drogas e que acabou liderando uma quadrilha de traficantes. Um dos mais importantes agentes de combate ao tráfico, Vitor Dantas, pai de Dom, tentou de tudo para tirar o filho dessa vida. É essa luta e a relação complicada entre pai e filho que o diretor Breno Silveira, criador da série Um Contra Todos, mostra nessa elogiada produção que tem no elenco a dupla Gabriel Leone e Flavio Tolezani, este numa atuação de tirar o fôlego.

 

LOKI
Gênero: super heróis (1a temporada)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Terceira produção original da plataforma baseada em personagens da Marvel Comics. Agora é a vez do deus da trapaça e da mentira, Loki, personagem da mitologia nórdica e que ganhou força quando foi transformado no meio-irmão de Thor – O Deus do Trovão. Loki ficou muito popular nos quadrinhos, mas ganhou mais força depois da divertida interpretação do ator britânico Tom Hiddleston. Nesta série, que se passa logo após os eventos do filme Os Vingadores – Guerra Infinita, Loki é prisioneiro de uma organização universal que cuida de manter a linha do tempo segura, após as confusões geradas pelo super-vilão Thanos, que apagou da existência metade do Universo. Ele terá que deixar um trapaceiro para a perseguir alguém que está novamente comprometendo a evolução do universo.

 

STARGATE SG-1
Gênero: ficção científica (10 temporadas)
Onde assistir: MGM (trailer)

A partir do final do filme homônimo de 1994 dirigido por Rolland Emmerich, esta série relata a primeira viagem através de um portal estelar descoberto no Egito antes da 2a Guerra. Tudo graças ao dr. Daniel Jackson, que descobriu que os símbolos entalhados na estrutura circular são códigos para encontrar incontáveis planetas. Foram dez temporadas (1997-2007) criativas e repletas de boas histórias, e que trouxeram novamente para a telinha Richard Dean Anderson, muito popular nos anos 1980 como o agente Magyver da série Profissão Perigo. Além das aventuras interplanetárias, Stargate está repleta de referências à cultura pop, graças ao trabalho do ator e roteirista Peter DeLuise (Anjos da Lei). Tem ação, ficção, drama e humor muito bem dosados.

 

HANDMAID’S TALE: O CONTO DA AIA
Gênero: drama (4 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Num futuro distópico, uma parte dos Estados Unidos é dominada por um governo fundamentalista religioso, onde só os homens têm poder de atuar em todas as áreas. Para as mulheres, além do serviço de casa, uma parte delas é selecionada para servir como incubadoras aos principais governantes. É onde vamos conhecer Ofred (Elizabeth Moss, de Mad Men), que foi capturada e agora tenta fugir para localizar a filha que se perdeu dela durante a guerra civil. Até que ponto ela estaria disposta a lutar para ter voz é a saga dessa série, baseada no livro de Margareth Atwood. O papel deu a Elizabeth Moss o Emmy de Melhor Atriz.

 

VIRGIN RIVER
Gênero: drama (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Melinda, enfermeira de Los Angeles que ficou viúva recentemente, decide mudar para uma pequena cidade da Califórnia e trabalhar numa clínica. Mas lá enfrenta problemas com seu chefe (Tim Mattheson, de This is Us e West Wing), médico veterano que não quer saber da jovem auxiliar. Dramas familiares e romances sem exagerar na dose de lágrimas são a especialidade da roteirista Sue Tenney, também autora de séries como Sétimo Céu e A Bruxa do Bem. Uma boa alternativa aos dramas pesados e reais do dia a dia.

 

SWEET TOOTH
Gênero: ficção científica (1a temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Num futuro incerto, uma epidemia viral (conhecida como O Flagelo) mata quase toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que as crianças nascem hibridas de animais. Nenhuma pesquisa indica que um caso está relacionado ao outro. É nesse clima de apocalipse que conhecemos Gus, um garoto com traços de cervo que é criado por seu pai longe da civilização. Com a morte do pai, Gus empreende uma longa viagem para descobrir se sua mãe está viva ou não. Excelente adaptação dos quadrinhos criados por Jeff Lemire, para o selo Vertigo da DC Comics, em 2009. O clima de ódio aos híbridos por parte dos humanos sobreviventes é uma metáfora forte sobre a intolerância.

 

HOMELAND
Gênero: policial (8 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Carrie Mathison (Claire Danes) é uma das melhores agentes da CIA no Oriente Médio. Mesmo tendo bipolaridade, controlada por medicamento, não baixa sua guarda quando está investigando um possível ataque terrorista em solo americano. E quem está na linha de frente como suspeito principal é Nicolas Brody (Damian Lewis), um militar que foi recentemente libertado de uma prisão árabe. Será que ele pode ter sofrido uma lavagem cerebral para ser um agente terrorista da pior espécie, um traidor da pátria? A resposta está nessa série, que mistura ação e suspense a cada novo caso investigado por Carrie, personagem que deu a Claire Danes o Globo de Ouro e o Emmy de melhor atriz.

 

O MITO DE SÍSIFO
Gênero: ficção científica (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Outra excelente novidade vinda da Coréia. Agora, uma ficção baseada no mito grego do homem condenado por ser o mais inteligente do mundo. Aqui temos o engenheiro de computação Han, que busca incansavelmente a verdade sobre o irmão, morto dez anos antes. Quando recebe notícias que podem revelar o que definitivamente aconteceu, Han começa a ser perseguido por uma mulher misteriosa chamada Shin-Hye. Na realidade, Shin-Hye é uma guerreira que veio do futuro para salvar a vida do engenheiro, uma peça fundamental desse mesmo futuro. Uma história que prende a atenção e tem várias referências a outras séries importantes como Fringe e Counterparts, além, claro, do clássico Exterminador do Futuro.

FRIENDS
Gênero: comédia (10 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Agora que está saindo o reencontro da turma (vejam aqui), vale a dica para ver (ou rever) esta que foi uma das mais populares séries de TV dos anos 90. Todo mundo se encanta com as relações entre seis amigos que moram e trabalham em Nova York, cada um com suas neuroses muito bem definidas. O candidato a ator Joey (Matt LeBlanc) e o gozador Chandler (Matthew Perry) moram no apartamento em frente ao de Monica (Couterney Cox), que recebe sua amiga de escola Rachel (Jennifer Aniston); esta abandonou o noivo no altar, enquanto Ross (David Schwimmer), irmão de Monica, que sempre foi apaixonado por Rachel, está se divorciando após descobrir que sua esposa é lésbica. Para fechar o grupo, a ex-moradora de rua Phoebe reúne os amigos para ouvi-la cantar no Central Perk, uma cafeteria que é o ponto de encontro dessa moçada descolada. Vencedora do Emmy e Globo de Ouro, algumas temporadas ainda podem ser vistas nos canais Warner.

VIRANDO O JOGO DOS CAMPEÕES
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Nos anos 90, a Disney produziu três filmes mostrando a luta de um pequeno time de hóquei chamado Nós Somos Campeões (The Might Ducks), estrelado por Emilio Estevez. Passados quase 30 anos, a história ganhou nova versão produzida para o streaming. Tudo acontece quando o jovem Evan (Brady Noon) é dispensado dos Ducks, levando sua mãe (Lauren Graham) a montar outro time infantil só para não ver o filho triste. Para treinar, ela aluga um antigo ringue de patinação, administrado por Gordon Bombay (Estevez), o primeiro e lendário treinador dos Ducks. Resta saber se Gordon está disposto a ajudar.

THEM
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Tudo o que o casal Henry e Betty queria era ter uma nova oportunidade para criar suas filhas, depois que uma tragédia os fez mudar da Carolina do Norte para Los Angeles. Mas uma família de negros mudando para um bairro de brancos em 1953 talvez fosse um desafio muito maior. Algo de sinistro estava acontecendo naquele lugar, onde o racismo escondia algo muito mais violento do que a família poderia suportar. A cada novo episódio, esse bizarro quebra-cabeças mostra o ódio fazendo aumentar a temperatura do lugar, a ponto de ninguém saber se era real ou fruto de uma força maligna.

 

LILI – A EX
Gênero: comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Produção original para o canal GNT, estrelada por Maria Casadevall, uma das atrizes brasileiras que mais abraçaram as séries. Esta é baseada na personagem das tiras de jornal criadas por Caco Galhardo. Não existe maior ou menor loucura, pelo menos é o que pensa Lili ao infernizar a vida de seu ex-marido Reginaldo (Felipe Rocha), morando no mesmo prédio dele. O objetivo dela é bem claro: atrapalhar o máximo possível todos os futuros relacionamentos do ex. São duas temporadas bem alucinadas.

 

THIS IS US
Gênero: drama (5 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Sucesso internacional, esta é uma das séries mais surpreendentes e emocionantes dos últimos anos. Mostra o cotidiano de três irmãos no presente e principalmente no passado. Desde o primeiro episódio, já cria uma expectativa sobre o destino dos três bebês. O roteiro então acompanha seu crescimento, o relacionamento com seus pais e a fase adulta, quando muitos segredos vão sendo revelados, em constantes flash-backs. A série, com a 6a temporada já a caminho, vem sendo uma das mais premiadas também, com vários Emmy e indicações ao Globo de Ouro, inclusive para seu carismático elenco, destacando Sterling K. Brown, que faz um dos filhos.

 

SOMBRA E OSSOS
Gênero: drama/fantasia (1a temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Um gênero que mistura drama, ficção científica e fantasia foi batizado steampunk. Geralmente, o cenário principal é a Inglaterra Vitoriana, entre os séculos 18 e 19, como em His Dark Material e Carnival Row (veja abaixo). Em Sombra e Ossos, vamos conhecer um reino dividido por uma grande barreira de neblina negra conhecida como A Dobra. Toda embarcação que chega sofre ataques de criaturas monstruosas que se escondem nas trevas da Dobra. Para enfrentar esse perigo constante, o governo procura jovens que tenham poderes sobre-humanos, alguém que seja um “Conjurador do Sol”. Quando a jovem Alina salva acidentalmente pessoas que estavam atravessando a Dobra, começa a ser vista como esse alguém superdotado. A série é uma criação de Eric Heisserer, responsável pelo roteiro indicado ao Oscar do filme A Chegada (2016), qualificação que já garante um bom entretenimento com os 8 episódios dessa primeira temporada.

 

THE GOOD WIFE
Gênero: drama (7 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

A advogada Alicia Florick (Julianna Margulies) achava que sua vida era quase perfeita. Casada com um ex-promotor público e com dois filhos, sua vida muda radicalmente quando o marido é envolvido num escândalo de corrupção e sexo. Para tentar colocar a vida em ordem, Alicia vai trabalhar como advogada na firma de um antigo namorado e colega de escola. Lá, ela descobre que terá que enfrentar muito mais do que o pesadelo social em que o marido a colocou. Terá de provar também que pode ser bem-sucedida em sua volta aos tribunais. Série que deu a Julianna dois Emmy e um Globo de Ouro de Melhor Atriz.

 

INVENCÍVEL
Gênero: animação (1a temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Se alguém um dia disse que desenho animado é só para criança, talvez nunca tenha entendido essa arte. A série adaptada dos quadrinhos de Robert Kirkman, criador de The Walking Dead, está muito longe de ser infantil. Mostra um mundo de super-heróis com variados poderes, e também de super-vilões. Vamos conhecer Mark, filho do Omni-Man, que veio de outro planeta. Quando Mark começa a demonstrar os mesmos poderes do pai, este é encontrando inconsciente na sede da Justiça Globo, cujos membros foram chacinados. Com violência gráfica explícita, a série leva o espectador a momentos de pura tensão, e com um visual tão eficiente quanto nos quadrinhos originais.

 

AS TELEFONISTAS
Gênero: drama (5 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O progresso está chegando a Madri com as operações de uma gigante das telecomunicações, controlada pela família Cilfuentes, uma das mais influentes da sociedade espanhola na década de 30. O foco é a vida de quatro mulheres que chegam à capital espanhola para trabalhar nessa nova companhia. A série retrata temas atuais como bissexualidade, violência doméstica, aborto, racismo, mas com o olhar de uma Espanha antes da guerra civil e da ditadura Franco.

 

BEFOREIGNERS
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Há alguns anos, um estranho fenômeno acontece na costa da Noruega, perto de Oslo. Após uma luz intensa iluminar o leito do mar, surgem várias pessoas vindas de dez mil anos atrás, da Era dos Vikings. Nos meses seguintes, aparecem outras vindas do século 19, na mesma circunstância. Agora, o detetive Lars (Nicolai Cleve Broch) vai receber uma nova parceira de trabalho, Alfhildr (Krista Kosonen), uma das vikings que aprendeu os novos costumes e entrou para a polícia. A missão dos dois é descobrir as causas da morte suspeita de outra visitante do passado. O contraste entre os personagens é o grande trunfo da série, com uma história original e bem divertida.

 

DIX POUR CENT
Gênero: comédia (4 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Esta é uma divertida surpresa produzida na França sobre uma agência de talentos. É aquele tipo de empresa que cuida das carreiras de atores, atrizes, diretores e roteiristas, todos procurando a melhor oportunidade. A grande sacada da série é a participação de astros da TV e do cinema francês, mostrando que por trás das câmeras eles são pessoas comuns (embora com vidas incomuns). Aparecem Isabelle Adjani, Sophie Marceau, Jean Dujardin, Chistopher Lambert e Juliette Binoche, entre outros. A série foi criada por Dominique Besnehard, que trabalhou mais de 20 anos numa das maiores agências de talentos da França. O destaque na 4a temporada fica por conta da americana Sigourney Weaver, que gravou seus episódios (veja aqui) antes que a produção fosse suspensa, no começo de 2020, por conta da pandemia.

 

CITY ON A HILL
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Corrupção, racismo e violência são os temas desta produção baseada em fatos reais ocorridos na cidade de Boston no começo dos anos 1990. O roubo de um carro blindado, com o desaparecimento de seus ocupantes, é o começo do que ficou conhecido como Milagre de Boston, quando a polícia conseguiu diminuir os crimes na cidade. Produzida pelos atores Ben Affleck e Matt Damon, a série mostra um jovem e ambicioso promotor (Aldis Hodges, que esteve nos recentes Um Homem Invisível e Uma Noite em Miami) em desconfortável parceria com um veterano agente do FBI (Kevin Bacon), conhecido por usar métodos nada ortodoxos para combater o crime. Juntos, eles irão enfrentar a quadrilha que vem executando vários roubos a carros-fortes. Algo que poderá mudar definitivamente o sistema jurídico da cidade.

 

PRISON BREAK
Gênero: drama de ação (5 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Uma conspiração política coloca no corredor da morte Lin Burrows (Dominic Purcell, de Lendas do Amanhã) acusado por um crime que não cometeu. Para tentar salvá-lo, seu irmão Michael (Wentworth Miller, de Flash e Lei & Ordem) planeja uma das fugas mais elaboradas já vistas. Ele consegue ser preso e ir para a mesma cadeia onde está o irmão. Como principal “arma”, Michael tatuou em seu corpo várias informações sobre os pontos fracos daquele lugar. Ele terá quinze dias para conseguir organizar a fuga, mas o problema é que os dois podem não estar sozinhos nessa empreitada. Além das quatro temporadas originais (entre 2005 e 2009), os produtores fizeram uma volta do elenco para uma nova fuga audaciosa como 5a temporada (2017).

 

TRIBOS DA EUROPA 
Gênero: drama futurista (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O ano é 2074, e o mundo não é o mesmo depois que uma catástrofe global dividiu a Europa em microestados, que vivem em guerra constante. No meio da anarquia política, três irmãos de uma pacífica tribo naturalista decidem mudar o conflito ajudando o piloto de uma nave que está à beira da morte. Ele entrega ao mais novo dos irmãos um cubo que pode revelar o que irá acontecer com um mundo tão dividido. A produção alemã lembra as recentes Dark e Rain, onde cabe aos jovens domar uma situação complicada.

 

THE LEVEL
Gênero: suspense (1 temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Uma investigadora (Lindsay Coulson) foi pega num fogo cruzado ao conversar com o pai de uma amiga de infância, chefe de uma quadrilha de traficantes. Para seu azar, ela é designada a acompanhar as investigações sobre a morte do homem, o que a obriga a voltar à sua cidade natal, de onde tinha saído para esquecer seu passado. Precisa descobrir quem assassinou o pai de sua amiga e, ao mesmo tempo, manter essa relação secreta longe da investigação que poderá levá-la à prisão. Como todo bom suspense inglês, esta minissérie tem sempre surpresas assustadoras. São seis episódios de pura tensão.

 

THE NEVERS
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Um estranho fenômeno pairava sobre a Londres da época vitoriana: várias pessoas, a maioria mulheres, adquiriam os mais variados e estranhos poderes. Anos depois, Amalia (Laura Donelly, de Outlander) consegue reunir boa parte delas, conhecidas como The Touched. Mas existe outro movimento nas sombras da cidade que visa acabar com essas pessoas, desde que uma delas começou a praticar assassinatos. Haverá um confronto definitivo entre os dois grupos, ou Amalia e suas colegas conseguirão prevenir o pior? As respostas estão nessa belíssima criação de Joss Whedon, criador de Buffy – A Caça-vampiros e diretor dos primeiros filmes dos Vingadores da Marvel.

 

BREAKING BAD
Gênero: drama (5 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Nunca é tarde para ver (ou rever) um dos grandes sucessos da Netflix até hoje, que consagrou o presonagem Walter White (Bryan Cranston, visto mais recentemente em Your Honor). Ele é um professor de química que descobre estar com câncer e faz acordo com seu ex-aluno Jesse Pinkard (Aaron Paul, de Westworld), fabricante de metanfetamina: com seus conhecimentos, faria a melhor droga do Novo México, dividindo o lucro entre eles. Com isso, Walter conseguiria dinheiro deixar à família quando morresse. Só que o destino o deixa vivo, e ele se transforma num poderoso traficante. A série – produzida entre 2008 e 2013 – garantiu vários Emmys como Melhor Drama, Ator e Ator Coadjuvante. Desde o filme O Poderoso Chefão, nunca foi tão divertido torcer para o bandido. Curiosidade: Jesse, o personagem de Aaron Paul, ganhou um filme chamado El Camino – Um Filme de Breaking Bad, em 2019 (veja aqui o trailer).

 

KYLE XY
Gênero: suspense parapsicológico (3 temporadas)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Uma família acolhe um adolescente com amnésia (Matt Dallas), encontrado sem roupa no meio da floresta. Ao fazer isso, descobrem que Kyle demonstra poderes psíquicos e habilidades físicas superiores. Agora, precisam orientar Kyle como se comportar na escola e com as outras pessoas, para que não descubram essas habilidades. Detalhe: Kyle pode ter sido criado a partir de experiências com clonagem, e seus criadores podem vir buscá-lo a qualquer momento.

 

STRIKE FORCE
Gênero: policial (5 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Tilburg é uma das principais cidades da Holanda, com cerca de 200 mil habitantes. Quem luta ali todos os dias contra o crime é o detetive Theo Kamp, mas ele quase perde o rumo durante uma investigação e é realocado para uma unidade de combate ao crime organizado. É onde conhece Willem, um detetive que nunca se desvia das regras. O conflito entre os dois, que arriscam suas vidas para combater o caos da violência, é a base dessa série muito elogiada nos países onde foi exibida.

 

ENGAJADOS
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Looke (trailer)

Baseada numa websérie muito popular na França, essa premiada produção mostra o dia a dia de um centro LGBT na cidade de Lyon. O lugar é o ponto de encontro não só do ativismo político ligado à causa como também onde pessoas sob pressão por causa de seu gênero podem lutar. O centro é dirigido pelo ativista e defensor dos direitos humanos Thibaut Giaccherini. Suas atividades diárias sofrem um impacto quando surge Hicham, um conhecido que Thibaut não via há anos. O jovem espera que ele o ajude a encontrar o caminho para assumir sua homossexualidade. Não será fácil, por que a vida de Thibaut é movida por algo muito mais forte do que o ativismo político. E Hicham vai descobrir isso da pior forma possível.

 

AFTER LIFE
Gênero: comédia (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O inglês Ricky Gervais construiu sua carreira com um humor corrosivo, como visto nas séries The Office, Extras e Derek. Daí o sucesso dessa produção assinada e estrelada por ele, segurando um papel “sério” quando a situação exige. Aqui, ele faz o jornalista de uma pequena cidade inglesa que luta para não cair na depressão depois de perder o amor de sua vida. Além de pontuar a série com situações engraçadas, Gervais mostra um lado humano de seu personagem.

 

H20 MENINAS SEREIAS
Gênero: comédia adolescente (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Uma série leve e bem realizada, tendo como cenário a bela costa australiana. As amigas Emma, Cleo e Rikki vão passear de barco numa ilha e, acidentalmente, caem numa caverna. Os efeitos dos raios da lua as transformaram em sereias. Na volta para casa, o trio tem que descobrir um jeito para conviver com seus “hidropoderes” e manter tudo em segredo para evitar mais dores de cabeça. Considerada uma das melhores séries para adolescentes produzidas na primeira década deste século, foi premiada pela plataforma Nickelodeon e também pelo American Film Institute.

 

FAMÍLIA SOPRANO
Gênero: máfia (6 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Um dos maiores sucessos da TV até hoje, a série – que estreou em 1999 – mostra o dia a dia de Tony Soprano (James Gandolfini), chefe de uma importante família mafiosa de Nova Jersey. Um dia, ele tem um ataque de pânico e começa a se consultar em segredo com dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco). Afinal, o que seus amigos mafiosos poderiam pensar dessa atitude de um líder que não se curva para nada? Além do excelente trabalho de Gandolfini, a série criada por David Chase (Arquivo Confidencial) influenciou a forma de contar histórias adultas e de conteúdo mais sério.

