Samsung exibe na Coreia display MicroLED com resolução 16K

Com tela modular em formato ultrawide, destinada a espaços comerciais, a Samsung iniciou nesta semana a comercialização de seu maior display até hoje. O The Wall IWA tem tela MicroLED de 1.000 polegadas e pode exibir imagens em resolução 8K ou 16K, algo inédito no mercado mundial. Por enquanto, a comercialização é feita diretamente pelo fabricante, e somente para alguns países, através de um site internacional.

Ao comunicar oficialmente o lançamento, a Samsung informou algumas especificações do aparelho, que pode ser encomendado nas versões 8K (7.680×4.320 pixels) ou 16K (15.360×2.160), ambas totalizando mais de 33 milhões de pixels. Os painéis MicroLED são formados por módulos de aproximadamente 40cm, cada um deles com centenas de diodos controlados por processador que consegue modular os níveis de luminosidade (mais detalhes aqui).

Segundo o fabricante, o aparelho atinge até 1.600 nits de luminosidade, mais que o dobro dos melhores TVs vendidos atualmente. Tanto em 8K quanto 16K, funciona na frequência de 120Hz – os TVs 8K mais avançados hoje fazem a leitura da imagem em 60Hz.

Outra característica ressaltada pelo fabricante é que o The Wall IWA utiliza inteligência artificial no processamento dos sinais, incluindo upscaling de imagens em resolução mais baixa, correção de ruídos, otimização das cores e contraste.

Não foi revelado o custo do aparelho, mas o alvo da Samsung não é o segmento residencial, e sim áreas como centros de eventos, museus, shopping centers etc.

FONTE: Samsung<

Temas relacionados:

Samsung apresenta nos EUA TV de 110” com painel MicroLED

Vídeo: Comparando displays OLED, QLED e MicroLED

HomeLED, nova versão do cinema em casa

Vídeo: a estréia dos TVs The Wall na CES 2018