 

SWEET HOME
Gênero: terror (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Quando se fala em série de terror feita na Coréia, não pense duas vezes em assistir. Trata-se de uma dramaturgia muito criativa e que reúne cenários diferentes para contar uma boa história; como na série Kingdom, que fala da luta contra zumbis durante uma dinastia coreana do século 14. Aqui, o mote é como sobreviver quando se está isolado do mundo. Parece uma metáfora sobre a pandemia de Covid, mostrando uma estranha doença que está transformando a população em criaturas violentas e famintas. Cada um dos moradores tem suas mazelas e passados complicados e, por isso, dificuldade em se unir à coletividade, o que é necessário para enfrentar uma crise como essa. Detalhe: os efeitos visuais são profissionalmente assustadores.

 

NO ACTIVITY
Gênero: comédia (4 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Não é uma comédia ao estilo Lei & Desordem (Brooklin 99). Esta é uma criação do roteirista e diretor Trent O’Donnell, que já escreveu para New Girl, The Good Place e o próprio Lei & Desordem. Ele mostra uma delegacia de San Diego com seus principais detetives enfrentando o tráfico de drogas. Enquanto estão de tocaia, os agentes Nick (Patrick Brammall) e Judd (Tim Meadows) discutem os assuntos mais absurdos e triviais, monitorados por Fatima (Sunita Mani) e Janice (Amy Sedaris), outra dupla sem noção. É uma sátira da polícia americana, com temas adultos e momentos bem engraçados.

 

MUNDO EM CHAMAS
Gênero: drama de guerra (2 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Bela produção da BBC que reconstitui o início da 2a Guerra Mundial através dos moradores de Manchester em 1939. Enfrentando dúvidas sobre como enfrentar os alemães, os ingleses mais patriotas ainda tinham que lidar com grupos fascistas, especialmente os lendários Camisas Negras, que disseminavam suas ideias entre as populações pobres. Fotografia e reconstituição histórica são os destaques dessa produção encabeçada por Sean Bean (O Senhor dos Aneis) e Helen Hunt (Oscar por Melhor É Impossível), ela em seu primeiro trabalho em terras britânicas.

 

WALLANDER
Gênero: drama policial (4 temporadas)
Onde assistir: Looke (trailer)

A vida do inspetor Kurt Wallander (Kenneth Branagh, de Dunkirk) é uma luta constante contra seus próprios demônios, enquanto trabalha para resolver uma série de crimes bizarros no sul da Suécia. A série – que terminou em 2016 – é uma adaptação dos livros policiais do sueco Henning Mankell, que criou um personagem heroico mas com vários problemas pessoais. Divorciado e tentando se entender com sua filha adolescente, Kurt ainda tem que administrar sua relação com o pai, diagnosticado com Alzheimer. Uma série policial diferente, mais muito envolvente.

 

HOUSE
Gênero: comédia dramática (8 temporadas)
Onde assistir: Globoplay e Prime Video (trailer)

Outro grande sucesso da TV mundial, com boas audiências até hoje (estreou em 2004), a série é focada em Gregory House (Hugh Laurie), que definitivamente não é um médico convencional. Chefe do Mercer County Hospital, em Nova Jersey, ele não gosta de tratar diretamente os pacientes porque acredita que todos mentem. E não leva muito em consideração os diagnósticos de seus assistentes… Aliás, investigar é a palavra que melhor descreve a série, já que o Dr. House é uma espécie de Sherlock Holmes da medicina. Merecidamente, Laurie ganhou dois Globos de Ouro pelo seu trabalho na série.

YOUR HONOR
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Para quem estava com saudades do premiado Bryan Cranston (Breaking Bad), ei-lo aqui de volta. Nos 10 episódios dessa primeira temporada (a segunda já está a caminho), ele interpreta Michael Desiato, um dos mais competentes juízes de Nova Orleans. Até que um dia seu filho se envolve em um assassinato relacionado ao crime organizado. E o juiz então será forçado a confrontar as próprias convicções. Cranston ganhou indicação ao Globo de Ouro e vem sendo muito elogiado por seu desempenho.

 

ALICE EM BORDERLAND
Gênero: suspense (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Três jovens amigos decidem curtir a vida em Tóquio, quando por um exagero têm de fugir da polícia. Saindo do banheiro do metrô, descobrem que estão sozinhos na cidade: toda a população desapareceu. À noite, contudo, eles ouvem música vinda de um prédio e, ao chegarem lá, têm uma terrível revelação: foram raptados para participar de um jogo onde perder significa encontrar a morte. A violência dos jogos, o clima de tensão constante e as frustradas buscas por uma saída fazem dessa uma série muito diferente. Uma bela surpresa vinda do Japão, parecida com Jogos Vorazes, mas com um nível de violência gráfica acima do normal.

 

THE GREAT
Gênero: drama épico (1a Temporada)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Se existe uma quantidade exagerada de séries, minisséries e filmes sobre Catarina, a Grande, que foi uma das mais importantes imperatrizes da Rússia, é porque essa é uma personalidade que merece todo o respeito. Afinal, foi ela quem tirou a Rússia das trevas e a colocou rumo ao mundo moderno, dando um golpe de estado em seu próprio marido, o imperador Pedro III, no século 18. Nesta produção, temos Elle Fanning (Super 8) interpretando a jovem Catarina, que se casa com Peter (Nicholas Hoult, de A Favorita). O roteiro transita entre o humor negro e o drama, graças ao trabalho do criador da série, Troy McNamara, que também foi o roteirista do longa A Favorita, sobre a Rainha Anne, governante britânica no século 18.

 

NADA ORTODOXA
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Ester não está contente com sua vida. Seu casamento foi arranjado por seus pais, membros da comunidade hassídica Satmar, uma das mais ortodoxas do judaísmo, onde o papel da mulher se restringe a cuidar da família e orar. Com o tempo, ela organiza sua fuga, viajando para Berlim, onde espera encontrar um novo rumo. A produção é baseada no livro homônimo da escritora Deborah Feldman, que retrata muito de sua própria vida ao sair da comunidade religiosa. Deborah também trabalhou na produção da minissérie, que ganhou o Emmy de Melhor Direção, e foi indicada para dois Globos de Ouro: Melhor Minissérie e Melhor Atriz em Minissérie, para a israelense Shira Haas (O Zoológico de Varsóvia), que está perfeita.

 

OPERAÇÃO ECSTASY
Gênero: policial (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A polícia belga tem informações de que um grande traficante de ecstasy está controlando seu negócio a partir de uma pequena comunidade do interior. Um casal de agentes é então designado para se infiltrar na comunidade. Série baseada em fatos reais, com suspense e bom humor, especialmente na relação entre os dois agentes policiais, que precisam convencer os vizinhos de que são casados e muito apaixonados. O que rende cenas divertidas, em meio à violência gráfica da série.

 

DESALMA
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Desde 1988 que a população de Brígida, pequena cidade do sul brasileiro formada por imigrantes ucranianos, sofre com as lembranças do misterioso desaparecimento de uma jovem. Agora, a tradicional festa de Ivana Kupala, banida desde o incidente, está prestes e ser retomada. Mas uma série de acontecimentos bizarros começa a acontecer. N foi aplaudida no Festival de Berlim, mas demorou mais de um ano para sair aqui. Encabeça o elenco Cassia Kiss, uma mulher reclusa desde a morte da filha, e que faz leitura de tarô. Primeiro drama sobrenatural criado e escrito por Ana Paula Maia, com direção artística de Carlos Manga Jr.

 

WANDAVISION
Gênero: comédia de super heróis (1a Temporada)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Mais uma franquia da Marvel que é sucesso no cinema chega à plataforma de streaming. Agora é a vez de Wanda e Visão, personagens dos quadrinhos que se encontraram nas histórias dos Vingadores. A mesma paixão que uniu a mutante com poderes telecinéticos e o super androide criado por Tony Stark, a série mostra como uma comédia de costumes. Mas aos poucos o público vai descobrindo que existe algo muito maior do que o relacionamento entre os dois e a comunidade numa pequena cidade. A cada novo episódio, as peças de um interessante quebra-cabeças são apresentadas, e com resultados emocionantes. Nos papéis principais, Elizabeth Olsen, que já havia trabalhado nos filmes Vingadores e Capitão América, e Paul Bettany, que além desses apareceu em Hans Solo: Uma História Star Wars.

 

TWO WEEKS TO LIVE
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Primeiro trabalho da jovem atriz Maisie Williams após deixar de ser Arya Stark na premiada Game of Thrones. Aqui ela é Kim, que chega a uma cidade da costa inglesa para realizar desejos que foi anotando durante os anos em que cresceu junto da mãe, numa cabana na mata. Além de tomar sorvete, ir a um parque de diversões, dançar e dar seu primeiro beijo, ela procura o homem que matou seu pai quando ela era criança. Com boa dose de humor negro, a série faz prender a atenção a cada desejo realizado por Kim.

SMALL AXE
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Criação do premiado diretor Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) para contar histórias dos imigrantes das Índias Ocidentais que foram para Londres. Cada um dos casos narrados traz uma visão dessa comunidade entre os anos 1960 e 80. O título (“pequeno machado”) é referência a um antigo provérbio: “Se você é uma árvore grande, somos apenas o pequeno machado”. A frase foi usada por Bob Marley em 73, quando compôs o hit Small Axe. A série deu a John Boyega, dos últimos três filmes da saga Star Wars, o Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie.

 

EMILY IN PARIS
Gênero: comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A jovem Emily Cooper (Lilly Collins, de The Last Tycoon) está radiante de alegria. Ela recebeu uma promoção e vai trabalhar em Paris, junto com a empresa associada da dela. Seria um desafio interessante para uma jovem americana apaixonada pela Cidade Luz, mas essa paixão tem um preço: entender o povo francês, especialmente seus colegas de trabalho, que vivem tirando uma com a garota. Para piorar, o relacionamento à distância com seu namorado não anda nada bem. Mas Emily não está disposta que a barreira da língua ou do amor, atrapalhem sua carreira ou sua nova vida. Uma série criada por Darren Star, que já foi roteirista de Barrados no Baile, além de ter criado as séries Sex and the City e a recente Younger.

 

NORMAL PEOPLE
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Não existe uma tradução mais adequada para essa produção britânica do que literalmente “gente normal”. Melhor dizendo, gente comum, pois se trata de um simples relacionamento entre dois colegas de escola do interior da Irlanda. Mariane (Daisy Edigar-Jones, de Guerra dos Mundos) e Connell (Paul Mescal) se conhecem há muitos anos. Além de estudarem juntos, a mãe de Connell faz a limpeza da casa da família de Mariane. Um dia, ela confessa a ele que gosta do garoto. Os dois começam um relacionamento secreto, para não dar o que falar para os colegas de Connell, capitão do time de rugbi, já que Mariane é considerada uma rebelde. Mas o relacionamento entre eles vai ser mais complicado, coisa de gente grande que ainda não entendeu que tem muito o que aprender.

 

PERRY MASON
Gênero: policial (2 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Depois de ser um espião soviético em território americano na premiada série The Americans, Matthew Rhys encara uma nova versão do conhecido criminalista da literatura Pulp, Perry Mason, criado na década de trinta por Erle Stanley Gardner. A série é ambientada em 1932, quando Los Angeles começava sua arrancada de progresso, mesmo enfrentando a recessão do craque de Nova York. Mason atua como um detetive de um escritório de advocacia, fotografando casos traições amorosas até que se envolve no assassinato de um bebê, que fora sequestrado e encontrado morto dias depois. O problema é que a principal suspeita é a própria mãe do bebê. Mas ao investigar o caso, Mason descobre um crime político, envolvendo corrupção sem precedentes na história da cidade. São nove episódios tensos, com uma reconstituição de época fantástica. E um momento chave da carreira de Perry Mason.

 

TED LASSO
Gênero: comédia (3 temporadas)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)

Surpresa no Globo de Ouro este ano, o comediante Jason Sudeikis (de Quero Matar Meu Chefe e A Família do Bagulho) – ganhou como Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical – é o destaque nesta boa mistura de drama e comédia. Você não precisa gostar ou entender de futebol para se divertir aqui. O personagem principal é um técnico de futebol americano que acabou de conquistar um título e é contratado para treinar uma equipe de futebol (soccer) na Inglaterra. Alvo de gozações por não saber muito das regras do jogo, aos poucos vai mais mostrando que sabe liderar um time, mesmo com as regras tão diferentes. A série surpreende até o ultimo episódio, pela versatilidade de Jason e um elenco de apoio excepcional.

 

HUNTERS
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Esta série é importante por marcar o primeiro trabalho em TV de Al Pacino, um dos maiores atores do cinema, ganhador do Oscar por Perfume de Mulher e indicado no ano passado por O Irlandês. Ele interpreta Offerman, líder de um grupo secreto que vem caçando nazistas desde o final da 2a Guerra. Ele recruta o jovem judeu Jonah (Logan Lerman, de Percy Jackson e o Mar de Monstros) para procurar um grupo nazista atuando secretamente em Nova York e que pretende chegar ao poder nos Estados Unidos. A tarefa não será fácil por que eles estão infiltrados em diversas áreas do poder americano. A série se passa em 1977, época em que surgiram grupos caçando e revelando as novas identidades de criminosos de guerra. Este ano, Pacino foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator.

 

TRAPPED
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O dia parece mais frio que de costume, numa vila de pescadores da Islândia. Mas, para o chefe da polícia local, tudo se complica com a chegada de sua ex-mulher, que quer levar as filhas para morar com ela e o novo namorado. Detalhe: acaba de ser descoberto um corpo decapitado na baía que banha a vila. O que terá acontecido e quem será a vitima são perguntas que o policial tenta responder antes que o governo federal mande sua tropa de choque. Excelente drama, onde frio e neve são personagens constantes, muito além de um simples mistério policial.

 

BLUFF CITY LAW – A LEI DE MEMPHIS
Gênero: drama de tribunal (1 temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Aqui, o clima esquenta quando dois advogados que são pai e filha, mas têm pontos de vistas antagônicos em determinados casos, são obrigados a trabalhar juntos. Vamos conhecer a jovem advogada Sydney (Caitlin McGee, de Modern Love), que trabalhava como pai Elijah (Jimmy Smits, de Nova York Contra o Crime) até um desentendimento afastar os dois por anos. Com a súbita morte da mãe, Sydney volta para casa mas não quer trabalhar com o pai. Muda de ideia quando vê que seu trabalho em casos de direitos civis pode se beneficiar da grande estrutura do escritório do pai. Só que as diferenças entre os dois continuam, com Sydney ainda desconfiando do que aconteceu com sua mãe.

 

THE OFFICE
Gênero: comédia (9 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Adaptada de uma produção da BBC e grande sucesso nos últimos anos, o achado desta série é adotar o formato “documentário” para narrar o cotidiano de um escritório. Produzida por Greg Daniels, o mesmo de Saturday Night Live e Os Simpsons, mostra o que os funcionários estão fazendo e em alguns momentos o personagem fala direto para a câmera. A série – que durou de 2005 a 2013 – revelou o talento de Steve Carrell (Guerra dos Sexos), interpretando o gerente que desconta seus problemas de autoestima nos subordinados. Nas duas últimas temporadas, Carrell foi substituído por James Spader (The Blacklist).

 

THE ENGLISH GAME (1 temporada)
Gênero: drama de esporte
Onde assistir: Netflix (trailer)

Se existe algo que o brasileiro gosta é futebol. Mas o esporte nasceu no Reino Unido no final do século 19, e por isso merece ser vista e curtida a produção assinada por Julian Fellowes, criador da consagrada Downton Abbey. A história dessa minissérie mistura realidade com ficção, colocando as diferenças sociais dentro de campo para revelar como o jogo mexia com a sociedade britânica da época. E mostra que o esporte é superior até para ajudar na integração entre pobres e ricos.

 

THE CROWN
Gênero: drama épico (6 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Uma das mais elaboradas séries sobre a família real britânica, criada por Peter Morgan, roteirista dos premiados O Último Rei da Escócia (2006) e A Rainha (2006). As duas primeiras temporadas mostram Elizabeth (Claire Foy) assumindo o trono em 1947, seguida de Olivia Colman, que faz a rainha dos anos 60 ao começo dos 80; na 4a,  temos o casamento de Diana com o filho primogênito Charles, e Margareth Thatcher (Gillian Anderson) assumindo o cargo de primeira-ministra. Nas duas últimas temporadas, Imelda Stauton (de Harry Potter) assume o papel da Rainha no século 21. Além de premiada, The Crown é uma das produções mais caras do gênero, não só pelo rigor histórico, mas pela composição de fotografia e figurinos, que garantem uma adequação de encher os olhos.

 

MODERN FAMILY
Gênero: comédia (11 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Grande sucesso na TV americana, desde 2009 essa série vem mostrando o cotidiano de três gerações da família Pritchett, de um subúrbio de classe média alta em Los Angeles. A grande sacada foi apresentar tudo como um reality show, seguindo o estilo de outra comédia premiada, The Office. Além de uma “equipe” acompanhar o dia a dia das famílias, há os momentos em que os membros conversam com a câmera, revelando segredos ou até falhas da série. Inteligente e muito engraçada, conquistou o Emmy cinco vezes seguida, além de um Globo de Ouro.

 

THE UNDOING
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: HBO Go (trailer)

Os críticos franceses têm uma expressão para analisar atores com uma força de interpretação que ultrapassa o próprio espetáculo: tour de force. É o que se pode definir da atuação de Nicole Kidman e Hugh Grant nessa minissérie em 6 episódios, indicada ao Globo de Ouro (os dois também receberam indicação). Ela é Grace, uma psicóloga de renome, casada com o também importante oncologista infantil Jonathan Fraser. O mundo quase perfeito dos dois vai abaixo quando ela é envolvida num assassinato, e as provas apontam para seu marido. Mas existe algo muito obscuro no caso, levando Grace a questionar sua relação com Jonathan, principalmente quando ela descobre algo relacionado com o trabalho dele. Um suspense empolgante, em que a procura do culpado pode ser algo muito assustador.

 

PEAKY BLINDERS
Gênero: drama de ação (6 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Produção britânica que mostra uma das primeiras organizações criminosas do Reino Unido, que operava desde a virada do século 19 até os anos 1930, em Birmingham. O grupo é liderado por Thomas Shelby (Cillian Murphy, que fez o Espantalho em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) que nasceu pobre e fez do crime uma forma de ascensão. Suas atividades chamam a atenção do inspetor-chefe da polícia (Sam Neill), que é enviado para acabar com o grupo. A reconstituição de época é fantástica, fazendo a transição da sociedade britânica na virada do século 19 para o 20.

 

LEI & ORDEM – CRIMES PREMEDITADOS
Gênero: policial (11 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Segunda série derivada de Law & Order (1990-2010), criada pelo roteirista e produtor Dick Wolf. Aqui, o público vê o crime acontecer no início de cada episódio, e depois acompanha o trabalho da dupla Bob e Alexandra, investigadores da Polícia de Nova York. O grande diferencial é que Bob (Vincent D’Onofrio) não perde nenhum detalhe quando conversa com um suspeito, pressionando emocionalmente até a confissão. A série é intensa e excelente no estilo “quem foi”, deixando o espectador grudado até as revelações finais sobre crimes bárbaros na grande cidade. Kathryn Erbe, que faz a agente Alexandra Eames, esteve também em outra série (spinoff) da franquia, Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (2012-13).

 

SEM SAÍDA
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Uma forte tempestade elétrica parece causar o desligamento de quase todos os equipamentos eletrônicos durante a noite, num subúrbio de Auckland (Nova Zelândia). No dia seguinte, adolescentes e crianças da região têm uma estranha surpresa: além de nenhum dispositivo eletrônico estar funcionando pela falta de energia, todos os adultos desapareceram. Agora, cada novo dia é um desafio para manter o grupo unido e tentar descobrir as causas desse bizarro acontecimento. A série é uma criação do produtor e roteirista neozelandês Stephen J. Campbell, que desenvolveu a ideia usando ficção científica e suspense para mostrar a situação crítica a que essas crianças e adolescentes estarão expostas. Prêmio de Melhor Programa Infantil de 2020,no Asian Academy Creative Awards.

 

BRIDGERTON
Gênero: romance épico (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Um dos primeiros projetos de Shonda Rhimes, roteirista e produtora de sucessos como Scandal e Grey’s Anatomy. Bridgerton é o nome de uma importante família britânica do século 19, quando se temia que os exageros da aristocracia pudessem levar a um colapso como o da Revolução Francesa. O foco é a busca de um bom marido para a herdeira Daphne, como mandavam os ritos da época. Vão se aprofundar as brigas, paixões e preconceitos, até descobrirem que o amor pode, sim, ser o fiel da balança. A série reconstitui aquele período com requinte e sofisticação, figurinos fantásticos e cenários de encher os olhos. Perfeita para quem tem saudade de Downton Abbey.

 

CHERNOBYL
Gênero: drama (1 temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Lançada em 2019, esta minissérie em 5 episódios ganhou vários prêmios e teve repercussão mundial, pela forma realista com que retrata um dos maiores acidentes nucleares da História. Inspirada em livro da jornalista bielorussa Svetlana Aleksièvitch, Prêmio Nobel de 2015, esta polêmica série reconta passo a passo os mistérios que cercaram a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Dos complicados resgates em meio aos vazamentos radioativos, às discussões de como salvar as vidas na região contaminada, a produção chega perto do pesadelo que abateu a população local e provocou uma crise política na antiga União Soviética. Destaque no elenco para o inglês Jared Harris, indicado ao Globo de Ouro, no papel do cientista que tenta evitar o desastre.

 

PELA FECHADURA
Gênero: drama erótico (1a Temporada)
Onde assistir: Looke (trailer)

Pode escolher o tema relacionado a sexo: atração, voyeurismo, perseguição virtual, amor líquido, sexo na terceira idade, violência doméstica, fetiches, tabus, crimes passionais. Tudo isso é abordado nesta antologia dramática que lida com a vida e a morte, e sua ligação com o sexo, presente em cada ser humano. Nesta temporada, são 13 episódios criados e dirigidos por Adriano Espínola Filho, que escreveu os roteiros ao lado de Claudia Gomes da Cunha e Daniel Fraiha. A histórias são vividas por atores que se revezam entre protagonistas e personagens secundários. Tudo vai muito além das relações convencionais.

 

EQUINOX
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Já há quem compare com a cultuada produção alemã Dark, por contar a história em duas linhas de tempo diferentes. Esta série dinamarquesa é baseada num podcast chamado “Equinox 1985”, focado no desaparecimento de 18 jovens que celebravam sua formatura no colégio. Na Dinamarca, é tradição se reunirem antes da diplomação e juntos passarem nas casas de seus pais e agradecer a ajuda para se formarem. Em 1999, um desses grupos desaparece e, 20 anos depois, Astrid, uma radialista cuja irmã Ida estava no grupo, recebe ligações de três sobreviventes. Voltando a enfrentar os fantasmas do passado, ela decide investigar por conta própria.

 

EL PRESIDENTE
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Para quem gosta de futebol, mas não gosta de saber dos bastidores podres desse esporte, essa série não é recomendada. Mas quem quiser conhecer um dos maiores esquemas de corrupção no futebol brasileiro e latino-americano, prepare-se para uma grande aventura. A série conta o grande escândalo conhecido como Fifagate, que levou para a cadeia vários dirigentes futebol das Américas, incluindo o brasileiro José Maria Marin, então presidente da CBF. Quem narra a série é o finado argentino Julio Grondona, ex-presidente do Conmebol, através do chileno Sergio Jadue, que também foi preso. A série foi produzida pela Gaumont, responsável por Narcos, entre outras.

 

SOB PRESSÃO – PLANTÃO COVID
Gênero: drama (3a Temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Como é o dia a dia dos médicos, enfermeiros e atendentes de uma Unidade Básica de Saúde no Rio de Janeiro? A série – estrelada por Marjorie Estiano e Julio Andrade – mostra os personagens Carolina e Evandro numa missão humanitária pelo interior, voltando ao Rio para ajudar nos primeiros casos de COVID. A produção liderada por Andrucha Waddington conseguiu gravar esses novos episódios antes da Globo cancelar todos os projetos em andamento no Projac, por causa da pandemia. Um retrato duro e intenso de uma crise sanitária sem precedentes na História.

 

ATLANTA
Gênero: comédia musical (4 temporadas)
Onde assistir: Fox Premium e Netflix (trailer)

Criada pelo ator, roteirista e produtor Donald Glover, um dos nomes mais quentes atualmente em Hollywood, que também se destacou em Community, esta série fez tanto sucesso nos EUA em 2016 que a 2a Temporada foi anunciada antes mesmo de acabar a primeira. Glover e Brian Tyree Henry, outro badalado ator do momento, fazem dois primos que sonham conquistar a fama através do rap. Mas antes têm que lidar com o desemprego e a sobrevivência. Glover acabou levando o Emmy de melhor ator em comédia, e também pela direção de um dos episódios da 1a Temporada.

 

JUSTIFIED
Gênero: policial (6 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Para o delegado federal Givens (Timothy Olyphant, de The Office e The Mandalorian), nada poderia ser mais irônico do que voltar à cidade onde nasceu e descobrir que o crime está dentro de sua própria casa. Givens foi tirado de circulação, depois de ter escapado da morte em confronto contra um líder do crime organizado. Mesmo alegando que o tiro que deu foi justificado, seus superiores acharam melhor escondê-lo numa pequena cidade, para evitar reresálias. O problema para Givens é que ele irá encontrar várias pessoas de seu passado, que hoje estão do lado errado da lei. Um dos melhores faroestes modernos da TV, com Timothy encarnando o velho delegado do Oeste Selvagem.

 

LUPIN
Gênero: policial (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Esta não é uma nova adaptação das aventuras de Arsene Lupin, o ladrão de casaca criado por Maurice Leblanc no começo do século 20. Mas é, sim, uma homenagem a esse símbolo da literatura francesa de aventura e mistério. Omar Sy (já visto em Jurassic World e X-Men) é Diop, um faxineiro do Louvre que está sem dinheiro e acaba se metendo com um mafioso. Para pagar o que deve ao criminoso, Diop planeja roubar uma joia milionária que está exposta no famoso museu, em Paris. Esse pano de fundo vai ajudar a entender o passado de Diop e como ele se envolveu no crime. No melhor estilo do clássico Golpe de Mestre (1973), nada é o que parece e há uma grande surpresa no final. Como sempre acontecia nas aventuras do lendário Ladrão de Casaca.

 

NO ESCURO
Gênero: comédia (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Murphy (Perry Mattfeld) é uma jovem cega que gosta de viver intensamente, sem limites nem consequências, mesmo com sua deficiência. Parece não se importar com nada, aprontando situações para que ninguém sinta pena dela. Uma noite, voltando para casa com sua cadela-guia, Murphy descobre um corpo morto num beco. Para sua tristeza, o corpo é de seu amigo Tyson. A polícia, claro, não tem pistas do que poderia ter acontecido, levando a garota a usar de toda a sua criatividade para descobrir o que aconteceu. A Globoplay já tem as 2 primeiras temporadas.

 

PESSOA DE INTERESSE
Gênero: suspense (5 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Será que, com toda a tecnologia de hoje, seria possível criar uma máquina de eliminasse a possibilidade de um crime acontecer? Essa é a premissa da série criada por Jonathan Nolan, criador de Westworld e roteirista do filme Interestelar, de Christopher Nolan, seu irmão. Embora tenha terminado em 2016, vale a pena resgatar a série, que mistura investigação policial com muita tecnologia. “Pessoa de Interesse” (person of interest) é um termo usado pela polícia americana para um suspeito de crime. Aqui, essa pessoa é descoberta através de cálculos matemáticos feitos por um equipamento criado pelo engenheiro Finch (Michael Emerson, de Lost). Ele recruta um ex-agente da CIA (Jim Caviezel, de Alta Frequência) para impedir os crimes. O problema é que existe outra organização tentando localizar Finch, para destruir sua máquina e substituí-la por outra muito pior. Também no elenco Taraji P. Henson, da série Empire.

 

MAXIMILIANO E MARIA DE BORGONHA (1 temporada)
Gênero: drama épico
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Para quem é fã de histórias misturando aventura, batalhas, romance e intrigas dos reinos de antigamente, com boa reconstituição histórica, essa é uma boa sugestão. Na verdade, é uma produção austríaca em 3 episódios, lançada em 2017, ambientada na Europa do século 15. O que era apenas uma questão política se transforma num caso de amor, responsável em boa medida pela criação do movimento Renascentista. O roteiro narra os passos de Maria de Borgonha, filha e herdeira que não podia assumir o reino por causa das regras de sucessão arcaicas. Ao mesmo tempo, Frederico III, imperador do Sacro-império Romano, quer que o filho Maximiliano se case com Maria, que detinha grande fortuna. Mas algo acontece nesse jogo político, fazendo nascer uma das mais conhecidas histórias de amor.

 

UTOPIA
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Um casal descobre acidentalmente, na casa de um parente, uma série de gibis estranhos e decide levar para uma convenção de quadrinhos da cidade. Para sua surpresa, existem pessoas querendo pagar uma grana bem alta pelos desenhos. Eles vão descobrir, e de forma violenta, que a história revela uma conspiração contra toda a humanidade, e quem tem contato com esse gibi tem que morrer. A roteirista/produtra Gillian Flynn, que já teve sucessos como Garota Exemplar (2014) e Objetos Cortantes (2018), adaptou a ideia de uma série britânica para os oito episódios dessa primeira temporada. No elenco, destaque para o veterano John Cusack (Alta Fidelidade) e para a novata Ashleigh LaThrop (Handmaid’s Tale e Método Kominski).

 

COBRA KAI
Gênero: drama de luta (4 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Uma das grandes surpresas dos últimos anos foi essa série produzida para exibição do canal YouTube Originals.  Resgatou dois personagens que disputaram um torneio de caratê nos anos 80, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), do filme Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), de John G. Avildsen, mostrando suas vidas hoje. A série trouxe uma legião de fãs para acompanhar Daniel e Johnny numa nova rota de colisão. Outros antagonistas interessantes tentarão resolver seus dilemas pessoais no tatame, mas deixando o principal momento desse reencontro para os dois protagonistas. O roteiro mistura saudosismo com uma boa reviravolta do destino.

 

INSECURE
Gênero: comédia (5 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Nesta série cômica que já vai para a 5a Temporada, Issa é uma negra que trabalha duro para vencer as injustiças que viu quando crescia, e agora brinca com os preconceitos que atingem as mulheres brancas. Sua amiga Molly (Yvonne Orji) é o oposto: quer dominar o mundo corporativo usando as mesmas armas que tentam usar contra ela. É uma produção imaginada pela própria Issa Rae, atriz, produtora, escritora e ativista pela igualdade racial. Em 2016, ela se uniu ao roteirista Larry Wilmore, produtor de Black-ish, para mostrar o mundo sob o prisma de uma mulher aprendendo a lidar com sua insegurança, tanto na vida e na profissão quanto nos relacionamentos. Issa já foi indicada ao Globo de Ouro e ao Emmy por esse trabalho.

 

THE WILDS – VIDAS SELVAGENS
Gênero: aventura (1a Temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Essa é mais uma série sobre jovens, só que com proposta bem diferente. Imagine Lost só com mulheres adolescentes, que sofrem um acidente e ficam presas numa ilha deserta. Além de aprender a sobreviver num ambiente hostil, o grupo tem que lidar com suas próprias inseguranças e frustrações que, a princípio, foram deixadas em casa. Com o passar dos dias, a esperança de serem resgatadas fica cada vez mais distante, e elas terão que aprender a conviver como grupo. A série foi produzida na Nova Zelândia, o que garante um belíssimo visual na maior parte dos 8 episódios. Já está em produção a 2a Temporada.

 

ESTAÇÃO TEMPLE
Gênero: drama familiar (2 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Não há limite para salvar a vida de uma pessoa, ainda mais quando é sua própria esposa. Assim pensa o cirurgião Daniel (Mark Strong), desde que teve de criar uma clínica secreta em Londres para salvar a vida de criminosos. Ele o faz para levantar mais fundos e ajudar a salvar sua mulher que está morrendo. Não será fácil, Daniel está com os pensamentos divididos por seu juramento de médico. Minissérie britânica adaptada de uma original norueguesa, ganha força com o trabalho de Strong, que esteve em 1917 e O Espião que Sabia Demais, numa interpretação tensa e fundamental para um personagem tão complexo.

 

A RAINHA DO SUL (2016)
Gênero: drama sobre traficantes (5 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Quem poderia imaginar o sucesso internacional da brasileira Alice Braga, desde que despontou em 2002 com Cidade de Deus? O filme lhe abriu portas para produções como Eu Sou a Lenda, ao lado de Will Smith; Ensaio sobre a Cegueira; Elisium, com Matt Damon; e Predadores, com Adrien Brody. Em Rainha do Sul, ela é a mexicana Teresa Mendoza, namorada de um traficante que, após vê-lo assassinado, foge para Dallas e decide assumir os negócios, tornando-se uma das mais temidas líderes do tráfico entre os dois países.

 

GAROTOS DE LUGAR NENHUM
Gênero: aventura (4 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Quatro adolescentes são colocados no mesmo grupo durante um passeio num parque: um atleta, um nerd, um popular e um gótico. Todos incomodados com o passeio, mas obrigados a ficar juntos. Só que um incidente os coloca fora da rota dos outros grupos, obrigando-os a passar a noite na floresta. Quando amanhece, eles conseguem chegar à cidade; mas surge uma revelação assustadora: ninguém conhece aquele quarteto. O que aconteceu com eles, se foram parar numa dimensão mágica ou num mundo paralelo, é o que terão que descobrir juntos. Ou seja, o que era ruim ficou muito pior. Produção australiana lançada em 2013 (no original, Nowhere Boys), que mostra o jeito comum dos adolescentes em resolver problemas complicados. Ou melhor, transformar problemas complicados em pesadelos à luz do dia.

 

SUPERNATURAL
Gênero: aventura (15 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Foram 15 anos enfrentando monstros, vampiros, lobisomens, anjos, demônios e todo o tipo de criatura das trevas. Foi de fato assustadora a jornada dos irmãos Sam (Jared Padelecki) e Dean (Jansen Ackles) durante 15 anos, começando em 2005. Assistindo à série completa, você verá a evolução dos personagens e da criação do produtor e roteirista Erik Kripke, que fez também The Boys. Ele definiu desde o início que os dois irmãos seriam destemidos e corajosos, e que não teriam tempo para questionar suas próprias vidas quando a missão era acabar com um mal maior. Com mais de 300 episódios, Supernatural teve suas doses de aventura, suspense, comédia e muito drama. Há episódios muito criativos, como quando encontram a turma do Scooby-Doo feito totalmente em desenho animado. E na trilha sonora, grandes sucessos do rock.

 

DA TERRA À LUA
Gênero: docudrama (12 episódios)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Depois do sucesso do filme Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo, Tom Hanks decidiu produzir essa série (From the Earth to the Moon, 1998) mostrando tudo que aconteceu de importante no programa espacial americano. O roteiro toma como referência um clássico do cinema mudo, Viagem à Lua, de George Meliés (1902). Em 12 episódios, a produção narra os principais momentos de cada uma das missões Apollo, que culminaram com a chegada de Neil Armstgrong e Buzz Aldrin à lua, na Apollo 11, em julho de 1969. Um dos episódios mais criativos é Le Voyage Dans La Lune, que traça um paralelo com o filme de Meliés. Essa produção da HBO faturou o Globo de Ouro e o Emmy de Melhor Minissérie.

 

PARANORMAL
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A primeira série original feita no Egito para o Netflix apresenta o Dr. Refaat Ismail, um hematologista que começa a investigar casos de fenômenos paranormais e, com o tempo, torna-se especialista no assunto. Refaat é interpretado pelo ator, comediante e escritor egípcio Ahmed Amin, que mostra um talento impressionante para lidar com as cenas de terror ao longo dos seis episódios. Paranormal é baseada em romances homônimos de suspense e terror, escritos por Ahmed Khaled Tawfik. Uma série curiosa e bem produzida, num país que deu origem a um dos grandes monstros do cinema, a Múmia.

 

ROTAS DO ÓDIO
Gênero: drama (3 temporadas)
Onde assistir: Universal Play (trailer)

A cineasta Susanna Lima, de Torre das Donzelas (2018), havia feito o documentário Intolerância.Doc em 2016, quando conheceu em São Paulo o trabalho da delegacia especializada em combater crimes de ódio. Daí, desenvolveu esta série mostrando o dia a dia da delegada Carolina Ramalho (Mayana Neiva, de O Outro Lado do Paraíso) e sua investigação do assassinato da trans Jaqueline (Pathy Dejesus). Os indícios apontavam para a gangue conhecida como Falange Branca, liderada por Gustavo Zooter (André Bankoff, de O Negócio), um playboy obcecado em atacar nordestinos, negros, LGBTs e estrangeiros. Não vai ser fácil para ela, mesmo após colocar um agente infiltrado na Falange Branca. O risco de tudo virar uma grande chacina é muito grande, mas para combater tanto ódio risco faz parte do trabalho. Excelente variação do tema policial, focando nesse trabalho quase desconhecido do público em geral.

 

THE WHITE QUEEN  
Gênero: drama histórico (10 episódios)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Com o sucesso renovado de The Crown, aumenta o interesse pelo gênero “dramas de reis e rainhas”. Nesta produção da BBC, já exibida pelo canal Mais Globosat, a guerra pelo trono inglês envolve duas das mais poderosas famílias da nobreza, a Casa de York e a Casa de Lancaster. A história é centrada no envolvimento de Isabel Woodville (Eleonor Tomlinson, de Poldark), Margaret Beufort (Amanda Hale, de Catastrophe) e Anne Neville (Faye Marsay, de McMafia), que articulavam para levar uma mulher ao trono inglês, no século 15. Minissérie em dez episódios, inspirad nos romances históricos “A Rainha Vermelha”, “A Rainha Branca” e “A Filha do Fazedor de Reis”.

 

INACREDITÁVEL
Gênero: policial (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Baseada em fatos reais, essa produção mostra a jovem Marie (Kaitlyn Dever, de Justified) que foi estuprada, mas não conseguiu reconhecer o criminoso. Os policiais acham que não aconteceu nada e recomendam que ela desista. Mas outros casos de estupro semelhantes ocorrem em duas cidades diferentes, reunindo na mesma investigação as detetives Karen (Merritt Wever, de Nurse Jackie) e Grace (Toni Collette, de Entre Facas e Segredos). Aos poucos, elas vão chegando ao responsável, ao mesmo tempo em que descobrem fatos relacionados com o estupro de Marie. A série foi indicada a 4 Emmy e 4 Globos de Ouro.

ONCE UPON A TIME
Gênero: fantasia (7 temporadas)
Onde assistir: Disney+ (trailer)

Um projeto que colocou no horário nobre da TV americana as principais versões dos contos de fadas adaptados pela Walt Disney Studios. A trama mostra a jovem Emma (Jennifer Morrison, de This Is Us) chegando à pequena cidade de Storybrook com o filho da prefeita, que foi atrás de Emma por ser sua mãe biológica. O que Emma vai descobrir é que ela é a filha de Branca de Neve e do Príncipe Encantado, e todos os moradores da cidade são algum personagem dos contos de fadas. E ela ainda carrega o destino de ser a salvadora dos moradores, enfeitiçados pela Rainha Má, que hoje é a prefeita da cidade. Uma das mais criativas sagas já feitas para a televisão e que aproveita praticamente todos os personagens da Disney, especialmente os desenhos animados como Mulan, A Pequena Sereia e Frozen, entre outros.

 

THE OFFICE
Gênero: comédia (9 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Uma das mais bem-sucedidas adaptações de série inglesa para a TV americana. A história é contada como se fosse um documentário sobre o cotidiano do escritório de uma fabricante de papel. Além de mostrar o que os funcionários estão fazendo, existem momentos em que o personagem fala direto para a câmera. A produção mostrou o talento de Steven Carrell (Guerra dos Sexos) para carregar uma série; ele interpreta o gerente do escritório que desconta seus problemas de autoestima nos subordinados. As duas últimas temporadas não têm a participação de Carrell, que saiu para fazer cinema. Ele é substituído por James Spader (The Blacklist).

 

ZOEY’S EXTRAORDINARY PLAYLIST
Gênero: comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Uma das mais divertidas comédias românticas dos últimos anos, mostra a programadora de computação Zoey (Jane Levy, de Suburgatory) que anda insegura com sua vida profissional, além do drama pessoal com o pai, que teve um AVC. Ao fazer uma ressonância de rotina, um acidente a deixa capaz de ouvir os pensamentos das pessoas através de uma canção popular. Com esse novo poder, Zoey ouve a multidão dançando e cantando Help, dos Beatles, ou um colega de trabalho cantando um clássico dos anos 70, I Think I Love You, de David Cassidy, da série Família Dó-Ré-Mi. O elenco tem ainda a participação de Lauren Graham (Gilmore Girls) como a chefe de Zoey, Mary Steenburgen (Orange is the New Black) e Peter Gallagher (Grace and Frankie).

 

PARTY OF FIVE
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Uma nova versão da série O Quinteto (1994-2000) sobre os filhos de um casal morto num acidente de trânsito e como eles se unem após a tragédia. Nesta nova versão, vamos conhecer os cinco filhos da família Acosta, Emilio, Lucia, Beto, Valentina e o bebê Rafael, que tiveram seus pais presos pela imigração americana e deportados para o México. Como nasceram nos EUA, eles ficaram para continuar os estudos e encontrar um meio de trazer os pais de volta. A série – produzida pelos mesmos criadores da original – retrata o recrudescimento da politica americana de imigração, especialmente em relação aos mexicanos.

 

HOWARD’S END
Gênero: drama de época (1 temporada)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Nova adaptação como minissérie do clássico livro de E.M. Forster O Retorno a Howard’s End, que já rendeu um filme em 1992, com Anthony Hopkins. A história se passa no início do século 20, mostrando a relação entre três famílias britânicas de classes sociais diferentes: os Schlegel, que representam a classe média; os operários Bast e os ricos Wilcox. O ponto de encontro das três famílias será a mansão Howards End, que a matriarca dos Wilcox quer deixar como herança para sua amiga Margareth Schlegel. Isso vai gerar grande polêmica sobre o preconceito social entre as famílias. Além da reconstituição de época de encher os olhos, essa nova produção traz Hayley Atwell, da série Agente Carter, como Margareth Schlegel, papel que deu o Oscar de melhor atriz a Emma Thompson no filme de 1992.

 

O GAMBITO DA RAINHA
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

O xadrez foi o cenário para a abertura de Moscou contra 007 (1963), o jogo com a Morte em O Sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman, Lances Inocentes (1993) e o recente Rainha de Katwe, sobre a menina de Uganda que descobre o jogo mudando sua vida. É a mesma ideia dessa produção baseada em livro homônimo de Walter Trevis, que mostra como uma órfã descobre no xadrez a força para continuar vivendo. Seus dramas pessoais, a luta contra o alcoolismo e sua participação em diversos torneio ao redor do mundo ajudam a construir um nome no esporte. Uma produção que sabe emocionar até quem não conhece as regras do tabuleiro. A protagonista Anya Taylor-Joy tem apenas 24 anos e já foi destaque em Emma e Peaky Blinders.

 

THE RIGHT STUFF
Gênero: ação/suspense (1a Temporada)
Onde assistir: DISNEY+ (trailer)

O escritor Tom Wolfe fez uma grande homenagem aos EUA, mostrando como foi complicado competir com os soviéticos na corrida espacial, em “The Right Stuff – Os Eleitos”. O livro foi adaptado para o cinema em 1983 por Philip Kauffman e faturou 4 Oscar, versão que está no Netflix (veja o trailer aqui). Agora chega a minissérie produzida pela National Geopraphic, com 8 episódios revelando mais detalhes sobre os bastidores da NASA e como foram escolhidos aqueles astronautas. Essa expedição levava John Glenn, primeiro americano a viajar ao espaço, interpretado por Patrick J. Adams, de Suits e Rosemary’s Baby. Para quem aprecia o tema, uma boa dica é a minissérie Da Terra à Lua, da HBO, sobre a chegada do Homem à Lua.

 

POR LA MÁSCARA
Gênero: drama de luta (1 temporada)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Um dos esportes mais populares no México é a luta-livre. Não o estilo praticado nas Olimpíadas, mas aquelas tradicionais que foram populares no Brasil nos anos 1960. No México é como nos EUA: o show é mais importante que a luta em si. A diferença é que os personagens muitas vezes saem do ringue e se transformam em heróis justiceiros. É o caso de Brendon (Aléx Perea), lutador que tem medo do palco e é recrutado pelo pai, conhecido no meio como Eclipse Vingador. Juntos, eles devem enfrentar o crime organizado, que está manipulando as lutas e causando dor e violência entre os participantes. Os mascarados da luta-livre são tratados como heróis no cinema mexicano há décadas.

 

FILHO PRÓDIGO
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Malcolm (Tom Payne, de The Walking Dead) é um dos melhores analistas de perfis de criminosos. Ele decidiu seguir essa carreira por causa de seu pai (Michael Sheen, de Masters of Sex), famoso cirurgião que está preso por 23 assassinatos. Mas Malcolm começou a lembrar de detalhes de sua infância que podem revelar um crime não solucionado, e para isso terá que conversar com o pai numa prisão psiquiátrica de segurança máxima. A relação entre os dois será muito mais complicada que a da agente Clarisse (Jodie Foster) com Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) em O Silêncio dos Inocentes. Especialmente porque Malcolm não sabe até que ponto seu pai estará disposto a revelar crimes não denunciados. É uma série de tensão constante e episódios muito sombrios, principalmente quando mostram Malcolm criança e seu (então afetivo) pai.

 

SEGURA A ONDA
Gênero: comédia (11 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Quem quiser conhecer como é o dia a dia do co-criador da premiada série Seinfeld não pode deixar de ver esta outra, indicada entre as melhores comédias do ano no último Emmy. O roteirista e ator Larry David é uma celebridade americana, e esta série é filmada como se fosse um documentário, acompanhando Larry por todos os lugares aonde vai. É essa câmera sem restrições que registra seu comportamento beirando o anti-social, revelando que para ele são poucos os limites entre ficção e realidade. É um humor ácido e bem diferente de Seinfeld, já que o roteiro permite o uso de muito palavrão. Afinal, é um reality que há dez anos vem divertindo os fãs e deixando Larry cada vez mais sem cabelo.

 

FLACK
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)

Existe um mundo onde a preservação da imagem não tem preço nem limites. Para a jovem publicista Robyn (Anna Paquin, de True Blood), trabalhar numa importante agência de Relações Públicas de Londres é um desafio diário. Ela mente e trapaceia o tempo todo para deixar a imagem de seu cliente sempre positiva, mesmo que ele seja um canalha por natureza. O dilema de Robyn está é manter-se forte e firme no trabalho ou ter uma família com o atual namorado. Vale a pena colocar a profissão em primeiro lugar? O título do filme é uma expressão americana criada nos anos 30 para designar um agente de publicidade ou publicista.

 

ROSEMARY’S BABY
Gênero: terror (1 temporada)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Minissérie baseada na obra que o roteirista e dramaturgo Ira Levin escreveu em 1967 e que o diretor Roman Polanski transformou no ano seguinte num dos clássicos do terror e do suspense. A nova versão, lançada em 2014, aprofunda mais a relação do casal Rosemary (Zoe Saldana, de Star Trek) e Guy Woodhouse (Patrick J. Adams, de Suits – Homens de Terno), que vai morar num grande apartamento no Central Park, local onde funciona um culto satânico secreto. Quanto mais vai conhecendo os moradores do lugar, mais Rosemary suspeita de algo muito estranho, principalmente quando descobre que está grávida, ganhando mais ainda atenção de seus sinistros vizinhos. Uma coisa é certa: a tensão filme de Polanski está em cada episódio dessa produção.

 

RATCHED
Gênero: suspense (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Ryan Murphy, criador de American Horror Story e Feud, traz de volta uma personagem marcante do cinema: a enfermeira Mildred Ratched, que deu o Oscar de Melhor Atriz para Louise Fletcher em Um Estranho no Ninho (1975), com Jack Nicholson (que também levou o troféu). A série mostra o começo da carreira da enfermeira, anos após a 2a Guerra Mundial, quando ela mente para entrar num sanatório que irá receber um jovem que assassinou vários padres. Mildred tem segredos que serão revelados aos poucos, ao mesmo tempo em que aumenta sua obsessão pela saúde mental dos pacientes. Sarah Paulson, que trabalhou em American Horror Story e Mrs. America, faz o papel com um brilhantismo sinistro, não deixando ninguém interferir em seu trabalho, custe o que custar. Curiosidade no elenco: uma certa Sharon Stone (neste vídeo, ela e Sarah falam sobre o trabalho).

THE SHIELD – ACIMA DA LEI
Gênero: policial (7 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

A premissa da série criada em 2002 por Shawn Ryan, o mesmo da última versão de S.W.A.T. – Força de Intervenção, era mostrar a corrupção numa delegacia de Los Angeles, onde um dos melhores detetives (Vic) lidera o grupo criminoso. Mas o sucesso acabou vindo pelo trabalho da atriz CCH Pounder (NCIS New Orleans) e do ator Benito Martinez (Lista Negra), como duas forças antagonistas contra a corrupção. CCH faz uma dedicada detetive que não aceita os métodos de Vic. Só que o chefe da delegacia (Martinez) tenta fechar os olhos, pois Vic traz bons resultados no combate ao crime. O trio faz da série uma das produções mais polêmicas dos últimos anos, pela denúncia das questões raciais e também por colocar um corrupto como personagem principal.

 

GRACE E FRANKIE
Gênero: comédia (7 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Quem disse que você não pode fazer sucesso quando entra na terceira idade? É certo que, durante muito tempo, Hollywood teve preconceito contra atores e atrizes que passavam dos 60. Mas talento também não tem idade, e reunir as graças de Lily Tomlin e Jane Fonda numa comédia sobre recomeçar a vida foi um grande acerto. As duas acabam juntas depois que os respectivos maridos (Martin Sheen e Sam Waterston) resolvem assumir seu longo relacionamento gay. Todas as temporadas são muito divertidas. Para quem não se lembra: Jane Fonda venceu duas vezes o Oscar, com Klute – O Passado Condena (1971) e Amargo Regresso (1978); e Lily Tomlin já trabalhou com Robert Altman e Woody Allen.

 

IMPUROS
Gênero: drama (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Para o jovem Evandro (Raphael Logam), o desejo ao completar 18 anos é levar uma vida honesta como trabalhador e tentar estudar para ser alguém. Mas a morte do irmão traficante por policiais coloca para Evandro um futuro muito pior. Ao decidir se vingar dos assassinos, ele ganha fama na comunidade. Não vai demorar muito para que se torne o novo líder do tráfico, conhecido como Evandro do Dendê. Impuros é uma criação de Alexandre Fraga, policial federal aposentado e autor de três livros sobre o crime organizado. Ele mostra a ascensão e a violência do tráfico no Rio de Janeiro, no início dos anos 90. Logam foi indicado ao prêmio de Melhor Ator para o Emmy Internacional.

 

ZOO
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Num determinado momento deste século, animais resolvem atacar os humanos. Não importa se é seu cão de estimação ou uma matilha de lobos do Ártico, o único propósito da fauna mundial é exterminar a raça humana. Por que isso está acontecendo? Quem seria o responsável pela conscientização do Reino Animal contra a Humanidade? A série é baseada na obra de James Paterson, autor dos best-sellers Beijos que Matam e A Sombra do Inimigo. Cada temporada tem 13 episódios, que levam um grupo de cientistas a diversas partes do mundo para descobrir a verdade sobre a revolta dos bichos.

 

DISQUE AMIGA PARA MATAR 
Gênero: comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A expressão americana “Dead To Me” (título original desta produção de 2019), representa o fim de um relacionamento entre amigos. Mas a versão brasileira mostra muito mais dessa comédia de humor negro. Jen (Christina Applegate, de Um Amor de Família) conhece Judy (Linda Cardellini, de Mad Men) durante o velório do marido de Jen, atropelado perto de casa. As duas se tornam amigas, até que a verdade vem à tona: Judy está envolvida no atropelamento. O clima esquenta entre as duas, especialmente quando Jen decide dar o troco em Judy, com consequências irônicas, já que agora, elas terão que ficar juntas para evitar irem presas por assassinato. A série indicou as duas atrizes para o Emmy 2020 de Melhor Atriz em Comédia.

 

TELL ME A STORY
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Kevin Williamson, criador das séries Dawson’s Creek e The Vampire Diaries, é o responsável por uma visão adulta e violenta dos clássicos Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e Maria. As três histórias se cruzam na Nova York de hoje, cenário para sexo sem sentido, consumo de drogas sem limites e violência crônica com preconceito racial. Uma série forte, onde os personagens são sobreviventes de suas próprias histórias. Caso, por exemplo, da personagem que representa a Chapeuzinho Vermelho, uma adolescente revoltada com a morte da mãe, e que cruza o limite quando usa o sexo nessa revolta, com sinistras consequências.

 

TODAS AS MULHERES DO MUNDO
Gênero: romance (1a Temporada)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

O arquiteto Paulo (Emilio Dantas, de Questão de Família) acredita que Deus inventou o sexo e a paixão, mas que o amor é um delírio inventado pelos homens para compensar a morte. Ele teve muita sorte em seus relacionamentos, mas cada um deles deixou uma marca em sua personalidade. A cada episódio da série, acompanhamos o relato de um desses amores. O roteiro foi baseado em vários trabalhos do cineasta Domingos de Oliveira (1936-2019), inclusive o filme homônimo de 1966, sucesso com Paulo José e Leila Diniz. No elenco, destacam-se Sophie Charlotte, Maria Ribeiro e Fernanda Torres. É uma bela antologia de histórias amorosas que poderiam ter dado certo na vida de Paulo.

 

BORGEN
Gênero: drama político (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Uma das grandes surpresas dos últimos anos veio da Dinamarca, onde a disputa política é tão acirrada em seus bastidores quanto no Brasil. Foram três temporadas entre 2010 e 2013, e agora anuncia-se a 4a. O primeiro-ministro é destituído após denúncia de corrupção, e quem assume é a secretária da Educação Birgitte Byborg (Sidse Babett Knundsen, de Westworld). Só que ela, além de resolver questões políticas e administrativas do, país está em conflito com o marido, que não tem gostado das horas extras da esposa. A série atrai pela trama simples e direta e pela fantástica interpretação de Sidse, que recentemente esteve com Tom Hanks em Inferno, mais uma adaptação cinematográfica de um livro de Dan Brown, autor de O Código Da Vinci.

 

ASSASSINATOS EM DUBLIN
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

Baseada no livro “Dublin Murders”, da escritora Tana French, a série mostra as investigações sobre o desaparecimento de três crianças nos arredores de Dublin, capital da Irlanda. O roteiro acompanha o trabalho dos detetives Rob (Killian Scott, de Ripper Street) e Cassie (Sarah Greene, de Penny Dreadful). A investigação pesa muito para Rob, que quando criança sobreviveu a um caso similar 20 anos antes. Os detetives são forçados a enfrentar seus próprios pesadelos do passado, uma vez que a principal suspeita recai sobre uma seita religiosa. Uma série de suspense constante, em que não existem soluções fáceis.

 

FBI
Gênero: policial (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Dick Wolf, criador de duas das mais consagradas franquias da TV (Lei & Ordem e Chicago), resolveu em 2018 sair dos crimes urbanos comuns e abraçar as investigações federais. Esta série mostra o dia a dia do FBI em Nova York, onde analisa casos de sequestros, terrorismo, crime organizado, tráfico de mulheres etc. Mas sempre mostrando um lado diferente dos policiais que trabalham nesses casos. Destaques no elenco para a canadense Missy Peregrym, já vista em Van Helsing, e para o egípcio Zeeko Zaki, que teve pequenas participações em sucessos como Homeland, 24 Horas e NCIS – Los Angeles.

 

DIÁRIO DE UM CONFINADO
Gênero: comédia (1a Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Como as pessoas que vivem sozinhas estão conseguindo suportar o isolamento social? Você não vai encontrar nenhuma resposta nesta série de Bruno Mazzeo, que mostra o dia a dia de um homem confinado em casa devido à pandemia. Mas verá as situações mais absurdas e divertidas. Numa delas, quando decide comprar uma pizza, ele recebe o aviso da mãe, super preocupada, de que a caixa de papelão pode manter vivo o vírus por quase dois anos! São episódios de dez minutos de duração, mas que dão o “real” retrato da paranoia em que muitas pessoas mergulharam por causa da COVID-19.

 

DEUSES AMERICANOS
Gênero: ficção científica (3 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

O britânico Neil Gailman ficou conhecido pelos ousados roteiros que escreveu para Sandman, personagem de uma premiada série em quadrinhos. Mas, como escritor, neste livro de 2001, ele mostra uma guerra entre os deuses da mitologia nórdica e os novos “deuses”, que é como chama a mídia, o culto às celebridades, a tecnologia e as drogas. Nesta adaptação, o personagem principal é Shadow Moon (Ricky Whittle), que ao sair da prisão descobre que sua esposa foi assassinada e encontra um homem misterioso que parece saber tudo sobre o seu passado. Lançada em 2017, a série tem no elenco algumas boas atrações: Crispin Glover (De Volta para o Futuro), Ian McShane (John Wick) e Gillian Anderson (Arquivo X), entre outros.

 

HAVAI 5-0
Gênero: policial (10 temporadas)
Onde assistir: NOW e NETFLIX (trailer)

Nos anos 60, o produtor Leonard Freeman quis mostrar uma divisão especial da polícia, voltada para crimes complicados e até espionagem nas ilhas do Havaí. Foi um grande sucesso, ficando 12 temporadas no ar. Em 2010, a dupla de roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, da turma de JJ Abrams, resolveu atualizar a história mostrando a força-tarefa 5-0 no combate ao crime organizado, tráfico de drogas, escravas brancas e uma unidade antiterrorismo. A reformulação fez sucesso e a série continua se renovando.

 

LOVECRAFT COUNTRY
Gênero: suspense
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Nada é o que parece nesta criação de Misha Green, roteirista das séries Spartacus e Helix. Ela mostra o soldado negro Atticus Freeman (Jonathan Majors, de A Rebelião) voltando para casa ao final da Guerra da Coreia, depois de receber a notícia de que seu pai desapareceu. Com ajuda do tio (Courtney B. Vance, de Lei & Ordem) e uma amiga de infância (Jurnee Smollett, de True Blood), eles iniciam a busca pelo interior americano. Sabem que enfrentarão preconceito em cidades onde os negros não são considerados nem humanos… O que vão descobrir, a duras penas, é que não só existem homens maus como criaturas das trevas que seguem seus passos para algo muito mais assustador. Uma série que usa o racismo para contar uma história de terror e suspense.

 

BOM DIA VERÔNICA
Gênero: drama policial (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

A escrivã Verônica Torres quer fazer mais do que simplesmente digitar os depoimentos que aparecem na delegacia, das vítimas de violência contra mulheres. Principalmente porque não conseguiu impedir o suicídio de uma jovem. Enquanto tenta descobrir o responsável por essa morte trágica, Verônica se depara com um caso de violência doméstica que pode levá-la a descobrir um crime muito mais hediondo. Baseada no livro de Ilana Casoy, a adaptação produzida no Brasil pela Netflix traz a estreante Tainá Müller no papel-título, junto com Camila Morgado, Eduardo Moscovis, Elisa Volpato e Antonio Grassi. Um dos méritos do roteiro é mudar o foco da história criando ainda mais suspense sobre as revelações da investigação.

 

DAMAGES
Gênero: drama (5 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Glenn Close, sete vezes indicada ao Oscar, a última em 2019 por A Esposa, tem presença forte aqui como a poderosa advogada processando uma empresa que lesou milhares de funcionários. Ela não se incomoda em usar todo tipo de golpe baixo, inclusive violência. Glenn já havia participado de uma temporada da série The Shield, e Damages lhe rendeu o Globo de Ouro e o Emmy de Melhor Atriz. Destaque ainda para outros veteranos de prestígio no cinema, que aparecem em alguns episódios, como William Hurt (O Beijo da Mulher Aranha), John Goodman (Os Flintstones), Lily Tomlin (Grace and Frankie) e Ted Danson (Fargo).

 

SCHITT’S CREEK
Gênero: comédia (6 temporadas)
Onde assistir: PARAMOUNT+ (trailer)

Premiada com 9 Emmys este ano – incluindo os mais importantes: melhor série de comédia, direção, roteiro, ator (Eugene Levy), atriz (Catherine O’hara), ator e atriz coadjuvantes (Daniel Levy e Annie Murphy) – esta produção canadense foi criada por pai e filho. Eugene, veterano comediante de filmes como American Pie, escreveu e produziu ao lado do filho Dan a série em que lidera o premiado elenco. A trama é sobre a milionária família Rose, que devido a um golpe aplicado pelo diretor financeiro perde toda a sua fortuna. Melhor dizendo, ainda são “donos” de uma cidade no interior. Na realidade, o patriarca da família comprou a cidade para brincar com seu filho mais velho… ironicamente, é lá que eles se abrigam e têm a oportunidade de se reerguer, já que recuperar o dinheiro, só em sonhos. Os grandes atrativos da série são criatividade e humor irônico sobre os novos ricos. Pode ser vista também no NETFLIX e no canal COMEDY CENTRAL.

ONISCIENTE
Gênero: ficção científica (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

No futuro, cada pessoa terá um drone pessoal para se proteger contra crimes. E o aparelho será fabricado e controlado pela megacorporação chamada Onisciente. Caso os indícios físicos mostrem que a pessoa possa cometer um crime, o drone envia um sinal para evitar o problema. Mas, o que acontece se o sistema falha? Quem procura a resposta é a jovem programadora Nina (Carla Salle), cujo pai foi assassinado. Com as autoridades criando obstáculos para descobrir a verdade, Nina decide ela mesmo investigar o caso. Ficção-científica brasileira misturada com suspense policial bem criativo, que questiona a eficácia de uma tecnologia tão avançada, mas que falha quando é necessário descobrir a verdade.

MASTERS OF SEX
Gênero: drama (4 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

O título da série é uma referência bem-humorada ao ginecologista William Masters (Michael Sheen, de The Good Omens), que nos anos 1950 começou uma ousada pesquisa sobre os hábitos sexuais dos americanos. Ele é ajudado por sua assistente Virginia Johnson (Lizzy Kaplan, de Cloverfield – Monstro), com quem tem um caso. A série, lançada em 2013, foi baseada em livro homônimo escrito por Thomas Maier publicado em 2009. Cada uma das temporadas mostra a evolução da pesquisa, passando por todos os problemas da relação paralela do casal enquanto descobrem seus próprios hábitos na cama. O interessante é que a série, escrita e produzida por Michelle Ashford (The Pacific), não apela para nudez gratuita. Mesmo nas cenas mais “quentes” fica a impressão de que estamos vendo um experimento científico que vai dar certo. O estudo da dupla rendeu vários livros e teses, que são citadas durante as cinco temporadas.

BATTLESTAR GALACTICA
Gênero: ficção científica (4 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Em 2005, a revista Time colocava esta série entre as mais importantes do ano. Era uma refilmagem de Galactica – Astronave de Combate, de 1978, cancelada após a 1a temporada. A série mostrava 12 colônias humanas vivendo em paz até serem atacadas por uma raça cibernética chamada Cylons. Os poucos sobreviventes seguem em comboio pelo Universo tentando voltar à Terra. A nova versão, criada por Ronald D. Moore (Outlander), vai além da original, ao colocar androides perfeitamente humanos infiltrados entre os sobreviventes, criando um clima de tensão como nos tempos da Guerra Fria. São quatro temporadas enriquecidas pelos efeitos digitais do século 21 (2005-2009).

 

ABSENTIA
Gênero: suspense (3 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Durante seis anos, a agente do FBI Emily Byrne foi dada como morta durante a investigação de um assassino psicopata. Mas Emily, na verdade, foi mantida viva em cativeiro supostamente por quem ela perseguia. Recuperada, Emily tenta voltar a sua vida após esse incidente, que a separou do filho e do marido, também agente do FBI. Agora, ela tem outro desafio além de reconstruir sua vida: um novo assassino em série está agindo – e ele se parece com seu sequestrador, que está preso. O problema é que o principal suspeito dessa nova onda é a própria Emily, que tem dez episódios para descobrir quem a prendeu por seis anos e, agora, a quer morta também. A protagonista é a canadense Stana Katic, que pode ser vista em 007 – Quantum of Solace.

 

LIMITLESS
Gênero: ação (1 temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

O jovem Brian Finch (Jake McDorman, de Sniper Americano) estava à tôa na vida quando tomou uma droga secreta que ativa seus potenciais físicos e cerebrais. Começa a aplicar pequenos golpes e é preso pelo FBI, que o obriga a usar as novas habilidades para ajudar a resolver crimes. Não será fácil, porque o espírito rebelde de Brian sempre o leva a aprontar com seus superiores. A série é inspirada no filme Sem Limites (2011), estrelado por Bradley Cooper, que faz uma participação especial aqui, orientando Brian sobre o uso da droga. Com boas cenas de ação, o roteiro coloca várias citações de filmes e séries na boca de Brian, que também é um nerd de carteirinha.

 

C.S.I. CRIME SCENE INVESTIGATION
Gênero: policial (15 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

O trabalho dos investigadores forenses da polícia de Las Vegas foi sucesso na internet durante 20 anos. A série, baseada num documentário feito pela Discovery nos anos 90, mostra o dia a dia desse grupo especializado em desvendar os casos a partir da cena do crime. A Amazon já disponibilizou as últimas cinco temporadas, completando 288 episódios, que trazem como chefe do CSI Las Vegas o ator Ted Danson (The Good Place), além de participações especiais de William Petersen, que foi o primeiro chefe da área nas temporadas anteriores, e de Laurence Fishburne (Black-ish).

 

BETTER CALL SAUL
Gênero: drama (6 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Ninguém poderia imaginar, nem mesmo Vince Gilligan, que a série baseada num personagem de Breaking Bad poderia aumentar o número de fãs e transformá-la em outro sucesso de público. A série mostra a origem Jimmy McGill (Bob Odenkirk), o advogado sem escrúpulos que orientou Walter White (Bryan Cranston) a lavar o dinheiro da venda de drogas (veja esta montagem). Nessa nova produção, vamos conhecer os primeiros passos de Jimmy, inicialmente um jovem advogado que acreditava no sistema, mas com o passar do tempo, e dos tombos que leva de seus superiores, decide ele mesmo cuidar da própria vida. Mesmo que isso signifique defender criminosos piores do que ele. Odenkirk já foi indicado ao Emmy três vezes por esse papel.

 

YELLOWSTONE
Gênero: faroeste (4 temporadas)
Onde assistir: PARAMOUNT+ (trailer)

A família de John Dutton (Kevin Costner, de Os Intocáveis) está passando por momentos críticos. Dono de grandes áreas de terra em Montana, Dutton está sendo pressionado por vários grupos, inclusive indígenas, a abrir mão de parte de sua propriedade para ajudar projetos habitacionais e sociais na região do famoso parque Yellowstone. Nesse clima de faroeste moderno, a série não abre mão do drama ao estilo da clássica Dallas, nem de questões sociais relacionadas com as terras dos índios. Alie-se a isso violência e morte, para deixar o drama bem mais realista.

 

DAS BOOT
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: STARZPLAY (trailer)

Adaptação do filme alemão O Barco – Inferno no Mar, dirigido por Wolfgang Petersen (Mar em Fúria) em 1981. Assim como o filme, essa série produzida na Alemanha mostra o dia a dia da tripulação de um U-Boat, o submarino de ataque usado pela marinha nazista durante a Segunda Guerra. A trama está situada nove meses após os eventos relatados no filme. A jovem tripulação do U-612, comandada pelo capitão Klaus Hoffmann, está se preparando para a próxima missão. O momento é muito crítico por que a Enigma, máquina de codificação de mensagens do alto comando alemão, caiu nas mãos dos aliados, e é uma questão de tempo antes que descubram como ela funciona. Muita tensão, do primeiro ao último episódio. Aqui, um trailer do filme de 1981.

BIG LITTLE LIES
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Liane Moriarty, autora do livro best-seller lançado no Brasil como “Pequenas Grandes Mentiras”, cria uma trama de suspense e mistério envolvendo três mulheres de Monterrey, na Califórnia. Um crime acontece durante uma festa e, aos poucos, as pistas vão conduzindo a um final dramático e surpreendente. São sete episódios destacando um estrelado elenco feminino: Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Shailene Woodley, Laura Dern e – a partir da 2a Temporada – Meryl Streep.

OZARK
Gênero: Drama (4 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

A vida de Marty Birde (Jason Bateman), especialista em finanças, entra em queda livre quando ele descobre que seu sócio fazia negócios com traficantes de drogas. Sob a ameaça de morrer junto com sua família, Marty faz um acordo com o chefe do cartel mexicano para lavar o dinheiro das drogas fora dos grandes centros. Ele se muda para a região dos lagos de Ozark, no Missouri, e começa a planejar como cumprir a promessa para seus novos empregadores, sem pôr em risco sua esposa e filhos. Ozark foi indicada duas vezes ao prêmio de Melhor Drama no Emmy 2020, junto com seu elenco principal; além de Bateman, Laura Linney (The Big C) como Melhor Atriz. Bateman, que começou em séries de TV ainda na adolescência com Os Pioneiros (anos 1980), ganhou o Emmy de Melhor Direção em um dos episódios da 2a temporada da série.

 

LITTLE FIRES EVERYWHERE
Gênero: Drama (1a Temporada)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Essa minissérie sobre racismo é baseada no livro “Pequenos Incêndios por Toda Parte”, escrito em 2017 pela americana (de ascendência chinesa) Celeste Ng. Mostra a chegada de Mia (Kerry Washington, de Scandal), artista plástica solteira negra com sua filha Pearl, a uma pequena cidade e as mudanças que isso provoca na comunidade. Elas alugam uma casa de uma das famílias mais antigas da região. Mia faz amizade com o casal Elena (Reese Witherspoon, de Big Little Lies) e Bill (Joshua Jackson, de The Affair), sem saber que estaria abrindo as comportas de incontroláveis emoções na vida de todos. A produção foi indicada a três Emmy este ano, incluindo Melhor Minissérie, Direção e Melhor Atriz para a excelente Kerry Washington.

 

FOR LIFE
Gênero: drama de presídio (2 temporadas)
Onde assistir: PARAMOUNT PLAY (trailer)

Baseada em fatos verídicos, esta produção de Hank Steinberg, indicado ao Emmy pelo roteiro do telefilme 61, conta a trajetória de Aaron (Nicholas Pinnock, de Counterpart), um homem condenado injustamente à prisão perpétua. Enquanto está preso, estuda para ser advogado e se torna representante dos colegas junto à direção do presídio. Ao mesmo tempo, vai juntando provas
de que foi condenado devido a uma disputa política dentro da promotoria pública. Ao ser libertado, ele se torna advogado e passa a atuar em favor dos presos que conheceu na cadeia, conseguindo inocentar 20 deles. A história aconteceu de verdade em Nova Jersey nos anos 1980, com a prisão ilegal de Isaac Wright Jr., acusado de tráfico de cocaína.

 

CHARMED: NOVA GERAÇÃO
Gênero: fantasia (3 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Uma nova leitura da série Jovens Bruxas, criada nos anos 90 pelo produtor Aaron Spelling, responsável por grandes sucessos da TV voltado ao público jovem, como As Panteras e Barrados no Baile. A história mostra como três irmãs, após a morte trágica de sua mãe, descobrem que são descendentes de uma importante família de bruxos e feiticeiras. A nova versão as coloca no centro de uma revolução dos feiticeiros.

 

OS FILHOS DO CARNAVAL
Gênero: policial brasileiro (2 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

A tensão vive presente na família de Anésio Gebara (Jece Valadão), poderoso bicheiro do Rio de Janeiro e dono de uma escola de samba, que usa para lavar o dinheiro do jogo ilegal. Quando seu filho e braço direito Anesino (Felipe Camargo) se mata, tem início uma sangrenta luta pelo poder. Série criada e dirigida por Cao Hambuger (Castelo Rá-Tim-Bum), que concorreu ao Emmy Internacional, infelizmente teve apenas duas temporadas curtas, devido ao falecimento do ator Jece Valadão (1930-2006).

 

SPACE FORCE
Gênero: comédia (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Nesta curiosa sátira ao armamentismo americano, o comediante Steve Carrell (Guerra dos Sexos, The Morning Show) volta à telinha interpretando o general Mark Naird (pronuncia-se “nerd”), que lidera um projeto de montar uma base na Lua. Tudo vai muito bem até descobrirem que os chineses chegaram primeiro. Nessa nova corrida espacial, Naird vai contar com a ajuda de um cientista feito satiricamente por John Malkovich (The ABC Murders, 22 Milhas) e um especialista em tecnologia da informação. Uma série que satiriza as loucuras que os americanos fazem para se manter como uma grande potência.

 

THE PURGE
Gênero: suspense (2 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Consegue imaginar uma sociedade que concede uma noite do ano para que você possa liberar sua adrenalina, cometendo qualquer tipo de crime sem se preocupar com as consequências? Assim é esta série bizarra, inspirada no longa-metragem Uma Noite de Crime (2013), com Ethan Hawke. A trama segue o mesmo padrão, mostrando o Dia do Expurgo, quando a sociedade como um todo vira de ponta cabeça, enlouquecida com a possibilidade de fazer justiça com as próprias mãos. Mas sempre tem uma pegadinha, para deixar a situação mais complicada ainda. A série é escrita e dirigida por James De Monaco, roteirista de sucessos como A Negociação e Assalto aos 13o Distrito).

 

SUCCESSION
Gênero: drama (3 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Megaempresário da comunicação vive um dilema: precisa encontrar a pessoa certa para sucedê-lo na empresa, e não vê com bons olhos seus próprios filhos, que seriam a escolha natural. Especialmente porque eles não vêm demonstrando habilidade política ou social para assumir a presidência da companhia, o que acaba levando a complicações e tragédias. Além de indicada ao Emmy este ano como Melhor Série Dramática, Succession tem nada menos do que 6 integrantes do elenco concorrendo: Bryan Cox (de Guerra & Paz) e Jeremy Strong (de A Grande Aposta e Maters of Sex) na categoria Melhor Ator; Sarah Snook (atriz coadjuvante), Nicholas Brown, Matthew McFadyen e Kieran Culkin (ator coadjuvante).

 

BLACK-ISH
Gênero: comédia (7 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Conheça os Johnsons, um casal afrodescendente de classe média que cuida dos filhos em meio a hilariantes debates sobre igualdade racial na sociedade americana moderna. Dre (Anthony Anderson, de The Shield-Acima da Lei) é um publicitário casado com a médica-cirurgiã Rainbow (Tracee Ellis Ross, de Girlfriends), e ambos lutam para que os três filhos se orgulhem de ser negros. Só que a preocupação do trio é muito diferente da dos pais. A série está no ar há 7 temporadas e já foi indicada três vezes ao Emmy de Melhor Comédia; Tracee Ellis Ross, que este ano já faturou o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Comédia, concorre novamente no Emmy, assim como Anderson. Os prêmios serão anunciados em setembro. Destaque ainda no elenco para Laurence Fishburne, o Morpheus da trilogia Matrix.

 

GET SHORTY
Gênero: comédia (3 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Adaptação livre do romance “O Nome do Jogo”, de Elmore Leonard, que já foi para o cinema em 1995 com John Travolta e Gene Hackman (veja aqui). Com roteiro divertido ao estilo Fargo, a série mostra Miles Daly (Chris O’Dowd, de Girls) como o contador de uma quadrilha de Las Vegas que está cansado desse “trabalho”. Um dia, o destino coloca em suas mãos o roteiro de um filme independente e ele vê a oportunidade de começar um negócio novo e “respeitável”. Para isso, une-se a um produtor de cinema (Ray Romano, Emmy de melhor ator em comédia por Everybody Loves Raymond), que também quer sair do buraco financeiro em que se meteu.

 

DERRY GIRLS
Gênero: comédia (3 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Comédias inglesas sempre trazem uma forma diferente de tratar assuntos que geraram dramas populares. Esta série criada por Lisa McGee, roteirista de Ser Humano, mostra um grupo de amigas que vivem em Derry, interior da Irlanda, nos anos 90 e que estudam numa tradicional escola católica. O grupo sempre se mete em confusão por não entender as regras básicas de convívio social, como quando tentam fugir para assistir a um concerto de rock em outra cidade. Uma visão divertida da juventude irlandesa, nos momentos finais dos violentos confrontos entre católicos e protestantes.

 

LEI & ORDEM: UNIDADE DE VÍTIMAS ESPECIAIS
Gênero: policial (24 temporadas)
Onde assistir: UNIVERSAL/GLOBOSAT PLAY (trailer)

Lançada em 1990, a série original Law & Order durou 20 anos (456 episódios no total) e foi um sucesso tão grande que gerou diversos subprodutos (spinoffs). Criada pelo produtor e roteirista Dick Wolf, que depois faria Chicago Fire, Nightwatch e a recente FBI, mesclava a investigação de um crime por uma dupla de detetives de Nova York, concluindo com o julgamento do suspeito. O primeiro spinoff foi justamente este, Law & Order – Specil Victims Unit, sobre a divisão da polícia responsável por investigar violência sexual. Foi ao ar em 1999 e, no início, era estrelada por Christopher Meloni (que depois seria o Homem de Aço) e Mariska Hargitay como os principais investigadores. Meloni saiu na 12a temporada e a estrutura foi modificada, sem abalar muito a audiência. Já superou o recorde da original, chegando a 481 episódios.

 

TELLUS: PLANETA EM PERIGO  
Gênero: drama ecológico (1 temporada)
Onde assistir: LOOKE (trailer)

O planeta pede ajuda. O caos ambiental está deixando a humanidade preocupada com o futuro. O objetivo do grupo finlandês Tellus é parar a qualquer custo a insanidade contra o meio ambiente. Mas seus métodos radicais colocaram o grupo na lista dos mais procurados pelas forças de segurança da Europa, especialmente após um ataque que resultou na morte de um inocente. Perseguidos e brigando entre si sobre sua própria existência, os integrantes do grupo começam a se questionar se a defesa dessa causa tem que ser tão radical? Produção de 2014, mas ainda extremamente atual.

 

RAIO NEGRO
Gênero: Super Heróis (4 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Pierce (Cress Williams) passou a juventude combatendo o crime na pele do herói Raio Negro, que usava a eletricidade como arma contra os malfeitores. Depois que conseguiu acabar com o crime liderado por Tobias (Marvin Jones III), ele decide se aposentar, casar e cuidar da futura família. Anos se passam e Pierce, agora diretor de escola, descobre que Tobias não morreu e é o responsável por traficar uma poderosa droga. Contra a vontade da esposa, e mantendo segredo das duas filhas, ele volta a ser o defensor da comunidade, Raio Negro. A série foi sucesso nos EUA, e o personagem até participou do crossover Crise nas Infinitas Terras, que juntou heróis de outras séries da DC, como Arqueiro Verde, Supergirl e Flash.

 

SILICON VALLEY
Gênero: comédia (6 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

O Vale do Silício, na Califórnia, serve de cenário para essa criativa série sobre os bastidores da insana corrida para criação de novas tecnologias. Richard (Thomas Middleditch), gênio da informática, lidera um grupo de nerds no desenvolvimento de um novo tipo de compressão de imagens que irá revolucionar o mundo. Mas, como são muito atrapalhados, a cada temporada eles têm que superar um obstáculo, geralmente que eles mesmos criam. Produzida por Mike Judge, criador da dupla Beavis e Butt-Head, é a comédia ideal para assistir enquanto alguém conserta seu computador. Josh Brener, já visto em Star Wars (a série de TV), faz o nerd-mor, apelidado “Big Head”.

 

FEUD: BETTE E JOAN
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: FOX PREMIUM (trailer)

Durante as filmagens do clássico O que terá Acontecido a Baby Jane? (1962), o clima ficou pesado entre as duas grandes damas do cinema, Joan Crawford e Bette Davis. Tão pesado que os produtores tinham receio que o filme jamais fosse lançado. A história está registrada na antológica Feud, título que pode ser traduzido como “rixa” entre duas personalidades fortes, aqui interpretadas brilhantemente por Susan Sarandon (Bette Davis) e Jessica Lange (Joan Crawford). São apenas 8 episódios, com reprodução de época e fotografia impecáveis. E a transformação física das duas atrizes (foto) é de tirar o fôlego. Aliás, o elenco de apoio conta com grandes nomes do cinema atual: Catherine Zeta-Jones, Judy Davis, Stanley Tucci, Kathy Bates e outros.

 

LOVE, DEATH AND ROBOTS
Gênero: ficção científica (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Uma das grandes surpresas deste ano, esta é uma coletânea de desenhos animados com temas que misturam ficção científica, terror e fantasia. São 18 curtas que abusam da computação gráfica, em histórias sobre soldados soviéticos enfrentando lobisomens durante a 2a Guerra Mundial, passando por robôs que tentam entender os humanos e uma lenda da China Feudal. Todos esses segmentos foram conduzidos pelo criador da antologia, Tim Miller, diretor dos filmes Deadpool e O Exterminador do Futuro – Destino Sombrio.

 

BOSCH
Gênero: policial (7 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Adaptação de histórias criadas pelo escritor Michael Connelly, sobre a rotina de um irreverente (e eficiente) detetive de Los Angeles, Hieronymus “Harry” Bosch. Ele é interpretado por Titus Welliver (foto), veterano das séries de TV americanas (estreou em 1990, com Matlock, e teve participações em Nova York Contra o Crime, Jornada nas Estrelas, Lost, CSI e várias outras). Cada temporada mostra Bosch resolvendo um tipo diferente de crime, enquanto tenta descobrir os responsáveis pelo assassinato da própria mãe, que era garota de programa. Connelly também é autor de outros livros levados às telas, como O Poder e a Lei(2011) e Dívida de Sangue (2002, dirigido por Clint Eastwood).

 

HOTEL BEAU SÉJOUR
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT (trailer)

Boa surpresa que vem da Bélgica, embora com elenco holandês. Kato Hoeven acorda assustada no quarto de um hotel que está sendo reformado. Com sangue escorrendo sobre seu rosto, ela entra no banheiro para se limpar quando vê, nu dentro da banheira, seu próprio corpo. Kato não sabe o que está acontecendo. Ao tentar contatar sua mãe dentro de casa, percebe que ninguém a está vendo. Ela morreu e se transformou num espírito. Tudo muda quando Kato descobre que algumas pessoas podem se comunicar com ela. Esse seria o primeiro passo para descobrir o que aconteceu, quem foi o responsável por sua morte e quem jogou seu corpo no lago perto da cidade. Roteiro criativo e de tirar o fôlego.

HOMECOMING – DE VOLTA À PÁTRIA
Gênero: drama (2 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Julia Roberts deixou de ser apenas Uma Linda Mulher quando recebeu o Oscar por Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento, em 2000. Ela que começou sua carreira na TV em 1987, em Crime Story (veja neste vídeo), depois do sucesso no cinema daria o ar da graça em seriados como Murphy Brown, Lei & Ordem e também em Friends (neste outro vídeo). Neste seu trabalho mais recente, ela interpreta a terapeuta de uma instituição que recebe veteranos de guerra para reintegrá-los à sociedade. Mas existe algo sinistro por trás desse tratamento. No elenco, outra veterana do Oscar, Sissy Spacek (O Destino Mudou Sua Vida e Carrie, a Estranha).

 

WATCHMEN
Gênero: drama (1a Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

O produtor Damon Lindelof (de Lost e The Leftovers) explora bastante a questão racial, nesta adaptação dos quadrinhos dos anos 80 que mostra uma realidade alternativa onde heróis mascarados fazem justiça com as próprias mãos. A história começa com o relato real do massacre de maio de 1921 em Tulsa (Oklahoma), liderado pela Ku Klux Klan, onde milhares de negros foram mortos. Décadas mais tarde, o racismo continua forte, e a polícia tem que usar máscaras para não sofrer retaliações como aconteceu com Angela Abar (Regina King, de Sete Segundos e dos filmes Se a Rua Beale Falasse e Jerry Maguire), policial que quase morreu num atentado. Ela abandonou a polícia, mas se transformou em Irmã Noite, uma justiceira que, junto com outros, tenta acabar com os crimes raciais. Participações especiais dos veteranos Jeremy Irons, Louis Gosset Jr. e Don Johnson. A série se baseia nos quadrinhos, e não no filme homônimo lançado em 2009, com direção Zack Snyder.

 

SHERLOCK
Gênero: suspense (4 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Os mesmos produtores que colocaram o viajante do tempo Dr. Who no século 21 decidiram, em 2010, que seria o momento certo para trazer também o grande detetive Sherlock Holmes aos dias atuais. Mesmo tratando-se de personagem criado na Inglaterra Vitoriana, foi a decisão mais acertada. A série mostra como o dr. John Watson (Martin Freeman, de Pantera Negra e O Hobbit) conheceu o consultor da polícia londrina Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch, de Vingadores e O Jogo da Imitação) e, juntos, passaram a resolver os mistérios mais complicados que a polícia não consegue. O diferencial da série é que cada episódio é um longa-metragem de 90 minutos, e são três por temporada. Existem quatro temporadas, a última lançada em 2017, e os fãs clamam por mais…

 

THE MAGICIANS
Gênero: fantasia (5 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Aqui, a trama toda se passa numa escola onde os estudantes se formam para defender a existência da Magia. Durante o semestre letivo, eles são obrigados a enfrentar um terrível feiticeiro. Não, nada a ver com Harry Potter, mas com a saga juvenil do escritor americano Lev Grossman, lançada no Brasil como “Os Magos”. O jovem Quentin (Jason Ralph, de Aquarius) descobre que os livros sobre a Universidade Brakebills de Magia, que leu na adolescência, eram reais. Junto aos demais alunos, Quentin tenta evitar o ataque de um mágico chamado de “A Besta”.

 

OUTLANDER – A VIAJANTE DO TEMPO
Gênero: aventura (6 temporadas)
Onde assistir: FOX E NETFLIX (trailer)

A enfermeira Claire Randall está em férias com o marido no interior da Escócia, logo após a 2a Guerra. Mas sua vida está prestes a mudar: durante um passeio, ela adormece e acorda na Escócia do século 18. Claire é a personagem principal da saga que mistura romance, aventura e suspense. Afinal, ela está sonhando ou vivendo a maior aventura de sua vida? O produtor Ronald D. Moore é o mesmo de Battlestar Galactica e Jornada nas Estrelas – A Nova Geração. E o papel principal é da irlandesa Caitriona Balfe, a Tavra da mais recente versão de O Cristal Encantado (Netflix, 2019).

 

SEAL TEAM – SOLDADOS DE ELITE
Gênero: aventura (9 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Benjamim Cavell, produtor de Justified e Homeland, nos leva a conhecer a elite dos fuzileiros navais dos EUA e suas missões quase suicidas. A produção é estrelada por David Boreanaz, que inicialmente não queria porque passou 12 temporadas fazendo a série policial Bones. Aqui, ele é o líder de uma equipe que sofreu uma baixa durante missão no Oriente Médio, e agora faz de tudo para que as próximas missões não deixem nenhum companheiro para trás. O elenco principal fez o treinamento básico dos Navy Seals antes das filmagens, e no elenco de apoio há vários soldados de verdade.

 

JACK RYAN
Gênero: policial (2 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Essa é a primeira produção original de ação e suspense baseada no analista da CIA, personagem central de vários livros de Tom Clancy e seus tecno-thrillers, como A Caçada ao Outubro Vermelho (1990, com Sean Connery e Alec Baldwin), Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994), ambos estrelados por Harrison Ford. Na 1a. Temporada, oito episódios de tirar o fôlego, Ryan (John Krasinsky, de The Office) descobre um ataque terrorista prestes a acontecer em território americano. Já na 2a, acaba se envolvendo na disputa política da Venezuela.

 

BONES 
Gênero: suspense (12 temporadas)

Onde assistir: CLARO VIDEO (trailer)

O título da série (“Ossos”) se refere ao apelido que o agente Booth (David Boreanaz) dá para a antropóloga forense Brenan (Emily Deschanel), que ajuda o FBI analisando ossos das vítimas. Com todo o aparato tecnológico, ela consegue descobrir pistas de crimes ocorridos há décadas. Durante 12 temporadas, a dupla resolveu centenas de casos, sempre usando o melhor da tecnologia. Uma série de mistério com boa dose de humor, especialmente na relação entre Booth e Brenan.

LOCKE AND KEY
Gênero: fantasia (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

A premissa dessa série adaptada dos quadrinhos de Joe Hill (roteiro) e Gabriel Rodriguez (arte) é bem simples: família que sofreu drama pessoal se muda para o interior e descobre objetos mágicos que a farão mudar de vida. Só que esta série é muito mais que isso. Sim, existe um drama familiar ligado à descoberta de chaves mágicas, que abrem portas especiais dentro da casa. Cada nova descoberta leva a uma grande aventura. Mas algo (ou alguém) sinistro cobiça as chaves, e para consegui-las não quer deixar ninguém vivo. No elenco, Darby Stanchfield (de NCIS e Escândalos) e Connor Jessup (de American Crime).

 

S.W.A.T.
Gênero: policial (3 temporadas)
Onde assistir: FOX PREMIUM (trailer)

O pessoal dos anos 70 vai se lembrar desta que foi uma das séries policiais de maior sucesso na TV. Foi das primeiras a mostrar o trabalho do grupo Special Weapons And Tactics, da polícia de Los Angeles. Nesta versão modernizada, depois de incidente num bairro negro, o policial Daniel Hondo (Shemar Moore, de Criminal Minds) é obrigado a assumir uma das unidades para evitar um conflito étnico. A série sabe lidar com as ações policiais e também os dramas pessoais dos agentes. Na 3a. Temporada, com 21 episódios (a 4a já estreou nos EUA), Hondo tem que caçar um serial killer que comete seus crimes pilotando um drone.

 

MOZART IN THE JUNGLE
Gênero: comédia (4 temporadas)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Primeiro trabalho na TV americana do ator mexicano Gael Garcia Bernal, de Amores Brutos. Ele interpreta um jovem gênio da música clássica que vai assumir o comando da Sinfônica de Nova York, causando uma revolução com seu jeito alucinado e divertido de trabalhar. Desperta a paixão da jovem oboísta Hailey (Lola Kirke), que busca a chance de tocar na mais importante orquestra do mundo. Mas, até isso acontecer, muita música vai ecoar no Metropolitan. Com roteiro romântico, as quatro temporadas passam muito rápido depois que você vê o primeiro episódio. Na plataforma, é identificada também como Sinfonia Insana.

 

SCORPION 
Gênero: comédia (4 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Quando era criança, Walter O’Brien foi preso pelo FBI após invadir os servidores do governo. Super-gênio, acabou perdoado e cresceu para montar uma equipe de nerds como ele, chamada Scorpion. Suas missões são ajudar a impedir a explosão de uma usina nuclear na Rússia, recuperar os planos de um super-avião ou evitar que um agente rebelde lance uma ogiva nuclear contra os EUA. Mesmo com pequenas chances de sobreviver, Walter e seu grupo mantêm o bom humor, ainda que ninguém à sua volta entenda o que estão fazendo. Papo nerd é outra coisa.

 

INTO THE NIGHT – NOITE ADENTRO
Gênero: suspense (1ª Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Parecia ser mais um voo de rotina entre Bruxelas e Moscou, até que um militar entra armado no avião exigindo que o aparelho saia dali o mais rápido possível, antes que o sol nasça. No tumulto, um grupo acaba ficando no avião, que decola para um destino incerto. Afinal, o que motivou o sequestro do avião? Teria sido um acidente cósmico que está destruindo o planeta e obriga todo mundo a se esconder do sol? Será tudo verdade ou apenas fruto de uma mente doentia? Mistério, tensão constante e reviravoltas fazem dessa produção original belga, com apenas 6 episódios, uma das mais criativas do ano. O criador é Jason George, que tem no currículo de produtos êxitos como Narcos, O Último Guardião e Escândalos: Os Bastidores do Poder.

 

MR. ROBOT: SOCIEDADE HACKER
Gênero: drama (4 temporadas)
Onde assistir: Prime Video (trailer)

Rami Malek, ganhador do Oscar por interpretar Freddy Mercury em Bohemian Rapsody (2018), venceu duas vezes o Emmy por este trabalho. Ele faz um técnico de informática numa grande empresa de segurança cibernética, considerado um dos melhores da área. Mas tem um lado secreto e sinistro. Em suas horas vagas, persegue pessoas que cometeram crimes e conseguiram escapar da justiça. Agora, ele tem um novo desafio: descobrir as pessoas que planejaram sabotar o governo. A série mostra esse personagem estranho e com perfil de anti-herói, mergulhado na loucura para descobrir a verdade sobre seu próprio passado. Destaque também no elenco, o veterano Christian Slater faz o papel-título.

 

THE 4400
Gênero: ficção científica (4 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Um objeto espacial, talvez um cometa, está prestes a atingir a Terra. As nações se unem contra aquilo que pode determinar a extinção da humanidade. Surpreendentemente, o objeto diminui sua velocidade, desce perto de Seattle e, lá, libera 4.400 pessoas que estavam a bordo. Detidos num campo de contenção criado para investigá-los, revela-se que todos foram sequestrados nos últimos 80 anos. Cabe agora descobrir por que isso aconteceu e por que voltaram. Produzida entre 2004 e 2007, foi uma das séries mais criativas deste século e revelou, entre outros, o hoje consagrado Mahershala Ali, ganhador do Oscar por Moonlight e Green Book.

 

ONISCIENTE
Gênero: suspense (1ª Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

No futuro, cada pessoa terá um drone pessoal para se proteger contra crimes. E o aparelho será fabricado e controlado pela Onisciente, megacorporação que criou esse sistema. Caso os indícios físicos mostrem que a pessoa possa cometer um crime, o drone envia um sinal para evitar o problema. Mas, o que acontece se o sistema falha? Quem procura a resposta é a jovem programadora Nina (Carla Salle), cujo pai foi assassinado. Com as autoridades criando obstáculos para descobrir a verdade, Nina decide ela mesmo investigar o caso. Ficção-científica brasileira, misturada com suspense policial bem criativo, que questiona a eficácia de uma tecnologia tão avançada, mas que falha quando é necessário descobrir a verdade.

 

THE FAMILY MAN
Gênero: comédia (1a Temporada)
Onde assistir: PRIME VIDEO (trailer)

Não é fácil conciliar trabalho com ser pai. É o que pensa Srikant ao levar seus filhos à escola ou sair do trabalho para resolver algum problema criado por eles na sala de aula. Sem contar sua preocupação em conseguir financiamento para comprar uma casa nova. Tudo isso seria trivial se Srikant não fosse um dos melhores agentes de segurança da Índia, lidando com um grupo terrorista que irá realizar atentado na cidade. Sua família não sabe o que ele faz de verdade. Na linha fina entre o perigo e as discussões com a esposa, a divertida trama mistura humor, suspense e ação, confirmando que, em alguns casos, ser pai de família é muito mais do que uma aventura.

 

BATES MOTEL
Gênero: suspense (5 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Quem não conhece a famosa cena do chuveiro em Psicose, um dos grandes trabalhos de Alfred Hitchcock? Mesmo com três outras continuações inferiores no cinema, os produtores Carlton Cuse (de Lost) e Kerry Ehrin (Justiça sem Limites) decidiram contar a origem do personagem Norman Bates através de sua mãe Norma Bates. E, claro, reconstruíram o motel que foi cenário para vários crimes cometidos pelo jovem Norman, aqui interpretado por Freddie Highmore (The Good Doctor). A série foi arrojada não só por adaptar bem uma história muito conhecida, mas por manter o clima de tensão e suspense a cada episódio. Melhor: recria a cena do banheiro com a popstar Rihanna. Hitchcock não reclamaria.

NOS4A2
Gênero: terror (1ª Temporada)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Numa pequena cidade, a jovem Vic (Ashleigh Cummings, de Miss Fisher’s Murder Mysteries) descobre que tem poderes sensoriais para enfrentar uma entidade das trevas. Esta é personificada em Charlie (Zachary Quinto, de Heroes), que rouba almas de crianças e as leva para uma realidade alternativa onde é Natal todos os dias. Ao descobrir que Vic pode enfrentá-lo, esse ser sobrenatural decide mudar o rumo do bizarro jogo. A série é baseada num livro de Joe Hill, filho do mestre do terror, Stephen King. O título, que é a placa do carro de Charlie, é um anagrama com o primeiro grande vampiro do cinema, Nosferatu, de F.W.Murnau, feito em 1922 (confira este clássico aqui).

 

O NOME DA ROSA
Gênero: suspense (1ª Temporada)
Onde assistir: STARZPLAY (trailer)

Nova adaptação do cultuado livro de Umberto Eco, que já teve uma versão para o cinema estrelada por Sean Connery em 1986. Mostra chegada do frade franciscano inglês William de Baskerville (John Turturro, de Transformers), em 1327, a uma isolada abadia no norte da Itália onde haverá uma importante reunião. O local abriga a maior biblioteca do mundo medieval: um imenso labirinto de armadilhas, emboscadas em áreas secretas e passagens aparentemente inacessíveis. Lá, o frade e seu assistente descobrem que há um assassino atuando na comunidade e são encarregados de encontrá-lo antes que a reunião aconteça. A série foi produzida nos estúdios Cinecittá, na Itália, e é uma adaptação muito fiel ao livro original. Assim como o filme de 86, um dos primeiros êxitos de Connery após abandonar a série James Bond.

 

A GAROTA DA LIMPEZA
Gênero: drama (1 temporada)
Onde assistir: LOOKE (trailer)

Nesta ótima produção argentina de 2018, Rosa (Antonella Costas) é uma mãe solteira que tem preocupação redobrada com a saúde do filho, que vive num ambiente higienizado ao extremo. Numa noite ao terminar uma faxina, ela acidentalmente presencia um assassinato. Acossada pelo criminoso, Rosa acaba limpando a cena do crime, impedindo qualquer tipo de investigação da polícia. O problema é que ela passa a ser perseguida pelo crime organizado, sempre um passo à frente das autoridades. Realizada em Córdoba, a série foi indicada ao Emmy Internacional como Melhor Drama em 2018.

CALIFORNICATION
Gênero: comédia (7 temporadas)
Onde assistir: NOW (trailer)

Quem diria que, depois de Arquivo X, David Duchovny conseguiria fazer um personagem totalmente oposto ao crédulo agente Fox Mulder. Não só conseguiu como recebeu dois Globos de Ouro pelo mulherengo e politicamente incorreto escritor Hank Moody. Este escreveu um best-seller que o fez mudar de Nova York para Los Angeles, porque vão adaptar seu livro para o cinema. E o contato com essa nova realidade faz Hank questionar todos os seus valores, bebendo, cheirando, fumando e fazendo sexo. Até perceber que o que ele quer mesmo é voltar para sua ex-esposa e sua filha. Mas isso vai ser outra história.

NCIS – INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS
Gênero: policial (17 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Lançada em 2003, esta é uma das séries mais longevas da TV mundial. Além de ter rendido dois spinoffs (NCIS – Los Angeles e NCIS – New Orleans), que também fizeram sucesso. A ideia original nasceu da série JAG – Ases Invencíveis, do mesmo produtor Donald P. Belisario, que teve 10 temporadas (1995-2005) e nada menos do que 227 episódios. Aqui, ele extrapolou: são, ao todo, 344 episódios sempre estrelados por Mark Harmon, ator de longa carreira no cinema e na TV, mas com pouco brilho até então. NCIS inovou ao mostrar o dia a dia das investigações do Serviço Naval, que existe de verdade, ou seja, qualquer crime envolvendo alguém da Marinha dos EUA. Além do streaming, também pode ser vista no canal AXN. Curiosidade: um dos protagonistas é David McCallum, que nos anos 60 já havia brilhado durante anos como um dos Agentes da U.N.C.L.E. Total: 354 episódios.

 

O CRISTAL ENCANTADO: A ERA DA RESISTÊNCIA
Gênero: fantasia (1ª Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Há milênios, o jovem planeta Thar recebeu uma poderosa raça chamada de Skeksis, que vieram em paz para conviver com os Gelflings. Como guardiões do lendário Cristal Encantado, os Skeksis mantêm a ordem através de uma pedra mágica. Mas estão escondendo algo terrível, e a determinação de três Gellflings poderá revelar um terrível pesadelo. Um trabalho que honra o longa metragem original (1982), produzido e dirigido por Jim Henson, criador do Muppet Show. A série tem uma história cativante e uma boa mistura de bonecos com computação gráfica. Duas curiosidades no elenco: Taron Egerton, indicado ao Oscar por Rocket Man, a biografia de Elton John, e Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker.

 

UPLOAD
Gênero: ficção científica (2 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

O roteirista e produtor Greg Daniels usa sua criatividade, apreciada em séries como The Office e Parks and Recreation, para levar o espectador à Los Angeles de 2033. Ali, antes de morrer as pessoas podem optar por serem transferidas para um ambiente virtual e, assim, continuar “vivendo”. Só que nem tudo é o paraíso, como vai descobrir Nathan (Robbie Amel, de The Flash), um jovem de 27 anos que sofreu um acidente de carro e foi transferido por sua namorada a essa nova “realidade”. Nathan fica amigo de seu anjo (Andy Allo, de Chicago Fire), operadora do serviço, e ela descobre que o acidente pode ter sido provocado. Uma espécie de comédia romântica futurista.

MANIFEST – O MISTÉRIO DO VÔO 828
Gênero: suspense (2 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Um dos grandes sucessos de 2019, tanto que em 2020 acabou ganhando espaço até na TV aberta (Tela Quente). Narra a história de um rotineiro vôo que partiu da Jamaica em 2013 e só chegou a Nova York em 2018! Ao desembarcarem, os passageiros descobrem atônitos que tinham sido dados como mortos. A detetive Michaela Stone (a canadense Melissa Roxburgh, na foto) e seu irmão professor Ben (Josh Dallas, já visto em Thor e Zootopia) estavam entre eles. Enquanto ela pensava na proposta de casamento que recebera antes da viagem, Ben voltava com seu filho para um complicado tratamento de saúde. Tentando investigar o que aconteceu, os dois começam a ouvir vozes e ter visões, ou seja, o mistério só aumenta.

MAGNUM P.I.
Gênero: policial (3 temporadas)
Onde assistir: UNIVERSAL PLAY (trailer)

Thomas Magnum (Tom Selleck) foi um fuzileiro no Vietnã e, assim que deu baixa, rumou para trabalhar no Havaí como detetive particular. Conseguiu um emprego de segurança na mansão do novelista best-seller Robin Master, a contragosto do mordomo da propriedade, Higgins. De pessoas desaparecidas até casos envolvendo vinganças do tempo da guerra, Magnum sobreviveu durante oito temporadas. Na nova versão, estrelada por Jay Hernandez (Esquadrão Suicida), Higgins é uma mulher (Perdita Weeks) e ex-agente do serviço secreto inglês. Os produtores mantiveram o tom divertido da série original, mas aumentaram as cenas de ação, que são de tirar o fôlego. Curiosidade: aos 75 anos, Selleck (foto ao lado) continua ativo até hoje, como ator e produtor de TV. Veja aqui um trailer da série original.

 

MISS FISHER’S MURDER MYSTERIES
Gênero: suspense de época (3 temporadas)
Onde assistir: NETFIX (trailer)

Adaptação dos romances policiais da autora australiana Kerry Greenwood, narrando as interessantes aventuras da socialite Phryne Fisher, que gosta de investigar crimes misteriosos em Melbourne, nos anos 1920. Além de reconstituir aquele período, a série capricha no visual da protagonista, interpretada por Essie Davis, atriz australiana que já apareceu em Game of Thrones e no recente Electric Dreams. Em meio às investigações, o roteiro mostra como as mulheres tiveram que substituir a população masculina perdida durante a 1a Guerra. Uma das curiosidades é que Miss Fisher mora na casa de número 221B, o mesmo da Baker Street, em Londres, endereço de Sherlock Holmes.

 

WESTWORLD
Gênero: ficção científica (4 temporadas)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Imagine um parque de diversões exclusivamente para adultos. Um lugar onde se pode viver uma intensa aventura no Oeste Selvagem, enfrentando à bala bandidos e todo tipo de malfeitores. E, o melhor, sem se machucar nem ferir ninguém, porque seus oponentes são os mais sofisticados androides. Baseada em livro de Michael Crichton, autor de Parque dos Dinossauros, esta série mostra que tudo o que se considera perfeito pode dar problemas, especialmente quando os androides “acham” que podem ser melhores que os visitantes do parque. No elenco, Thandie Newton, já vista em Han Solo e Rogue, e o veterano Ed Harris, de sucessos como O Show de Truman e A Rocha; Anthony Hopkins aparece só na 1ª temporada.

 

EDIFÍCIO PARAÍSO
Gênero: comédia (1 temporada)
Onde assistir: GNT PLAY (trailer)

Comédia assinada em 2017 pelo casal Alexandre Machado e Fernanda Young (foto), falecida em 2019, de produções como Os Normais, Odeio Segundas e Surtadas na Yoga. Aqui, eles reúnem cinco casais totalmente diferentes, mas por causa das paredes finas do prédio em que moram fica fácil saber o que acontece na vida de cada um. Vera (Fernanda) usa o apartamento para se encontrar com o amante (Guilherme Fontes); Rodrigo (Thiago Rodrigues) e Yasmim (Samya Pascotto) sempre brigam depois do sexo; Soraya (Marisa Orth) está se desentendendo com sua jovem esposa; tem o casal no limite do relacionamento e outro que adora ouvir as brigas dos vizinhos. É mais um edifício que balança, mas não cai.

HOLLYWOOD
Gênero: drama de época (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

O criativo produtor Ryan Murphy, responsável por preciosidades como American Horror Story, Glee e Feud, resolveu recontar a história da cidade das ilusões, em sua Era de Ouro, logo após a 2a Guerra Mundial (1947-48). No sonho de se tornar astro do cinema, vamos acompanhar um grupo de jovens, entre eles Rock Hudson, cuja homossexualidade tinha que ser escondida para manter a imagem de galã. Durante quase duas décadas, Hudson de fato foi campeão de bilheterias estrelando dramas e comédias românticas como Assim Caminha a Humanidade, Confidências à Meia-noite e Minha Adorável Espiã. É apenas um exemplo do que a série apresenta, entre preconceitos raciais e sexuais, além da luta para provar que Hollywood alimentava sonhos e também sabia criar pesadelos. Os fãs de cinema vão reconhecer entre os personagens figuras marcantes, como Jim Parsons (de The Big Bang Theory), vivendo o agente de Rock Hudson; e participações especiais de astros da atualidade, como Queen Latifah, que faz Hattie McDaniels, primeira negra a ganhar um Oscar por E o Vento Levou.

 

GOLIATH (2016)
Gênero: drama  (4 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Billy McBride cansou da vida como um dos melhores advogados de Los Angeles. Num surto de identidade, mergulhou em álcool, drogas e sexo. Tudo isso muda quando ele acidentalmente ajuda uma colega, num grande processo. É como David contra Golias, a batalha bíblica que o fez voltar à sua carreira, mesmo tendo vários inimigos. A série é estrelada por Billy Bob Thorton, que já foi visto em Armaggedon, Um Simples Plano, O Juiz e Na Corda Bamba; neste último, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e perdeu, mas recebeu o de Roteiro Original. Com Goliath, Thornton faturou o Globo de Ouro.

 

AMERICAN HORROR STORY
Gênero: terror (9 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Uma das grandes sacadas do roteirista e produtor Ryan Murphy foi trazer para a TV a boa e tradicional antologia de terror, há muito tempo fora da programação regular. A cada temporada, uma nova história para arrepiar o público, reunindo todos os clichês do gênero numa superprodução. Para isso, Murphy teve outra excelente idéia: manter o elenco fixo. Por isso, há um grupo eclético e sensacional, liderado por Jessica Lange e Kathy Bates, vencedoras do Oscar, e a fantástica Angela Bassett, que fez um trabalho excepcional interpretando Tina Turner em Tina. Com participações especiais em algumas temporadas, Lady Gaga, Cuba Gooding Jr. e a veterana Joan Collins.

 

O MÉTODO KOMINSKY
Gênero: terror (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Nada como trabalhar num meio sem restrições para criar algo diferente e divertido. Assim fez Chuck Lorre, criador de comédias premiadas da TV (The Big Bang Theory, Mom) quando convidou os veteranos Michael Douglas e Alan Arkin para esta série cômica sobre uma complicada amizade. Arkin, dono de uma agência de talentos, se aposentou para cuidar da esposa doente. Douglas, seu amigo e cliente, brigou com o star system e hoje dá aulas de atuação. Seu relacionamento garante momentos divertidos para dois vencedores do Oscar por Wall Street (Douglas) e Argo (Arkin). A série ganhou o Globo de Ouro no gênero comédia em 2019, mesmo ano em que Douglas foi premiado como melhor ator.

THE ABC MURDERS
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Minissérie da BBC com apenas 3 episódios baseada numa antiga história de Agatha Christie (1890-1976), a mais famosa autora do gênero com mais de 2 bilhões de exemplares vendidos de seus livros até hoje. Publicado pela primeira vez em 1936, o livro leva o detetive Hercule Poirot a caçar um psicopata que está matando pessoas sem qualquer ligação aparente, de acordo com o alfabeto. Um dos destaques é o brilhante John Malkovich, no papel do lendário detetive belga (com sotaque e tudo), além de uma excepcional reconstituição de época. Para quem curte, acaba de estrear no Netflix uma produção de 1989 chamada Agatha Christie’s Poirot, com 10 episódios sobre seu detetive mais famoso.

 

TRUE DETECTIVE
Gênero: policial (3 temporadas)
Onde assistir: HBO GO/NOW (trailer)

Uma das melhores antologias sobre o trabalho dos detetives. A cada temporada mudam os atores, revelando novas faces da profissão em situações inspiradas em policiais de verdade. A 1a, com Matthew McConaughey e Woody Harrelson, mostra o ataque de um assassino em série contado em dois períodos de tempo diferentes. Na 2a, Colin Farrell e Rachel McAdams investigam um caso de corrupção policial em Los Angeles. E a 3a, sobre o desaparecimento de duas crianças e sua repercussão durante 30 anos, é estrelada por Mahershala Ali, ganhador do Oscar de coadjuvante duas vezes nos últimos três anos (por Moonlight e Green Book).

 

ELECTRIC DREAMS
Gênero: ficção científica (1 temporada, 2018)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Uma das melhores antologias de ficção-científica produzidas neste século, com histórias adaptadas dos contos de Philip K. Dick, autor de Blade Runner e O Homem do Castelo Alto. São dez episódios que levam o espectador a conhecer temas preferidos do autor, como relação com androides, guerra entre planetas, manipulação de mentes, realidades alternativas e poderes psíquicos. Um dos produtores é o ator Bryan Cranston (Breaking Bad), que atua também no episódio Humano É, onde um militar volta do campo de batalha e sua esposa nota que ele está muito diferente, suspeitando que possa ser uma cópia alienígena de seu marido. No elenco, ainda Steve Buscemi (de Boardwalk Empire) e Geraldine Chaplin (que está na última temporada de The Crown).

 

PENNYWORTH
Gênero: drama policial (1a Temporada)
Onde assistir: STARZPLAY (trailer)

Alfred Pennyworth é um dos personagens dos quadrinhos que foi ganhando notoriedade com o tempo. Afinal, o lendário mordomo do Batman já foi interpretado no cinema por grandes atores britânicos, como Michael Gough, Michael Caine e Jeremy Irons. A série mostra como o jovem ex-soldado (Jack Bannon, que também pode ser visto em Médici: Mestres de Florença, disponível no Now) se envolveu numa conspiração nos anos 60, com ajuda de dois agentes americanos muito especiais. Com bela reconstituição de época, esta é uma criação de Bruno Heller, também responsável por Gotham (Fox), série que mostra os primeiros anos como detetive do futuro comissário James Gordon.

 

NÃO FALE COM ESTRANHOS
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Fim de tarde num campo de futebol onde os filhos do advogado Adam Pryce (Richard Armitage, de Hannibal e O Hobbit) estão treinando. Tudo parecia tranquilo quando ele é abordado por uma jovem avisando que sua esposa o está traindo e que seus filhos não são dele. Assustado com o acontecimento, ele questiona sua esposa, mas esta desaparece dias depois. O que teria acontecido? Será verdade o que a estranha disse? Acompanhe a jornada de Pryce em busca de respostas, nessa produção adaptada da obra de Harlan Coben, também responsável por outro suspense original da Netflix, Safe, com Michael C. Hall.

 

PADRE BROWN
Gênero: suspense de época (4 temporadas)
Onde assistir: LOOKE (trailer)

Parece que os britânicos adoram investigar crimes nas horas vagas. O melhor exemplo é o Padre Brown, sacerdote que vira detetive amador por hobby. O personagem foi criado por G.K.Chesterton para uma série de romances de mistério entre 1919 e 1936. Ganhou várias versões no cinema e na TV. A mais recente e mais popular é esta estrelada por Mark Williams, ator britânico que virou ícone da cultura pop ao interpretar Arthur Wesley na série Harry Potter. Padre Brown também é um dos grandes campeões de audiência da TV Cultura (SP). A série continua no ar na BBC e o Looke tem 4 das 9 temporadas produzidas.

 

MISTÉRIOS DE FRANKIE DRAKE
Gênero: drama de época (3 temporadas)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT PLAY (trailer)

Toronto é uma cidade efervescente após a 1a Guerra Mundial. É também uma oportunidade de bons negócios, para o bem ou para o mal. Essa é a dualidade que vive a detetive Frankie Drake, interpretada pela canadense Lauren Lee Smith (de CSI). Todos os dias aparecem casos que parecem de simples solução, mas acabam se revelando complicados e perigosos. A série foi criada pela dupla de roteiristas Carol Hay e Michelle Ricci, que trabalhou durante várias temporadas em outra série de época, Os Mistérios do Detetive Murdoch (também disponível no canal). A novidade está em ser uma mulher em meio à sociedade machista e preconceituosa da de 100 anos atrás. Casos de adultério, corrupção e crimes hediondos seguem em paralelo com preconceitos morais, raciais e sexuais.

 

TREADSTONE
Gênero: policial (1a Temporada)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

O título é referência direta a um programa secreto da CIA para a criação de super assassinos, imaginado pelo escritor Robert Ludlum para as histórias de ação com o agente Jason Bourne. Esse programa cria falsas memórias nos agentes, que são ativados para missões de alto risco. Aqui, o agente John Bentley (Jeremy Irvine, de Cavalo de Guerra) foge de uma prisão soviética em Berlim Oriental, em 1973. Mas o que acontece a seguir tem relação direta com o que foi narrado nos filmes da série estrelada por Matt Damon: Identidade Bourne (2002), Supremacia Bourne (2004), Ultimato Bourne (2007) e Jason Bourne (2016) – além de Legado Bourne (2012), com Jeremy Renner. Assim, ficamos conhecendo o que aconteceu com os sobreviventes do programa Treadstone. Naturalmente, há muita ação e tensão em cada um dos 10 episódios, bem inspirado nos filmes estrelados por Matt Damon.

 

MIDNIGHT DINNER
Gênero: comédia (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Dizem que a melhor maneira de se conhecer uma pessoa é ver como ela se relaciona com o que come. É a ideia por trás dessa antologia, que a cada episódio mostra como as pessoas têm paixão por determinados pratos relacionados com sua própria vida. Tudo se passa num pequeno restaurante de Tóquio, onde o mestre cozinheiro prepara pratos especiais para seus clientes. Como num episódio da antiga Além da Imaginação, cada novo cliente traz consigo o desejo de reviver um momento relacionado a seu prato predileto, que é preparado com carinho e dedicação pelo mestre. Literalmente, uma delícia de série para assistir.

 

MAD MEN – INVENTANDO VERDADES
Gênero: drama (7 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Uma série já clássica, com tantas qualidades que virou referência para dezenas de outras. E que pode até ser revista, porque sempre se descobrem novos detalhes e sutilezas. O título é abreviação de “Maddison Men”, os caras que trabalham na famosa avenida de Nova York onde ficam as mais importantes agências de publicidade. É também um trocadilho com “homens loucos”. De 2007 a 2015, essa criação de Matthew Weiner – também co-criador de hits como The Sopranos e The Romanoffs – mostra como a publicidade afetava o cotidiano do lar americano nas décadas de 1950/60. Era uma sociedade bem mais conservadora, machista e patriarcal que a de hoje, mas que timidamente rumava para uma renovação de conceitos sociais. Na Maddison Avenue, vamos conhecer Don Draper (John Hamm), diretor de criação sedutor e inteligente, mas com passado misterioso. Além da perfeita reconstituição de época, Mad Men é vencedora de quatro prêmios Emmy (recordista em 2012, com 17 indicações) e com personagens inesquecíveis. Curiosidade: Elizabeth Moss, ex-estrela de séries infantis na TV, que na série faz uma jovem assistente de Draper, veio a se consagrar mais tarde em The Handmaid’s Tale.

 

AQUARIUS – OS CRIMES DE CHARLES MANSON
Gênero: investigação policial (2 temporadas)
Onde assistir: Mais Globosat Play (trailer)

Nos atribulados anos 1960, Los Angeles vive mais do que a famosa era paz e amor. Para o detetive Hodiak (David Duchovny, de Arquivo X) e seu assistente em treinamento Shafe, a criminalidade em L.A. não é mais relacionada apenas a roubos e assassinatos. Algo está crescendo na comunidade hippie liderada por Charles Manson (Gethin Anthony, de Game of Thrones), que poderá causar grande impacto na sociedade local. Com grande requinte visual, a série é uma visita ao período em que Manson e sua seita saqueavam os bairros nobres de Los Angeles, invadindo e pilhando a casa dos ricos e famosos. Os crimes do grupo culminaram no horripilante assassinato da jovem atriz Sharon Tate, então namorada do cineasta Roman Polanski, episódio citado por Quentin Tarantino em seu filme Era uma Vez em Hollywood.

 

THE AFFAIR – INFIDELIDADE
Gênero: romance (5 temporadas)
Onde assistir: GloboPlay (trailer)

O título já indica algum tipo de traição amorosa e a repercussão na vida dos envolvidos. Mas interessante nesta produção é a forma de contar a história. Dois casais totalmente diferentes acabam se envolvendo num caso de infidelidade, e podemos comparar quatro versões diferentes, com cada personagem contando a “sua” história. Noah (Dominic West, de Os Miseráveis) é casado com Helen (Maura Tirney, de Plantão Médico), mas se apaixona por Alison (Ruth Wilson, de Luther), uma garçonete casada com Cole (Joshua Jackson, de Fringe). Os quatro estão juntos de férias num balneário. Daí nasce um dos melhores dramas já feitos até hoje sobre o tema mais antigo da Humanidade.

 

QUEEN SONO
Gênero: espionagem (1ª Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A agente especial do título trabalha para o governo sul-africano, mas está vivendo um dilema pessoal: enquanto busca informações sobre mercenários que estão se infiltrando em vários governos africanos, ela tenta descobrir mais informações sobre o assassinato de sua mãe, uma ativista anti-aparheid morta há 25 anos. O cruzamento dessas duas situações vai levar a super espiã a questionar seus próprios valores na luta contra o terrorismo. A série, com locações fantásticas na África e sequências de ação eletrizantes, é a primeira produção original feita na África do Sul pela Netflix, com elenco e produção locais. Destaque para a atriz Pearl Thusi, que atuou na 3a temporada da série Quantico. NETFLIX

 

PICARD
Gênero: ficção científica (1ª Temporada)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

O almirante Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) está há vários anos aposentado da Frota Estelar de Star Trek. Vivendo em seu vinhedo na França e com suas memórias, Picard é subitamente abordado por uma jovem que se diz perseguida e que ele seria sua salvação. Ao investigar o que aconteceu, Picard descobre que toda a Federação Unida de Planetas pode estar em rota de colisão com o apocalipse. O personagem foi criado para Jornada nas Estrelas – A Nova Geração, primeiro spinoff da série criada por Gene Roddenberry nos anos 60. Com fantásticos efeitos visuais, é ótima também porque não exige prévio conhecimento da série original.

 

MEU VIZINHO ESPIÃO
Gênero: comédia (1ª Temporada)
Onde assistir: Look (trailer)

Comédias francesas também estão entre as séries mais divertidas da atualidade. Aqui, a ideia é mostrar que nada supera a criatividade quando se trata de reconquistar uma paixão. O jovem Bertrand anda frustrado depois que a namorada pediu um tempo. Quando começa a se aconselhar com o vizinho Gus, que monitora todo o prédio e tem como livro de cabeceira “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, Bertrand acha que pode reverter a situação, planejando a volta com sua namorada. Veja como o plano nada sutil da dupla dá um resultado inesperado.

COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA
Gênero: drama de época (1ª Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Assim como O Homem do Castelo Alto e For All Mankind (veja abaixo), esta minissérie é situada numa realidade alternativa. O aviador Charles Lindbergh, herói do país por ter sido, em 1927, o primeiro a cruzar o Atlântico num monomotor, consegue derrotar Franklin Roosevelt nas eleições presidenciais de 1932. Sob seu futuro governo, pesa o fato de Lindbergh ser antissemita e querer uma aliança com Hitler. Adaptada do best-seller de Philip Roth, a série mostra a movimentação política da época sob o ponto de vista de uma família judia de Nova Jersey. E como isso vai impactar o modo de vida americano, agora dominado por alemães e japoneses, os dois países que foram aliados durante a 2a Guerra. No elenco, destaque para Winona Ryder, a Joyce de Stranger Things, e John Turturro, cujos êxitos mais recentes foram a série The Night Of e o filme Transformers: O Último Cavaleiro. 

 

TALES FROM THE LOOP
Gênero: Ficção Científica (1ª Temporada)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

Nada como uma série de ficção que explora o lado positivo da ciência, onde questionamentos sobre o que fazemos, aonde iremos e por que estamos aqui são apenas parte de um grande evento universal: viver. A série foi inspirada em pinturas do artista sueco Simon Stalenhag e produzida por Nathaniel Halpern, de Legion e The Killing. Cada episódio conta uma história diferente, como numa antologia, todos tendo como cenário a pequena cidade de Mercer (Ohio) e uma enigmática instalação de pesquisa em no subsolo. Fascinante do primeiro ao último episódio. Destaque no elenco para os ingleses Rebecca Hall (Um Dia de Chuva em Nova York) e Jonathan Pryce (Dois Papas).

 

Mr. MERCEDES
Gênero: Suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Starzplay e Netflix (trailer)

A única mácula da carreira do detetive aposentado Bill Hodges é não ter conseguido capturar o psicopata autodenominado Mr. Mercedes, que matou 16 pessoas usando um velho Mercedes roubado para transportar suas vítimas. Anos após o último assassinato, o jovem Brady (Harry Treadaway, de Picard) volta a criar pânico como o verdadeiro e único Mr. Mercedes. Resta ao detetive sair de sua aposentadoria para capturar o assassino, que parece ter sofisticado seus crimes. Série baseada em livros de Stephen King, tendo no papel de Hodges o britânico Brendan Gleeson (No Limite do Amanhã).

 

CRIMINAL MINDS  
Gênero: Investigação (15 temporadas)
Onde assistir: Now (trailer)

Quando se fala em descobrir assassinos psicopatas, terroristas e até criminosos mais articulados, entra em cena a Unidade de Ciências do Comportamento (BAU, na sigla em inglês) do FBI. Criada por Jeff Davis, a série – uma das mais longevas da TV mundial, também exibida semanalmente pelo canal AXN – veio sofrendo mudanças desde sua 2a temporada, mas a qualidade dos roteiros mantém cativa a audiência até hoje. Nesses 15 anos, foram nada menos que 310 episódios, que acabaram influenciando uma série de outras produções do gênero. Nos papéis principais desde a 1a temporada estão Matthew Gray Gubler e Kirsten Vangsness – ela inclusive participou de dois spinoffs que não emplacaram: Criminal Minds: Beyond Borders (2016/17) e Criminal Minds: Suspect Behaviour (2011).

 

THE LAST KINGDOM
Gênero: drama épico (4 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Está estreiando em abril a 4a Temporada desta superprodução iniciada pela BBC e depois assumida pela Netflix. Um dos grandes méritos do escritor e historiador britânico Bernard Cornwell, autor de Crônicas Saxônicas, livro que inspirou a série, foi criar uma saga épica – misturando personagens reais e fictícios – para mostrar como nasceu e se consolidou o reino da Grã-Bretanha. Reconstrói as ações do rei Alfredo, o Grande (interpretado por David Dawson, de Luther), que no final do século 9 livrou o território britânico da fúria dos vikings. Foi uma grande aventura na Idade Média, repleta de batalhas que a produção contextualiza com a cena política e as intrigas do reino. Exibido também no canal History.

 

A DIVISÃO
Gênero: policial brasileiro (1ª Temporada)
Onde assistir: GloboPlay (trailer)

Nos anos 90, o Rio de Janeiro foi assolado por uma onda de sequestros sem precedentes na classe média. Preocupada com as repercussões políticas, a Polícia cria a DAS (Divisão Anti-Sequestro), uma equipe especial para lidar com esse tipo de crime, especialmente um envolvendo a filha de um importante político. O roteiro de José Junior (que em breve deve virar filme) tenta construir uma trama forte e dramática, com direito a alguns confrontos armados muito bem filmados, na linha Tropa de Elite. Junior usou para isso sua experiência na ONG Afro Reggae e entrevistas com ex-integrantes da DAS. No elenco, Silvio Guindane, Marcos Palmeira, Dalton Vigh e Natalia Lage, entre outros.

 

BETTER THAN US
Gênero: ficção científica (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Esta é uma das mais surpreendentes produções feitas na Rússia atual. Não só tem visual futurista diferente como trabalha muito bem a relação entre humanos e seres cibernéticos, de uma forma inédita em séries. Faltam poucas semanas para que a Cronos lance o seu mais revolucionário modelo de androide, conhecida como Arisa: bonita, forte e dotada de Inteligência Artificial de última geração. Mas um incidente a coloca nas mãos da pequena Sonya, filha de um médico forense que vê sua família envolvida no complô da Cronos para recuperar Arisa e eliminar testemunhas. Além de tudo, presta uma grande homenagem a Isaac Asimov, autor de Eu, Robô e O Homem Bicentenário, usando suas famosas Leis da Robótica. 

 

EVIL – CONTATOS SOBRENATURAIS
Gênero: Terror (1ª  Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Será que o Mal existe na realidade? Essa é a pergunta na cabeça da psiquiatra Kristen (Katja Herbers, já vista em Manhunter e que está também na nova temporada de Westworld). Junto com um padre e um detetive, ela investiga casos de exorcismo a pedido do Vaticano. O problema para Kristen é que algo estranho está acontecendo em sua própria casa e pode comprometer a vida de suas quatro filhas. Seu desafio é enfrentar isso à luz da Ciência e não da Fé, em cada novo caso que investiga. Produção assinada pelo casal Robert e Michelle King, de The Good Wife, que leva o espectador a mergulhar num universo onde o “mal” pode ter sido criado apenas por uma pessoa, ou ser fruto de um poder sobrenatural…

 

GREY’S ANATOMY
Gênero: Drama médico (15 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Embora exibida desde 2005, esta série continua sendo um dos grandes sucessos da TV mundial e referência no gênero. Mais ainda em tempos de epidemia. Toda ambientada em hospital, mostra o dia a dia de médicos que querem se especializar em cirurgias. É sob o ponto de vista da dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo, também vista em Daredevil) que vemos os dramas, alegrias e tragédias do sempre renovado grupo de futuros cirurgiões. Uma série que nunca teve problemas em eliminar personagens principais, em cenas mais do que dramaticamente violentas. Exibida pelo canal Sony, já foi renovada para o 16º ano, totalizando até agora nada menos do que 326 episódios.

 

DESIGNATED SURVIVOR: 60 DAYS
Gênero: Drama político (1ª  temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

A capital coreana, Seul, é abalada por uma intensa explosão na sede do Congresso Nacional, durante evento com o presidente e todos os ministros. O único que não estava no local é o ministro do Meio-Ambiente, Yoon Chang-Kyeong, que havia sido demitido poucas horas antes. Como a demissão não fora concluída, Yoon é o único que pode assumir a presidência do país, em meio a uma disputa entre os partidos e uma situação tensa com a Coreia do Norte. Enquanto investigam o atentado, Yoon tem que manter o governo unido durante 60 dias, prazo para convocar uma nova eleição presidencial. Adaptação da série estrelada por Kiefer Sutherland em 2016, mais focada na busca pelos responsáveis do atentado, enquanto a versão coreana mescla muito bem a parte política com a investigação, em apenas 16 episódios.

 

CARNIVAL ROW
Gênero: Aventura épica (1ª  temporada)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Um lugar onde a Inglaterra vitoriana convive normalmente com fadas e outras criaturas mágicas. Só que o preconceito é muito forte para uma parcela ruidosa dessa sociedade. E que está prestes a sofrer uma violenta invasão, que poderá incendiar de vez as relações entre humanos e seres fantásticos. A série foi criada por René Echevarria (de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração) e Travis Beachem, trazendo no elenco Orlando Bloom (Piratas do Caribe, O Hobbit). Ele faz o inspetor Rycroft Philostrate, que no passado teve uma paixão com a fada Vignette Stonemoss, feita por Cara Delevigne, de Esquadrão Suicida. Com uma reconstituição de época exemplar, a série é a mistura ideal entre suspense e fantasia.

 

FOR ALL MANKIND
Gênero: Suspense (1ª  temporada)
Onde assistir: APPLE TV PLUS (trailer)

O que aconteceria se, na corrida espacial, os soviéticos conseguissem pousar na Lua antes dos americanos? Essa é a realidade alternativa da série criada por Ronald D. Moore, produtor responsável pela nova versão de Galáctica – Astronave de Combate (1978), adaptação do best-seller “Outlander – A Viajante do Tempo”. Além de colocar os americanos desesperados para chegar à Lua e não deixar os soviéticos montarem lá uma base militar, existem outras ramificações divertidas no roteiro: a eleição de Nixon no lugar de Kennedy, o senador Ted Kennedy envolvido num escândalo sexual e o fato de uma mulher soviética ter ido à Lua, obrigando a NASA a escolher mulheres para as próximas viagens. Tudo isso em dez eletrizantes episódios, repletos de variações da história que todos conhecemos.

 

MIRACLE WORKERS
Gênero: Comédia (2 temporadas)
Onde assistir: TNT SERIES (NOW) (trailer)

Craig (Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter) é um anjo que trabalha fazendo pequenos milagres para os humanos. Nada complicado, como mortos voltarem à vida sem ser zumbi. Seu trabalho seguia tranquilo quando descobre que Deus, o presidente geral do Céu, está cansado da Terra e quer acabar com ela e aqueles que a habitam. O que fazer para impedir isso sem despertar a fúria do Senhor? Encontre a divertida resposta nessa produção que mostra o Céu como uma imensa repartição pública chefiada por um cara entediado, interpretado por Steve Buscemi (de Boardwalk Empire), e que tem no ex-Harry Potter um possível salvador da humanidade. A série é uma criação de Simon Rich, roteirista de Saturday Night Live e do desenho Divertida Mente.

 

MACGYVER
Gênero: policial (4 temporadas)
Onde assistir: GLOBOSAT PLAY (trailer)

Um dos personagens mais populares dos anos 80 foi Angus MacGyver, interpretado por Richard Dean Anderson, em Profissão Perigo. Inteligente e criativo, MacGyver entrava secretamente em missões às quais o governo fechava os olhos. Não havia uma situação complicada que Mac não resolvesse com seu canivete suíço (veja aqui uma cena). O produtor Peter M. Lenkov, também da versão moderna de Havai 5-0, atualizou o detetive como um ex-soldado especializado em desarmar bombas no Afeganistão. O personagem agora é vivido por Lucas Till, já visto em X-Men: Apocalipse. Continua super criativo com seu canivete, mas as missões estão muito mais complicadas e perigosas.

 

COISA MAIS LINDA
Gênero: comédia dramática (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Uma das melhores séries brasileiras lançadas em 2019, não só pela qualidade da história como pela construção das quatro personagens centrais, o primor visual e uma emocionante trilha sonora. O roteiro leva o espectador ao Rio dos anos 1950/60, quando uma jovem paulistana chega para abrir um restaurante com o marido, mas descobre que ele fugiu com o dinheiro. Ela se une a três amigas para criar um clube noturno e explorar o novo ritmo brasileiro, a bossa nova. Em meio à música envolvente, as quatro (Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Fernanda Vasconcelos e Mel Lisboa) lutam para superar o preconceito da conservadora sociedade carioca da época. Nos países de lingua inglesa, saiu como Most Beautiful Thing.

 

O HOMEM DO CASTELO ALTO
Gênero: drama histórico (4 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Uma das mais fascinantes adaptações da obra de Philip K. Dick, mesmo autor de Blade Runner. O livro homônimo mostra uma realidade alternativa em que a 2a Guerra Mundial foi ganha pelo Eixo (Japão, Alemanha e Itália). No final dos anos 50, um grupo de resistência americana em São Francisco está sob domínio japonês. Uma pessoa passa cópias de um filme ilegal mostrando que foram os Aliados os vencedores da guerra. O comando nazista inicia buscas por essa pessoa e todos os que tiveram contato com o filme. Além de uma reconstituição de época perfeita, a série mergulha firme em questões sobre preconceito e genocídio, revelando segredos do Reich. A criação é de Frabk Spotnitz, que tem em seu currículo a produção executiva de sucessos como Arquivo X e Millenium.

 

THE OUTSIDER
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Produção que adapta para a TV a obra homônima de Stephen King sobre crimes sobrenaturais. A trama começa com a prisão de um típico pai de família acusado de violentar e matar um garoto. Alegando ser inocente, ele força uma investigação mais profunda que revela uma entidade sobrenatural. Esta age há anos copiando as características físicas de pessoas e usando essa nova “roupa” para cometer crimes hediondos. Como parar essa entidade? É o que o espectador vai acompanhar por dez assustadores episódios. No ótimo elenco, Ben Mendelsohn (de Rogue One e Capitão Marvel) e Cynthia Erivo (indicada ao Oscar este ano por Harriet).

 

A PONTE
Gênero: suspense (4 temporadas)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT PLAY (trailer)

Uma chamada da torre de controle da Ponte Oresund, que liga a Dinamarca à Suécia, avisa que há um corpo exatamente na divisão de fronteira. Chegando ao local, os guardas suecos ficam chocados ao ver que o corpo está dividido ao meio e pertence a duas pessoas diferentes! Dois investigadores são designados por suas respectivas delegacias: do lado sueco está a detetive Saga Norén (Sofia Helin) e do outro o dinamarquês Martin Rohde (Kim Bodnia). Não será fácil para nenhum dos dois trabalhar fora de seus estilos solitários de investigação. Mas o inesperado fará os dois policiais unirem forças para resolver o pesadelo da fronteira. Ótima coprodução entre os dois países, que mostra uma dramaturgia muito rica naquela parte da Europa.

 

FLEABAG
Gênero: Comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

Uma tradução razoável para o título seria “poço de problemas”. Mas isso pouco importa, porque a personagem principal (que também se chama Fleabag) conversa muito com o espectador sobre a vida dela, quebrando a famosa quarta parede. Dona de um café que quase ninguém frequenta, Fleabag vive remoendo a dor de ter perdido sua melhor amiga e a dificuldade de se relacionar com a nova família de seu pai. A relação com a irmã e o cunhado beira a paz armada. Comédia dramática que levou o Emmy 2020 e deu o prêmio de Melhor Atriz para Phoebe Waller-Bridge, também autora do roteiro. São duas temporadas com apenas 8 episódios cada, mas tão intensos que Phoebe decidiu não escrever mais. Curiosidades: Phoebe também escreveu e produziu a série policial Killing Eve e já tem razoável carreira no cinema. Já fez a secretária de Meryl Streep em A Dama de Ferro e foi a robô L3-37 em Hans Solo: Uma História Star Wars.

THE MORNING SHOW
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)

The Morning Show é um dos telejornais mais importantes da TV americana. Mas tudo começa a ruir quando um dos apresentadores (Steve Carrell) é exposto numa reportagem do New York Times como “predador sexual”. Não só abala a produção do programa como levanta a dúvida sobre quem sabia o que estava ocorrendo com ele nos bastidores. Enquanto sua colega de bancada (Jennifer Aniston) se choca com a revelação, a produção tem que encontrar rapidamente o substituto. Mas quem acaba escolhida é uma repórter rebelde de uma emissora do interior (Reese Witherspoon), que também investiga se a direção da emissora foi conivente com a atitude do apresentador. Um drama revelador sobre assédio sexual, colocado nos bastidores da TV americana, que tem vivido seus próprios escândalos reais nos últimos anos. Uma curiosidade é que Reese, vencedora do Oscar 2005 por Johnny & June, participou de um episódio da 6a Temporada de Friends, fazendo a irmã de Rachel, personagem de Jennifer Anniston (veja um trecho).

 

#ME CHAMA DE BRUNA
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Fox Play (trailer)

Série baseada da vida de Raquel Pacheco, que ganhou notoriedade após escrever o livro “O Doce Veneno do Escorpião”, onde revela sua vida como garota de programa. Estrelada por Maria Bopp, a série começa no momento em que Raquel, jovem paulista de classe média, decide sair da casa dos pais e, para sobreviver, se prostitui e vira atriz de filmes pornô. Assim como no livro, a cada temporada vamos descobrindo os erros e os acertos da decisão que a levou a adotar o nome Bruna Surfistinha. E a ganhar a preferência de seus clientes com a convicção do poder de seu corpo e sexualidade. Tanto a série quanto o filme Bruna Surfistinha, estrelado por Débora Secco, foram baseados no livro.

 

CASTLE ROCK
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

A cidade do título, no estado do Maine, sempre foi cenário das histórias de Stephen King, um dos escritores mais populares das últimas décadas. E seus personagens participam desta antologia, com uma história diferente a cada temporada. Na primeira, vamos conhecer o jovem Henry, que foi encontrado preso numa jaula dentro da penitenciária de Shawshank, vista no filme Um Sonho de Liberdade (1994). A história de Henry será o fio condutor para descobrir o mistério de seu rapto, onde a cada episódio surgem mais referências de outras obras de King, como Carrie – A Estranha, À Espera de um Milagre, O Iluminado e Louca Obsessão. Sissy Spacek, por exemplo, que estrelou Carrie em 1976, aparece envelhecida em vários episódios (veja aqui). Assim como Tim Robbins, astro de Um Sonho de Liberdade.

MÁQUINA MORTÍFERA
Gênero: Policial (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Dupla de policiais que não se bicam, mas acabam forjando uma amizade familiar sempre foi um bom gênero no cinema. Nos anos 80, o roteirista Shane Black (de Predador) criou a química perfeita para o sargento Roger Murtaugh (Danny Glover) e o ex-fuzileiro e atirador de elite Martin Riggs (Mel Gibson), que gerou quatro filmes de sucesso (veja um trailer do primeiro). Já o produtor Matthew Miller (The 100) conseguiu trazer essa química para a TV, com Damon Wayans (Eu, A Patroa e as Crianças) como Murtaugh e Clayne Crawford (Rectify) no papel de Riggs, um policial do Texas que vem para Los Angeles após a morte da esposa. Traumatizado, ele se arrisca muito mais que o necessário para resolver os casos que a dupla investiga. Divertida e cheia de ação, essa adaptação traz ainda um tempero especial: há algo de estranho na morte da esposa de Riggs. Seria uma conspiração?

DESIGNATED SURVIVOR: 60 DAYS
Gênero: Drama político (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Produções da Coreia do Sul, no cinema e na TV, vêm ganhando destaque mundial, especialmente após o sucesso de Parasita. Aqui, a capital Seul é abalada com uma violenta explosão na sede do Congresso, durante evento com o presidente e todos os ministros. O único que não estava no local é o ministro do Meio-Ambiente, Yoon Chang-Kyeong, que havia sido demitido poucas horas antes. Como a demissão não fora concluída, Yoon é o único que pode assumir a presidência do país, em meio a uma disputa entre os partidos e uma situação tensa com a Coreia do Norte. Enquanto investigam o atentado, Yoon tem que manter o governo unido durante 60 dias, prazo para convocar nova eleição presidencial. Adaptação da série estrelada por Kiefer Sutherland entre 2016 e 2018, mais focada na busca pelos responsáveis do atentado, enquanto a versão coreana mescla muito bem a parte política com a investigação, em apenas 16 episódios.

 

AS CANALHAS
Gênero: Comédia (3 temporadas)
Onde assistir: GNT Play (trailer)

Uma das mais criativas antologias do humor brasileiro, baseada no livro “Canalha, Substantivo Feminino”, de Martha Mendonça. Foram três temporadas, cada uma com 13 episódios, produzidas entre 2013 e 2015, mostrando o comportamento de 13 mulheres frente às relações de família, trabalho, escola e no esporte. Se os homens são canalhas nas atitudes, as três temporadas da série tentam apresentar as personagens como o oposto. A série dirigida por Vicente Amorim tem elenco talentoso: Débora Falabella, Mel Lisboa, Zezeh Barbosa, Viviane Pasmanter, Paloma Bernardi e outras que mostram seu lado canalha com profissionalismo.

RIPPER STREET
Gênero: Policial (5 temporadas)
Onde assistir: Looke (trailer)

Um dos mais célebres criminosos da história é o tema dessa produção da BBC: Jack – O Estripador. O que fez a polícia após a onda de crimes que ele cometeu, no final do século 19? Baseada em fatos reais, a série é estrelada pelo inspetor Edmund Reid (Matthew MacFadyen), que não só tenta prevenir outros crimes de Jack mas quer impedir que malucos sigam o mesmo caminho. Como sempre acontece nas produções da BBC, a Londres da Era Vitoriana é um primor visual. Curiosamente, as três primeiras temporadas não foram filmadas lá, mas sim em Dublin (Irlanda). A série foi indicada para vários BAFTAs, que é o Emmy da TV britânica, onde fez enorme sucesso: quando cancelaram, em 2016, houve até abaixo-assinado do público para a BBC. No Brasil, estão disponíveis as duas primeiras temporadas.

OS GOLDBERGS
Gênero: Comédia (7 temporadas)
Onde assistir: Now e Amazon Prime (trailer)

Nada mais convencional do que o cotidiano de uma família suburbana dos Estados Unidos. Mas não é o caso dessa série do ator e produtor Adrian F. Goldberg, que teve a ideia quando localizou dezenas de fitas VHS que ele mesmo gravou quando adolescente. É um divertido retrato da vida nos anos 80, onde o máximo de tecnologia que chegava em casa era a câmera com que ele registrou esses momentos familiares, reproduzidos no final de cada episódio. Exibida inicialmente em 2013 pelo Comedy Central, cada temporada é mais divertida do que a outra.

CRIMINAL
Gênero: Policial (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Esta coprodução entre quatro países (Espanha, França, Alemanha e Reino Unido) é uma das mais criativas antologias recentes no gênero. São quatro séries dramáticas, cada uma com três episódios, mostrando um interrogatório numa delegacia onde o suspeito pode ou não ser culpado. O mais interessante é ver como cada um dos interrogatórios é diferenciado pela língua e pela dramaturgia de cada país. Os 12 episódios são dirigidos e interpretados por talentos dos quatro países, numa produção unificada e rodada em Madri, assinada por Jim Field Smith, que também dirige os episódios britânicos.

MESSIAH
Gênero: Drama (1ª. Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

O que aconteceria se de um ponto distante do planeta, surgisse um jovem dedicado a passar os ensinamentos de Deus? Católico, mulçumano, judeu, budista… será que as pessoas o levariam a sério? Ou os governos do mundo tentariam silenciá-lo, numa bizarra conspiração religiosa? Esta série que começa com um jovem sírio pregando durante uma batalha, depois seguindo para Jerusalém, onde é preso, mas chegando ao Muro das Lamentações para ser visto pelo mundo. A partir daí, torna-se alvo da CIA e do Mossad israelense, especialmente quando reaparece na igreja de uma comunidade do Texas que foi devastada por tornados. Tensões, conspirações e um final de temporada nada convencional.Nos papéis principais, Mehdi Dehbi (ator belga já visto em O Homem Mais Procurado e Invasão a Londres) e a americana Michelle Monahan, que apareceu em Missão Impossível: Efeito Fallout e na série True Detective.

HIS DARK MATERIALS – FRONTEIRAS DO UNIVERSO
Gênero: Suspense (1ª. Temporada)
Onde assistir: HBO (trailer)

Adaptação da trilogia sobre um mundo onde magia e ciência convivem, mas com restrições do Magisterium, instituição opressora que controla a informação e considera quase tudo heresia. O público acompanha a história de Lyra (Dafne Keen), órfã salva por Lorde Asriel (James McAvoy, de X-Men), aventureiro que busca no Polo Norte respostas para a misteriosa partícula conhecida como Pó. O mundo dos dois vai sofrer grandes abalos quando descobrem uma organização que sequestra crianças, entre elas um amigo de Lyra. Com visual que mistura fantasia e a Inglaterra Vitoriana, a série tem oito episódios e prende a atenção até o fim.

DRÁCULA
Gênero: Terror (1ª. Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Criado por Bram Stoker há mais de 120 anos, o personagem é um marco no gênero que ganhou várias versões no cinema e na TV. Mas nada se compara ao Drácula que a BBC produziu em 2019, produção dos mesmos roteiristas de Dr. Who e de Sherlock. Mostra a evolução do vampiro, especialmente com a irmã Agatha Helsing, personagem criado para ser oposição ao Drácula do dinamarquês Claes Bang, que lembra um pouco o vigor de Christopher Lee em O Vampiro da Noite (1958). Essa licença poética leva a história a outro patamar, onde o que vale não é o terror ou o medo, mas se ainda nos importamos com o sobrenatural.

ELEMENTARY
Gênero: Suspense (7 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Essa nova versão de Sherlock Holmes, o mais famoso detetive da literatura, criado por Sir Arthur Conan Doyle na Inglaterra Vitoriana, tem a ousadia de trazer o personagem – junto com sua assistente Joan Watson – para a Nova York do século 21. Sim, no lugar de John temos a doutora Joan Watson (Lucy Liu), que foi contratada pelo pai de Sherlock em sua recuperação por abuso de drogas. Ah! Sim, a mudança de Londres para Nova York serviu à ideia de um novo cenário para colocar melhor a ação nos dias atuais. São sete temporadas misteriosamente fantásticas. No papel de Sherlock, o americano Jonny Lee Miller, que foi coadjuvante de Gerard Butler na versão cinematográfica lançada em 2000. Elementar, Joan, simplesmente elementar.

CONTURBADO
Gênero: Suspense (1ª. Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Essa produção assinada por Adam Milch (UnREal), que teve apenas uma temporada (2013-14), leva o espectador a um tradicional subúrbio americano, para onde volta o jovem Dany (Avan Jogia, de Shaft) após passar cinco anos preso pelo assassinato de sua tia. Sua volta, claro, provoca reações as mais diversas, especialmente de duas amigas que nunca acreditaram na culpa de Dany. Mas um novo assassinato acontece, e Dany torna-se suspeito novamente. A trama vai se complicando quando os indícios do crime cometido parecem ser forjados, mas a principal dúvida começa a surgir entre as duas amigas. Aos poucos o que poderia ser um crime passional transforma-se numa pequena conspiração, tão eficiente quanto em Pretty Little Lies ou Gossip Girl – a Garota do Blog.

LUTHER
Gênero: Suspense (6 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

O cotidiano do detetive John Luther (Idris Elba, de Vingadores: Guerra Infinita) está prestes a virar de ponta-cabeça. Consegue descobrir a próxima vitima de um assassino psicopata, mas perde o criminoso num acidente e é afastado. Ao descobrir uma outra assassina, Luther começa a ser assediado por ela, que chega perto de sua ex-esposa, criando um clima de tensão total. Como construir um caso contra Alice se ela parece sempre estar um passo à frente? Esta 1a. Temporada é muito mais do que a velha relação entre caça e caçador. E as outras cinco, tão instigantes quanto.

 

SIGNAL
Gênero: Ação (1ª. Temporada)
Onde assistir: LOOKE (trailer)

A Coreia do Sul – na moda devido ao sucesso de Parasita – tem sido o palco de várias produções que adaptam séries ocidentais, como Designated Survivor, Life on Mars e agora esta recriação do filme Alta Frequência, de 2000, estrelado por Dennis Quaid e Jim Caviezel. Na série coreana, Park é um jovem policial, triste porque um crime envolvendo o desaparecimento de sua amiga de infância está para prescrever. Numa virada do destino, ele acha um antigo walkie-talkie que pertencia ao detetive que investigou o caso, e estranhamente o aparelho funciona; do outro lado está o detetive, que pode ajudar a resolver a trama. Melhor, Park reúne outros colegas para ajudar. Adaptação tão interessante quanto o filme original.

1 CONTRA TODOS
Gênero: Drama nacional (4 temporadas)
Onde assistir: FOX PLAY (trailer)

Cadu (Julio Andrade) já está sentindo a pressão da chegada de seu segundo filho, quando acontece uma desgraça. A polícia descobre vários pacotes de maconha escondidos em sua casa. Julgado e condenado, Cadu vai cumprir pena sabendo de sua inocência. E dentro da prisão terá que exercitar em seu lado negativo, se quiser sobreviver. Baseada numa história real, a série dirigida por Breno Silveira foi indicada duas vezes ao Emmy Internacional como Melhor Drama e também Melhor Ator.

SMALLVILLE
Gênero: Aventura (10 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

A origem do Superman, último sobrevivente da explosão do planeta Krypton, já foi contada inúmeras vezes, no rádio, cinema, televisão e, claro, nos gibis onde o personagem nasceu há mais de 80 anos. Mas foi sua adolescência o foco da série Smallville, que mostra como o jovem Clark Kent (Tom Welling, de Lucifer) foi descobrindo aos poucos seus incríveis poderes. Ao longo de dez temporadas, nasce uma amizade entre Clark e seu futuro nêmese Lex Luthor (Michael Rosembaun), além da evolução amorosa de Lana Lang (Kristen Kreuk), sua primeira namorada, até conhecer Lois Lane (Erica Durance). Uma saga bem contada, com vários personagens dos quadrinhos, e lembrada até hoje como a melhor história da adolescência e juventude do Homem de Aço. 

DEUTSCHLAND – ESPIÃO NOVATO
Gênero: Espionagem (e temporadas)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT PLAY (trailer)

A vida de Martin Rauch (Jonas Nay) vai sofrer um abalo. Nascido e criado na Alemanha Oriental, em 1983, ele está prestes a fazer o serviço militar quando é recrutado pela Stasi, polícia secreta do país comunista. Sua missão é se infiltrar no exército da Alemanha Ocidental para descobrir informações sobre a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mesmo aceitando o trabalho, Martin sabe que sua inexperiência é uma desvantagem. Uma das raras produções feitas na Alemanha que foi exibida nos Estados Unidos, pelo canal pago Sundance TV.

* PAULO GUSTAVO PEREIRA é jornalista, produtor de vídeo, escritor e crítico de filmes e séries.